Jump to content
  • 0

Dúvida na taxa de juros das debêntures (plataforma AUVP capital)

Wellington Ferraz Costa

Pergunta

Boa tarde pessoal,

Estava analisando algumas debêntures para possível investimento, e uma coisa não ficou claro pra mim na plataforma da AUVP capital.

Por example, a imagem anexo mostra uma rentabilidade IPCA + 11,82%, porém nas datas de pagamento dos juros ela mostra uma taxa um pouco menor. Alguém consegue me explicar o motivo dessa diferença?

debenture.jpg.aa857db2ba0937422589a5c2415114b8.jpg

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
44 minutes ago, Wellington Ferraz Costa disse:

Boa tarde pessoal,

Estava analisando algumas debêntures para possível investimento, e uma coisa não ficou claro pra mim na plataforma da AUVP capital.

Por example, a imagem anexo mostra uma rentabilidade IPCA + 11,82%, porém nas datas de pagamento dos juros ela mostra uma taxa um pouco menor. Alguém consegue me explicar o motivo dessa diferença?

debenture.jpg.aa857db2ba0937422589a5c2415114b8.jpg

Acho que entendi, a taxa semestral de 8,85% é o valor que a empresa vai te pagar semestralmente. O restante ela vai te pagar nas datas de amortização (%valor investido + IPCA + 2,97%(que é a restante dos 11,82% acordado)). Alguém pode me confirmar se estou certo no raciocínio?

Link para compartilhar

• 1

Eu estou pra abrir um tópico perguntando sobre debêntures tb. Pelo que entendi o calculo da debênture é diferente de CDBS, vc não coloca um dinheiro que rende, vc compra uma quantidade de titulos.

Esse do exemplo esta da foto o titulo custa 996,12, então se vc aplicar 1992,24, vc compra 2 títulos e no vencimento eles vão te pagar um valor relativo a quantidade de papeis q vc tem. Ai se eles querem pagar mais ou menos juros eles ajustam o valor do titulo:

- Se abaixam o valor do titulo vc investe menos e ganha mais - Aumenta o Juros

- Se aumentam o valor do titulo vc investe mais e ganha menos - Diminui o Juros

Eu vi tb q tem a opção no btg de vender depois no mercado secundário, apesar do Raul dizer q é super complicado, da a entender ali q é só clicar no botão, tem q ver se rola marcação a mercado nesses títulos vendendo depois, se a BTG cobra uma taxa muito grande pra vc vender antes do tempo. Eu creio q sim, pq logo após vc comprar os títulos a rentabilidade da sua carteira cai um monte, eu acredito q isso já seja o BTG calculando o valor de venda no dia atual com todas as taxas q eles vão colocar, pq o juros é enorme, deveria aumentar a rentabilidade da sua carteira e não diminuir.

Mas isso tudo é achismo, eu vi no documento da própria debênture (q vc tem q ler pra ver qq eles colocam como garantia de pagamento, etc) tem uma sessão q eles explicam o calculo de rentabilidade, mas nunca voltei lá pra olhar, deu preguiça rs

Então eu acredito q o rendimento q ele mostra abaixo seja algo nominal, se vc tivesse comprado o titulo com o valor de lançamento, sei lá...  O que vale é o rendimento que esta em cima, q é o que vai render pra vc se vc comprar a esse valor, eu pode exemplo comprei esse titulo a mais de 1000 reais, agora com o preço menor esta rendendo mais. Espero q alguém da AUVP de uma resposta mais completa e acertiva

Link para compartilhar

• Criar novo...