Igor Herald Ribeiro Chapiewski Postado 24 de Outubro Compartilhar Postado 24 de Outubro Vi este tema postado por nosso "Lider Supremo" em seu instagram, e quis dar minha opinião. São tantos desafios... que tornam este projeto utópico, para dizer o mínimo. - Os países do bloco possuem economias MUITO diferentes, com políticas econômicas muito distintas. China industrializado e exportador, Brasil depende fortemente das commodities, Rússia está focada na energia. Sem um alinhamento de políticas econômicas para sustentar a moeda seria muito difícil que ela resistisse. - Políticas monetárias divergentes. - Cada um dos países tem uma política monetária que atende a diversidade econômica de cada um. Para manter uma moeda comum sólida, as políticas monetárias também precisariam se alinhar. - Seria necessária um integração política, que eu não sei, nem se é viável nem se seria algo positivo. Seria necessário a criação de diversas instituições, como um Banco Central, por exemplo. - Instabilidade geopolítica é um grande desafio. Rússia e China estão em clima de tensão constante com potências do Ocidente, o que não ocorria com a União Europeia quando se iniciou o projeto da Zona do Euro o que, certamente, facilita um processo desta magnitude. - Necessidade de criação de uma infraestrutura financeira capaz de dar suporte a emissão, a circulação e regulação da moeda. Alinhamento de legislações financeiras, sistemas bancários e regulação. Seria um processo beeem lento. - Confiança e credibilidade tanto dos países membros, quanto do mercado global. Aí já deu ruim. Kkkk Pra finalizar, não podemos esquecer dos interesses nacionais e soberania. Num bloco destes, você acha que Rússia e China se alinhariam a quaisquer interesses que não fossem os deles? Acho que isso cobre o problema. Tão utópico quanto o Comunismo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts