Jump to content

Recommended Posts

Vi este tema postado por nosso "Lider Supremo" em seu instagram, e quis dar minha opinião.

São tantos desafios...

que tornam este projeto utópico, para dizer o mínimo. 

- Os países do bloco possuem economias MUITO diferentes, com políticas econômicas muito distintas.

China industrializado e exportador, Brasil depende fortemente das commodities, Rússia está focada na energia. Sem um alinhamento de políticas econômicas para sustentar a moeda seria muito difícil que ela resistisse.

- Políticas monetárias divergentes.

- Cada um dos países tem uma política monetária que atende a diversidade econômica de cada um.

Para manter uma moeda comum sólida, as políticas monetárias também precisariam se alinhar.

- Seria necessária um integração política, que eu não sei, nem se é viável nem se seria algo positivo.

Seria necessário a criação de diversas instituições, como um Banco Central, por exemplo.

- Instabilidade geopolítica é um grande desafio.

Rússia e China estão em clima de tensão constante com potências do Ocidente, o que não ocorria com a União Europeia quando se iniciou o projeto da Zona do Euro o que, certamente, facilita um processo desta magnitude.

- Necessidade de criação de uma infraestrutura financeira capaz de dar suporte a emissão, a circulação e regulação da moeda.

Alinhamento de legislações financeiras, sistemas bancários e regulação. Seria um processo beeem lento.

- Confiança e credibilidade tanto dos países membros, quanto do mercado global.

Aí já deu ruim. Kkkk

Pra finalizar, não podemos esquecer dos interesses nacionais e soberania. Num bloco destes, você acha que Rússia e China se alinhariam a quaisquer interesses que não fossem os deles?

Acho que isso cobre o problema. Tão utópico quanto o Comunismo. 

Link para compartilhar

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

• Criar novo...