Jump to content
  • 0

Margem líquida baixa de uma empresa


Conrado Game Saldeira

Pergunta

Bom dia,

Margem líquida baixa de uma empresa significa que ela não é tão eficiente pois sobra pouco na última linha, certo?

Além disso, se um determinado setor tem essa característica significa que essa margem liquida baixa acaba sendo uma barreira de entrada pois é mais difícil operar e não tem gordura de margem pra queimar numa crise por exemplo, certo?

Agora, margem apertada pode em alguma mudança de cenário pode fazer com que o lucro da empresa aumente vertiginosamente?  como? Em qual cenário?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde, @Conrado Game Saldeira !

1 hour ago, Conrado Game Saldeira disse:

Margem líquida baixa de uma empresa significa que ela não é tão eficiente pois sobra pouco na última linha, certo?

Sim, essa pode ser uma característica de determinadas empresas e setores onde elas acabam fazendo pouco dinheiro efetivamente falando dentro de sua operação, custos e valores onerantes de demais despesas.

Mas é importante avaliar setorialmente este conceito. As vezes, uma empresa propositalmente está mantendo uma margem baixa para justamente impedir a entrada de concorrentes e a disputa pelo marketshare.

1 hour ago, Conrado Game Saldeira disse:

Além disso, se um determinado setor tem essa característica significa que essa margem liquida baixa acaba sendo uma barreira de entrada pois é mais difícil operar e não tem gordura de margem pra queimar numa crise por exemplo, certo?

Exato. O comum exemplo citado são as empresas de varejo e não somente varejistas como Magalu, americanas, etc, mas também empresas de ramo alimentício como carrefour e outros mercados e atacadistas que possuem de maneira geral uma margem de 4%. Pode-se entender que para elas lucrarem, o ponto chave estará no volume negociado.

A barreira de entrada é realmente um ponto a ser considerado como comentado antes. Mas há também outros pontos como, pro exemplo, flexibilidade de preço. É possível aplicar melhorais de preços, ou seja, preços de venda mais altos e ficar páreo com concorrentes de mercado que já possuem margens esticadas onde o espaço para aumento de preços é significativamente menor.

1 hour ago, Conrado Game Saldeira disse:

Agora, margem apertada pode em alguma mudança de cenário pode fazer com que o lucro da empresa aumente vertiginosamente?  como? Em qual cenário?

Quaisquer mudanças que possam aparecer a empresa em teoria tem chances para se ajustar. Como ela já vem operando e ao menos se mantendo com lucros consistentes mesmo com uma margem mais baixa, ela possui espaço para crescimento dessa margem e consequentemente aumentar seus lucros para, por exemplo, competir com novos concorrentes que conseguem se estabelecer no mercado como citado antes.

Em momento de crises também se tem em teoria a possibilidade de aumento de margem para suprir eventuais quedas de volume de vendas. Da mesma forma tem-se em teoria que elas conseguem passar por estes momentos mais adversos uma vez que elas já conseguem se "suprir com pouco".

 

Espero que agregue à discussão!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Conrado Game Saldeira !

Sim, essa pode ser uma característica de determinadas empresas e setores onde elas acabam fazendo pouco dinheiro efetivamente falando dentro de sua operação, custos e valores onerantes de demais despesas.

Mas é importante avaliar setorialmente este conceito. As vezes, uma empresa propositalmente está mantendo uma margem baixa para justamente impedir a entrada de concorrentes e a disputa pelo marketshare.

Exato. O comum exemplo citado são as empresas de varejo e não somente varejistas como Magalu, americanas, etc, mas também empresas de ramo alimentício como carrefour e outros mercados e atacadistas que possuem de maneira geral uma margem de 4%. Pode-se entender que para elas lucrarem, o ponto chave estará no volume negociado.

A barreira de entrada é realmente um ponto a ser considerado como comentado antes. Mas há também outros pontos como, pro exemplo, flexibilidade de preço. É possível aplicar melhorais de preços, ou seja, preços de venda mais altos e ficar páreo com concorrentes de mercado que já possuem margens esticadas onde o espaço para aumento de preços é significativamente menor.

Quaisquer mudanças que possam aparecer a empresa em teoria tem chances para se ajustar. Como ela já vem operando e ao menos se mantendo com lucros consistentes mesmo com uma margem mais baixa, ela possui espaço para crescimento dessa margem e consequentemente aumentar seus lucros para, por exemplo, competir com novos concorrentes que conseguem se estabelecer no mercado como citado antes.

Em momento de crises também se tem em teoria a possibilidade de aumento de margem para suprir eventuais quedas de volume de vendas. Da mesma forma tem-se em teoria que elas conseguem passar por estes momentos mais adversos uma vez que elas já conseguem se "suprir com pouco".

 

Espero que agregue à discussão!

Resposta perfeita, assino embaixo.

Uma empresa com margens baixas pode sim significar eficiência, normalmente a empresa expande, quando se torna uma grande empresa e não tem pra onde crescer, ela começa a "enxugar" para ter melhores margens, por isso normalmenmte as Blue chips tem margens superiores aos concorrentes. 

Porém a margem líquida muito baixa representa a proteção de mercado em alguns casos. Basta avaliar o setor. Abraço

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Agradeço os comentários dos amigos.

Só para ver se eu estou pensando corretamente:

empresa com baixa margem liquida pode ser um indicativo de resiliência se apresentados lucros consistentes, mostrando que a empresa conseguiu gerenciar suas operações mesmo com pouca gordura pra queimar e margens financeiras para corrigir eventuais problemas e adversidades do mercado. 

Além disso, setores com baixa margem historicamente podem ser uma barreira de entrada para novas empresas por, imagino eu, uma percepção de risco x retorno muito alta e não compensando investimentos na visão de novos entrantes.

Porém, se eu entendi corretamente o que os amigos querem dizer é que alguma empresa pode estar propositalmente obtendo margens líquidas baixas para que não favoreça entrada de novos players e dificulte a operação dos que já atuam e, assim, permitindo ela crescer e ganhar mais relevância e talvez no futuro quando for maior ela simplesmente melhorar a eficiência cortando gastos, cobrando mais pelo produto, etc para obter mais margem liquida e lucrar mais? Ao estilo nubank de queimar caixa para crescer e depois rentabilizar? seria isso?

 

Pois imagino que se não for proposital a margem liquida baixa, a empresa já estaria, digamos na sua eficiência máxima ou próximo disso, e não conseguiria simplesmente aumentar a margem facilmente ou aumentaria pouco. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

empresa com baixa margem liquida pode ser um indicativo de resiliência se apresentados lucros consistentes, mostrando que a empresa conseguiu gerenciar suas operações mesmo com pouca gordura pra queimar e margens financeiras para corrigir eventuais problemas e adversidades do mercado. 

Além disso, setores com baixa margem historicamente podem ser uma barreira de entrada para novas empresas por, imagino eu, uma percepção de risco x retorno muito alta e não compensando investimentos na visão de novos entrantes.

Correto, amigo!

1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Porém, se eu entendi corretamente o que os amigos querem dizer é que alguma empresa pode estar propositalmente obtendo margens líquidas baixas para que não favoreça entrada de novos players e dificulte a operação dos que já atuam e, assim, permitindo ela crescer e ganhar mais relevância e talvez no futuro quando for maior ela simplesmente melhorar a eficiência cortando gastos, cobrando mais pelo produto, etc para obter mais margem liquida e lucrar mais? Ao estilo nubank de queimar caixa para crescer e depois rentabilizar? seria isso?

Exato.

1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Pois imagino que se não for proposital a margem liquida baixa, a empresa já estaria, digamos na sua eficiência máxima ou próximo disso, e não conseguiria simplesmente aumentar a margem facilmente ou aumentaria pouco. 

Exato também. Aqui no caso é um exemplo que podemos considerar uma ineficiência.

Você pegou bem as ideias!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...