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Margem líquida baixa de uma empresa


Conrado Game Saldeira

Pergunta

Bom dia,

Margem líquida baixa de uma empresa significa que ela não é tão eficiente pois sobra pouco na última linha, certo?

Além disso, se um determinado setor tem essa característica significa que essa margem liquida baixa acaba sendo uma barreira de entrada pois é mais difícil operar e não tem gordura de margem pra queimar numa crise por exemplo, certo?

Agora, margem apertada pode em alguma mudança de cenário pode fazer com que o lucro da empresa aumente vertiginosamente?  como? Em qual cenário?

 

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11 respostas para essa pergunta

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7 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Conrado Game Saldeira !

Sim, essa pode ser uma característica de determinadas empresas e setores onde elas acabam fazendo pouco dinheiro efetivamente falando dentro de sua operação, custos e valores onerantes de demais despesas.

Mas é importante avaliar setorialmente este conceito. As vezes, uma empresa propositalmente está mantendo uma margem baixa para justamente impedir a entrada de concorrentes e a disputa pelo marketshare.

Exato. O comum exemplo citado são as empresas de varejo e não somente varejistas como Magalu, americanas, etc, mas também empresas de ramo alimentício como carrefour e outros mercados e atacadistas que possuem de maneira geral uma margem de 4%. Pode-se entender que para elas lucrarem, o ponto chave estará no volume negociado.

A barreira de entrada é realmente um ponto a ser considerado como comentado antes. Mas há também outros pontos como, pro exemplo, flexibilidade de preço. É possível aplicar melhorais de preços, ou seja, preços de venda mais altos e ficar páreo com concorrentes de mercado que já possuem margens esticadas onde o espaço para aumento de preços é significativamente menor.

Quaisquer mudanças que possam aparecer a empresa em teoria tem chances para se ajustar. Como ela já vem operando e ao menos se mantendo com lucros consistentes mesmo com uma margem mais baixa, ela possui espaço para crescimento dessa margem e consequentemente aumentar seus lucros para, por exemplo, competir com novos concorrentes que conseguem se estabelecer no mercado como citado antes.

Em momento de crises também se tem em teoria a possibilidade de aumento de margem para suprir eventuais quedas de volume de vendas. Da mesma forma tem-se em teoria que elas conseguem passar por estes momentos mais adversos uma vez que elas já conseguem se "suprir com pouco".

 

Espero que agregue à discussão!

Resposta perfeita, assino embaixo.

Uma empresa com margens baixas pode sim significar eficiência, normalmente a empresa expande, quando se torna uma grande empresa e não tem pra onde crescer, ela começa a "enxugar" para ter melhores margens, por isso normalmenmte as Blue chips tem margens superiores aos concorrentes. 

Porém a margem líquida muito baixa representa a proteção de mercado em alguns casos. Basta avaliar o setor. Abraço

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1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

empresa com baixa margem liquida pode ser um indicativo de resiliência se apresentados lucros consistentes, mostrando que a empresa conseguiu gerenciar suas operações mesmo com pouca gordura pra queimar e margens financeiras para corrigir eventuais problemas e adversidades do mercado. 

Além disso, setores com baixa margem historicamente podem ser uma barreira de entrada para novas empresas por, imagino eu, uma percepção de risco x retorno muito alta e não compensando investimentos na visão de novos entrantes.

Correto, amigo!

1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Porém, se eu entendi corretamente o que os amigos querem dizer é que alguma empresa pode estar propositalmente obtendo margens líquidas baixas para que não favoreça entrada de novos players e dificulte a operação dos que já atuam e, assim, permitindo ela crescer e ganhar mais relevância e talvez no futuro quando for maior ela simplesmente melhorar a eficiência cortando gastos, cobrando mais pelo produto, etc para obter mais margem liquida e lucrar mais? Ao estilo nubank de queimar caixa para crescer e depois rentabilizar? seria isso?

Exato.

1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Pois imagino que se não for proposital a margem liquida baixa, a empresa já estaria, digamos na sua eficiência máxima ou próximo disso, e não conseguiria simplesmente aumentar a margem facilmente ou aumentaria pouco. 

Exato também. Aqui no caso é um exemplo que podemos considerar uma ineficiência.

Você pegou bem as ideias!

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Estava vendo a masterclass dos indicadores e fiquei com uma questão subsequente.

O Raul colocou um exemplo fictício de um mercado operando com margem de 10% e vem o carrefour por exemplo e abre uma loja na frente operando com margem de 2% só que o preço do mercadinho é 20% maior que carrefour.

Resumindo

Carrefour

2% margem 

produto 1 (para exemplo): R$ 10, 00

Custo do produto: R$ 9,80

Lucraria R$0,20 por produto 1

 

Mercadinho 

10% margem

produto 1: R$ 12,00

Custo produto: R$ 10,80

Lucraria: R$1,20 por produto 1

 

Nesse caso o mercadinho não consegue competir pois mesmo que tirasse toda sua margem o preço ficaria ainda 10,80 o produto 1, mais que Carrfour e com passar do tempo não teria ninguém querendo comprar lá. E mesmo que comprasse não daria lucro pra ele e o mercadinho faliria. Vai ter que fechar as portas.

Ele pergunta no vídeo: Margem pequena é sempre ruim? Resposta: Não, e continua a explicar colocando o ponto que discutimos aqui sobre ter margem pequena atrapalhar novos entrantes e concorrentes já existentes. O que fez sentido para mim, mas a questão que fica é:  a margem pequena nesse caso é o que está fazendo com que ferra a operação do mercadinho?

Meu entendimento é que a margem é um fator, porém o que mais da diferença no exemplo é que o Carrefour conseguiu ser mais eficiente e tem preços melhores com fornecedores e na sua operação.

Porque digo isso, pois mesmo que o Carrefour fosse operar com 10% de margem seu produto que custava 9,80 e lucrava 0,20 passaria aproximadamente a ser vendido por 10,89 e lucrando 1,09 sendo que estaria basicamente o preço que o mercadinho se tirasse toda margem vendendo a 10,80. Ou seja, poderia operar com 5%, 6 , 7 , 8% de margem e já ia quebrar as pernas do mercadinho.

Dessa forma,  a margem pequena desestimula novos entrantes sim. E atrapalha sim os atuais pois se Carrefour usasse 9 ou 10% de margem seria mais possível o mercadinho tentar alguma estratégia para se igualar. Mas, o que possibilitou o Carrefour esmagar a concorrência nesse caso é que seu preço é muito menor. Não da nem chance do mercadinho tentar algo.

 

 

Imagino que se a situação fosse: preço do Carrefour mais próximo do mercadinho ai o Carrefour opta por diminuir a margem mantendo só 1 ou 2%, zerando ou até tomando prejuízo momentaneamente para dominar a região, ai faria mais sentido dizer que a responsável foi a redução da margem e o poder financeiro do grupo, não seria a eficiência do Carrefour no custo do produto como no início do exemplo.

 

acham que estou pensando corretamente? Faz sentido?

 

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11 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Estava vendo a masterclass dos indicadores e fiquei com uma questão subsequente.

O Raul colocou um exemplo fictício de um mercado operando com margem de 10% e vem o carrefour por exemplo e abre uma loja na frente operando com margem de 2% só que o preço do mercadinho é 20% maior que carrefour.

Resumindo

Carrefour

2% margem 

produto 1 (para exemplo): R$ 10, 00

Custo do produto: R$ 9,80

Lucraria R$0,20 por produto 1

 

Mercadinho 

10% margem

produto 1: R$ 12,00

Custo produto: R$ 10,80

Lucraria: R$1,20 por produto 1

 

Nesse caso o mercadinho não consegue competir pois mesmo que tirasse toda sua margem o preço ficaria ainda 10,80 o produto 1, mais que Carrfour e com passar do tempo não teria ninguém querendo comprar lá. E mesmo que comprasse não daria lucro pra ele e o mercadinho faliria. Vai ter que fechar as portas.

Ele pergunta no vídeo: Margem pequena é sempre ruim? Resposta: Não, e continua a explicar colocando o ponto que discutimos aqui sobre ter margem pequena atrapalhar novos entrantes e concorrentes já existentes. O que fez sentido para mim, mas a questão que fica é:  a margem pequena nesse caso é o que está fazendo com que ferra a operação do mercadinho?

Meu entendimento é que a margem é um fator, porém o que mais da diferença no exemplo é que o Carrefour conseguiu ser mais eficiente e tem preços melhores com fornecedores e na sua operação.

Porque digo isso, pois mesmo que o Carrefour fosse operar com 10% de margem seu produto que custava 9,80 e lucrava 0,20 passaria aproximadamente a ser vendido por 10,89 e lucrando 1,09 sendo que estaria basicamente o preço que o mercadinho se tirasse toda margem vendendo a 10,80. Ou seja, poderia operar com 5%, 6 , 7 , 8% de margem e já ia quebrar as pernas do mercadinho.

Dessa forma,  a margem pequena desestimula novos entrantes sim. E atrapalha sim os atuais pois se Carrefour usasse 9 ou 10% de margem seria mais possível o mercadinho tentar alguma estratégia para se igualar. Mas, o que possibilitou o Carrefour esmagar a concorrência nesse caso é que seu preço é muito menor. Não da nem chance do mercadinho tentar algo.

 

 

Imagino que se a situação fosse: preço do Carrefour mais próximo do mercadinho ai o Carrefour opta por diminuir a margem mantendo só 1 ou 2%, zerando ou até tomando prejuízo momentaneamente para dominar a região, ai faria mais sentido dizer que a responsável foi a redução da margem e o poder financeiro do grupo, não seria a eficiência do Carrefour no custo do produto como no início do exemplo.

 

acham que estou pensando corretamente? Faz sentido?

 

Bom dia, @Conrado Game Saldeira !

Neste exemplo, ambos os fatores estão influenciando. Há sim uma maior eficiência do Carrefour inclusive considerando que ele tem um volume maior de venda o que gera mais receita em comparação ao mercadinho bem como existem uma folga para o Carrefour mudar suas margens se assim optar e mesmo que tenha um lucro ainda menor, ele consegue segurar por mais tempo em comparação ao mercadinho que conforme vai diminuindo suas margens e consequentemente seus lucros, uma hora não consegue se sustentar.

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On 29/10/2024 at 15:31, Conrado Game Saldeira disse:

Agradeço os comentários dos amigos.

Só para ver se eu estou pensando corretamente:

empresa com baixa margem liquida pode ser um indicativo de resiliência se apresentados lucros consistentes, mostrando que a empresa conseguiu gerenciar suas operações mesmo com pouca gordura pra queimar e margens financeiras para corrigir eventuais problemas e adversidades do mercado. 

Além disso, setores com baixa margem historicamente podem ser uma barreira de entrada para novas empresas por, imagino eu, uma percepção de risco x retorno muito alta e não compensando investimentos na visão de novos entrantes.

Porém, se eu entendi corretamente o que os amigos querem dizer é que alguma empresa pode estar propositalmente obtendo margens líquidas baixas para que não favoreça entrada de novos players e dificulte a operação dos que já atuam e, assim, permitindo ela crescer e ganhar mais relevância e talvez no futuro quando for maior ela simplesmente melhorar a eficiência cortando gastos, cobrando mais pelo produto, etc para obter mais margem liquida e lucrar mais? Ao estilo nubank de queimar caixa para crescer e depois rentabilizar? seria isso?

 

Pois imagino que se não for proposital a margem liquida baixa, a empresa já estaria, digamos na sua eficiência máxima ou próximo disso, e não conseguiria simplesmente aumentar a margem facilmente ou aumentaria pouco. 

Correto! O entendimento é este mesmo. Para algumas empresas ou setores é meramente estratégico! 

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3 horas atrás, Helder Jr disse:

Não tem tanta complexidade  na análise. Foi um exemplo hipotético mesmo. 
 

Se quer queimar os neurônios, dá uma olhada nos primeiros balanços da Amazon (é o melhor exemplo desta “queima de caixa”). 
 

 

@Helder Jr,

Bem lembrado! A Amazon é a campeã disso! E ela faz isso pra evitar e dificultar o ingresso de outros players no ramo e ainda ganhar o domínio e poder em definitivo. É monopolizar... Rsss

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