Jump to content

Romantização da Pobreza

Recommended Posts

O vídeo do Raul sobre o tema foi excelente, vejo sempre pessoas romantizando esse negócio da pobreza e parte da mídia (e alguns seguimentos ideológicos também), que tentam realmente romantizar esse tema, como se fosse algo bom e não é, essa romantização da pobreza é só uma desculpa bonitinha pro governo sair limpo dessa história, e na minha opinião hoje o Governo é o maior responsável pela pobreza do nosso país. 

E as pessoas que tem menor renda são as que mais são penalizadas no nosso pais, hoje um MEI pode faturar somente 81mil reais por ano (e não os 144mil que o Raul citou no vídeo), e o curioso é que o governo não atualiza esse limite anualmente, ele gera a inflação no pais e ele mesmo não corrige o limite pela inflação, então na pratica todo ano tem aumento de impostos quando essas tabelas não são corrigidas.

Mas isso não acontece somente com o MEI, acontece também com as empresas do Simples Nacional que hoje eu tenho certeza que são 90% das empresas existentes no brasil. A ultima vez que mexeram na tabela do simples nacional foi em 2018.

Fora a Tabela de imposto de renda que ficou de 2015 a 2023 sem correção:
image.png.9920776eeb313db2c1c5e07918a1db30.png

Ai vc pega a média de impostos sobre consumo no brasil, que de acordo com essa matéria onde tem o trecho da fala do Andrade:"O ministro alega que, atualmente, os tributos cobrados sobre o consumo no país são maiores ainda, em cerca de 34% – há dificuldade em calcular os impostos porque eles estão embutidos nos preços dos produtos." 

Fora que vamos ter a maior alíquota de IVA do mundo, estimada em 26,5%.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/04/24/ministerio-da-fazenda-estima-aliquota-de-265percent-nos-impostos-sobre-o-consumo-uma-das-maiores-do-mundo.ghtml

Então a cada ano que passa a gente trabalha mais dias para bancar essa maquina brasileira que só serve pra gerar pobreza no país.
image.png.bddf4171f548bdc0df5a16ac818d2226.png

Sinceramente, essas coisas me revoltam e muito, eu atuo no ramo de contabilidade, então eu opero esse inferno tributário brasileiro que só serve para espoliar as empresas e as pessoas, e sinceramente eu não vejo no horizonte algo indo contra isso, muito pelo contrário, o governo atual só fala em aumentar ainda mais os impostos.

Se a reforma acabar com essa bagunça que é o ICMS já é um ganho considerável para todos, pq sério ICMS é um inferno para se calcular, 27 estados, cada um com legislação própria de ICMS, não é fácil....

Mas eu particularmente não acho que a Reforma tributária tbm vai simplificar da maneira que prometem, no brasil até o passado é incerto.

Enfim, a vontade é de mandar os governantes para aquele lugar e mudar de país tem hora, é revoltante!

Editado por Jefferson Cunha
correção gramatical
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

• Criar novo...