Jefferson Cunha Postado 30 de Outubro Compartilhar Postado 30 de Outubro (edited) O vídeo do Raul sobre o tema foi excelente, vejo sempre pessoas romantizando esse negócio da pobreza e parte da mídia (e alguns seguimentos ideológicos também), que tentam realmente romantizar esse tema, como se fosse algo bom e não é, essa romantização da pobreza é só uma desculpa bonitinha pro governo sair limpo dessa história, e na minha opinião hoje o Governo é o maior responsável pela pobreza do nosso país. E as pessoas que tem menor renda são as que mais são penalizadas no nosso pais, hoje um MEI pode faturar somente 81mil reais por ano (e não os 144mil que o Raul citou no vídeo), e o curioso é que o governo não atualiza esse limite anualmente, ele gera a inflação no pais e ele mesmo não corrige o limite pela inflação, então na pratica todo ano tem aumento de impostos quando essas tabelas não são corrigidas. Mas isso não acontece somente com o MEI, acontece também com as empresas do Simples Nacional que hoje eu tenho certeza que são 90% das empresas existentes no brasil. A ultima vez que mexeram na tabela do simples nacional foi em 2018. Fora a Tabela de imposto de renda que ficou de 2015 a 2023 sem correção: Ai vc pega a média de impostos sobre consumo no brasil, que de acordo com essa matéria onde tem o trecho da fala do Andrade:"O ministro alega que, atualmente, os tributos cobrados sobre o consumo no país são maiores ainda, em cerca de 34% – há dificuldade em calcular os impostos porque eles estão embutidos nos preços dos produtos." Fora que vamos ter a maior alíquota de IVA do mundo, estimada em 26,5%. https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/04/24/ministerio-da-fazenda-estima-aliquota-de-265percent-nos-impostos-sobre-o-consumo-uma-das-maiores-do-mundo.ghtml Então a cada ano que passa a gente trabalha mais dias para bancar essa maquina brasileira que só serve pra gerar pobreza no país. Sinceramente, essas coisas me revoltam e muito, eu atuo no ramo de contabilidade, então eu opero esse inferno tributário brasileiro que só serve para espoliar as empresas e as pessoas, e sinceramente eu não vejo no horizonte algo indo contra isso, muito pelo contrário, o governo atual só fala em aumentar ainda mais os impostos. Se a reforma acabar com essa bagunça que é o ICMS já é um ganho considerável para todos, pq sério ICMS é um inferno para se calcular, 27 estados, cada um com legislação própria de ICMS, não é fácil.... Mas eu particularmente não acho que a Reforma tributária tbm vai simplificar da maneira que prometem, no brasil até o passado é incerto. Enfim, a vontade é de mandar os governantes para aquele lugar e mudar de país tem hora, é revoltante! Editado 30 de Outubro por Jefferson Cunha correção gramatical 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts