Jump to content

Trabalho trabalho e trabalho

Recommended Posts

Oi, tudo bem? 
Queria a opinião de vocês, neste ano eu trabalhava cuidando um senhor de enfermeiro ganhando R$1.500,00 até junho ao mesmo tempo trabalho em um local ( uma gráfica) que eu era o faz tudo, arrumo computador, faço conexão elétrica e pequenos concertos, colo adesivos, corto placas, ferros, pvc, pasto, árvores, madeiras em geral, edito arquivos, controlo os boletos dos clientes, crio boletos, envio boletos, manutenção em sites básico, limpo o que for (enfim, já entenderam que não me nego a nada) e me pagam R$9,81 a hora( aumentaram para R$10,00 agora pois reclamei que ganhava pouco e R$7,20 se era trabalhos no computador) me servia bem, dava para manter e ao meu namorado um bom estilo de vida e ainda investir.

Em junho tudo mudou pois meu patrão adoentado faleceu e fiquem sem essa “renda fixa” e comecei a buscar trabalho, enquanto isso ia na gráfica, era eu e o dono que trabalha com poucas empresas mas são algumas das maiores na região) e depois de 3 dias eu comecei a trabalhar de manhã em uma loja de informática pela manhã e à tarde em outra loja de informática, e ia na gráfica no tempo livre, o dono da loja da tarde disse que ele ia fazer uma cirurgia e não poderia me acompanhar para ensinar e me avaliar e disse que eu poderia continuar a procurar oportunidades e diferentes. Então comecei a ficar todo o dia na loja da manhã, a loja pertencia a uma viúva, ela foi convencida pelo homem da gráfica a me dar uma oportunidade dizendo que eu era pai pra toda obra e que poderia ajudar ela na parte da loja e organizar para que não desse prejuízo, ela conta com 2 técnicos de concerto de computadores e impressoras, eu adoro estar ali pois eu quero ser técnico, consigo concertar sozinho mas me vejo como um diamante bruto, tenho a paixão mas preciso ser moldado e polido. Enquanto isso ia no tempo livre a gráfica trabalhar, então o senhor da gráfica me disse que ia pegar um trabalho grande mas ele ia precisar de mim sempre, ele diz que não pode se comprometer a me dar um salário e não me quer como empregado( e nem eu, prefiro ficar como mei mesmo) pois não é sempre que tem trabalho mesmo desse tipo e nesse ritmo (já estamos a 3 anos nesse ritmo) é que era bom eu ficar na loja de informática por uma garantia mas que agora ele iria precisar de mim um pouco mais de tempo, ele foi e negociou com a dona da loja a me liberar 2 horas antes pois como ela me paga pouco para ela não tem problema, atualmente meus horários são 8:30 a 12 na loja de informática, 12 a 14 na gráfica, 14 a 16:30 na loja de informática, 16:30 a 18:30 na gráfica e o resto da noite fico em casa para meu lazer, sábado trabalho na gráfica  das 10 até um de noz dizer que está cansado podendo ser às 19 como pode se extender até as 23 como já aconteceu e domingo eu trabalho se me ofereço e tem algo emergencial como está tendo atualmente exceto 1 domingo no mês que vou ver meus sogros. Eu tenho esse tempo livre das 18:30 em diante pois o homem da gráfica me segurava até as 23 ou meia noite antes e eu tive que mentir que iria fazer um curso presencial, ele ficou desanimado e meio que tentando me desanimar no início mas aceitou o fato e seguiu adiante. 

Atualmente estamos com uma alta demanda de trabalho e ele quer ainda mais horas, a loja fecha ao meio dia e ele quer convencer a dona a deixar a loja aberta para que eu fique direto das 8:30 até as 14:30 para ELE me ter mais tempo com ele sem perder tempo na locomoção de um lugar a outro, eu gosto da loja de informática mas as pessoas procuram mais para concertar seus aparelhos que por produtos da loja mesmo, eu gosto de aprender ali a trabalhar e mexer com as máquinas e a concertar, mas isso me tiraria 2 horas de aprendizado com os técnicos, falei para ele e ele tentou desviar dando a entender que o trabalho com ele rende mais no futuro recente e etc. 

Atualmente apareceu um antigo chefe que eu tive quando trabalhei em uma pastelaria, era a noite e troquei ele pelo senhor que eu estava cuidando como enfermeiro, ele é a mulher dele sabem que eu me esforço ao máximo e são quase apaixonados por mim (supostamente), me oferecendo um trabalho de 6 horas por dia em média, ele quer que trabalhe das 11h até as 17h e ele se nega a falar quanto me pagaria por WhatsApp, e já falei para ele que não me interessa ser CLT e prefiro ficar como mei mesmo, ele diz que é para ir conversar com ele mas sinceramente não me interessa muito, eu teria que largar tudo e ainda trabalhar domingo à noite fixo. Ele está prometendo mundos e fundo mas não me fala a proposta.

Eu estou perdido, não sei para onde estacionar minha bicicleta. ( A bicicleta é atualmente meu meio de transporte).

• Brabo 1
Link para compartilhar

Cara, que disposição. 🫡

Eu não posso dizer o que tu poderias fazer, mas posso conversar sobre a minha experiência pessoal.

Acredito que tu se veja como empreendedor (por citar o MEI), mas ainda estais vendendo tuas horas pela remuneração, certo? Usando o termo de Raul na aula 2, tu ainda é um "escravo" (porque, se parar de trabalhar, pode ter problemas financeiros).

O que vai te tirar desta espiral é encontrar uma maneira de aumentar a tua remuneração por hora trabalhada (aumentar mesmo). Pensando assim, questiona sobre as atividades que tu faz atualmente qual é a que pode te oferecer melhores recompensas em um curto/médio prazo.

Por exemplo:

a. Se continuar trabalhando como vendedor na loja, vais ganhar comissão por venda ou o salário é fixo? É importante questionar porque, se ganhares comissão, consegues atacar peixes maiores (oferecendo os produtos para comércios locais) e ganhar por isso. Coisa que tu não ganharia por ter um salário fixo.

b. Se focar no trabalho como técnico, podes ganhar um pouco menos agora por hora, mas com o tempo vem a experiência e já já poderias oferecer o teu serviço como técnico por conta própria (e usando o teu MEI para formalizar as entradas de dinheiro). Quem sabe não serias tu que terias que procurar outros técnicos para te ajudar depois?

c. Voltar a ser cuidador é um trabalho muito bonito, mas que, infelizmente, não vai te trazer uma boa remuneração (ou pelo menos não consigo ver como seria possível fazer isto). Mas quem sabe neste trabalho, com algum tempo livre entre uma necessidade e outra, pudesse estudar algo?

Enfim, a ideia é sempre pensar em como o Pablo, como empresário, poderia ser cada vez mais indispensável, agregando sempre mais a quem ele serve. É desta melhora no serviço diário que tu receberias uma melhor remuneração. 

Pensa com calma e aproveita a tua juventude e tua pouca necessidade financeira para focar em um trabalho que tu possas agregar sempre mais (se tornando um melhor profissional). Não pensa muito no dinheiro inicial não (sei que é difícil, mas vais ver que o trabalho é mais recompensador quanto mais tu agrega e é remunerado por isso).

Boa sorte cara. Gostei para caramba da tua disposição. Encontrar funcionários assim é difícil. Mandou bem.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...