Jump to content

Quanto custa o meu sonho!

Recommended Posts

On 01/11/2024 at 19:29, João Victor Franco Fernandes disse:

Olá, boa noite à todos da comunidade da AUVP 🐟 Meu nome é João Victor e atualmente tenho 25 anos, sou engenheiro eletricista no setor de óleo e gás, moro em Santos.

Estou no módulo 01 aula 05 do curso e conforme recomendado pelo Raul, resolvi escrever um pouco do meu sonho, para que possamos trocar uma ideia sobre.

Bom, meu sonho é ter um apartamento próprio aqui em Santos mesmo, ter um carro bom na garagem e poder parar de trabalhar mantendo uma vida confortável. Pretendo casar até 2030, e também ter filhos.

Invisto desde a faculdade, alguns poucos trocados que sobravam da bolsa estudantil e iam para a Clear rsrsrs. Ao longo dos últimos dois anos comecei a montar minha carteira e hoje invisto R$ 4200 por mês. Tenho perspectiva de que esse valor cresca um pouquinho a cada ano, dado promoções e ajustes de bonificação da empresa. Hoje recebo R$ 14.000 bruto + R$ 2800 em vale refeição.

Aqui em Santos o custo de vida é bem caro, hoje consigo mantê-lo com aproximadamente R$ 10.000, acredito que quando me casar precisarei de pelo menos uns R$ 13.000, e depois disso, mais uns R$ 2.000 por filho, totalizando R$ 17.000 de custo de vida. Além disso, um bom apartamento aqui em Santos, hoje, custa na faixa dos R$ 800.000 à R$ 1.200.000 e um carro que eu considero bom deve estar na faixa de R$ 150.000 à R$ 200.000, porém não tenho pressa alguma de conseguir nenhum desses dois objetivos, talvez daqui uns 20 anos, quem sabe. Uma dúvida que sempre fica é, vocês acham que é válido a compra de apartamentos menores, mais baratos, como um meio termo, e depois pensar na venda do mesmo, para possibilitar a compra de um "ideal"? Gosto muito de trocar ideia com o pessoal mais velho da empresa, eles sempre me dão conselhos sobre minhas dúvidas "de vida", como por exemplo, não pensar em comprar um AP agora por ser relativamente novo, e nunca se sabe quando o trabalho nos levará a outra cidade.

Tenho plena noção de que meus sonhos fogem do quanto tenho acumulado, mas quem sabe um dia eu consiga chegar lá. Atualmente tenho aproximadamente R$ 100.000 investidos.

Agradeço desde já à todos!

Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo que já conquistou.

Acredito que seu sonho é comum a muitos da comunidade.

A respeito de gastos com esposa e filhos, acredito que esposa talvez não signifique um gasto a mais e tenho certeza que um filho não adiciona somente 2.000 aos seus gastos mensais.
Nada impede você de se relacionar com alguém que já seja estável financeiramente, ou que tenha até um padrão de vida superior ao seu. Hoje em dia, as mulheres dividem o mercado de trabalho com nós. É só você observar as universidades: a maioria nos cursos de nível superior hoje são mulheres (ok, talvez não na engenharia elétrica, mas em todos os outros cursos isso é uma realidade).

Já sobre os filhos, só uma escola particular hoje custa esses dois mil. Adicione gastos com saúde, vestimenta e lazer e facilmente chega ao dobro disso. Claro que escola particular não é uma obrigação, mas eu pelo menos ia dar preferência para os estudos dos meus filhos. De qualquer forma, mesmo sem escola, facilmente passa de dois mil por mês o custo de um filho com o mínimo de conforto. 

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...