Post popular Thayna Primo Postado Domingo às 23:47 Post popular Compartilhar Postado Domingo às 23:47 Meu sonho, para mim, é ter o básico: uma casa com espaço para cachorro e filho(se desejarmos mais na frente) no mesmo bairro em que moro com meu esposo, um carro popular com bom funcionamento, e uma viagem internacional daqui a 3 anos(e talvez a cada 2 anos quando estivermos vivendo de renda). Para precificar, andei pesquisando recentemente e cheguei a esses números: Viagem internacional = R$ 15.000 em 3 anos investir: R$ 400/m Casa própria = R$ 400.000,00 em 10 anos investir: R$ 3.000/m Carro = R$ 45.000,00 em quase 5 anos investir: R$ 800/m Total: R$ 4.200,00/m Sou casada, então juntos temos R$ 8.200 de renda, e nosso custo de vida é baixo. Pela minha planilha o custo é R$ 4.000,00 Ou seja, poderemos investir 50% da renda sem comprometer nosso atual custo de vida. Ressaltando que não vivemos com luxo, mas acredito que conseguimos sair umas 2x por mês, além de ter planos de assinatura de entretenimento para curtir a casa também, pois somos bem caseiros. Sabemos ainda, que se decidirmos ter filhos no meio do caminho, esses custos vão mudar drasticamente, e só estamos pensando em ter a casa por conta de filhos. Hoje vivemos em casa alugada, pequena, mas me incomoda de não ter mais espaço para cachorro e filhos. Apesar de parecer que entendo de organização, acredito que estou fazendo meus cálculos errado, pois, se queremos viver de renda, segundo esses cálculos, não estou aumentando mais nosso patrimonio que nos renderá nossos salários. E, se diminuir no sonho da casa, então não teremos estrutura para ter filhos, pois estou com 29 anos e não tenho mais 10 anos para esperar... Me sinto meio perdida... 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mario W. Postado Segunda-feira às 16:09 Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:09 Tudo bem Thayna? Investir 50% do que ganham talvez não seja sustentável no longo prazo, se fosse eu investiria no máximo 35%, e 10% utilizaria para conhecimento (potencialmente aumentar a renda) e 5% deixaria de margem para aqueles gastos não previstos (presente de aniversário de alguém, um remédio que precisa tomar, um vestido pra uma festa etc). Investindo então 2.870 todo mês (presumindo que você não tem nada guardado hoje) por 20 anos, você teria livre de inflação R$ 1.646.404,28. Tirando R$ 500k do que você deseja como sonho (seriam 460, arredondei por margem de segurança porque sempre esquecemos de algumas coisinhas) sobrariam então R$ 1.146.404,28 que investidos te dariam uma renda mensal segura de R$ 5.900 (31% acima dos 4.500 que "deixei" na sua conta pra vocês irem vivendo). Sim, se tiverem filhos a conta muda, mas eu acredito que gastando 10% todo mês para aprimoramento vocês tem muita chance de aumentarem a renda conforme os gastos da família subirem. Boa sorte (o primeiro passo, nós já demos). 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts