Jump to content

Quanto custa meu sonho!?

Recommended Posts

Opa galerinha, como descrito, meu nome é Luiz e tenho 28 anos.

Atualmente trabalho como supervisor de logística em uma grande empresa de proteína animal. Entrei nesta empresa ganhando em média R$1.500,00, hoje graças às oportunidades que surgiram e claro, minha também preparação, consegui crescer e hoje, minha renda é de R$5.943,59 mensais.

Sou casado (a dois anos) e tenho um financiamento ativo de um apartamento de R$170.000,00, reformado e mobiliado da maneira que gostaríamos, recentemente lançamos mão de uma reserva e compramos à vista o carro que desejávamos por R$89.000,00 (mediante troca do antigo veículo).

O custo médio de vida, gira em torno R$3.000,00 a R$3.500,00, já incluso o valor do financiamento do AP.

Estou formando este ano em Engenharia Mecânica, portanto abre (de acordo com meu esforço e oportunidade de mercado) novas oportunidades de crescimento. Também decidimos recentemente que não teremos filhos, então serão nós dois até velhinhos.

Pensando em toda situação acima e projeção futura, me deparo com alguns sonhos:

- Casa (não quer morar em apartamento) em torno de R$800.000,00;
- Carro (manteria o atual pelo ano ser razoavelmente bom, 2021) R$0,00;
- Realizar o sonho de ter uma casa na praia (não tenho expectativa de luxo nela, somente pela localização) em torno de R$350.000,00
- Gostaria de outro apartamento para alugar (dois totais com o que já estou pagando) R$100.000,00 que falta do atual + R$200.000,00 de um possível outro, total de R$300.000,00.

Acredito que o custo de vida para o sonho: 
- Viagens semestrais em torno de R$5.000,00 cada, R$833,33/mês;
- Custo com carro R$1.500,00/mês;
- Saúde e alimentação R$1.500,00/mês;
- Ajustes e manutenções nas casas (alugueis e pessoal) R$2.000,00/mês;
- Lazer, roupa e outros, R$500,00/mês;
- Quero continuar investindo em educação (livros, materiais de apoio, cursos, pós graduação, doutorado e etc) por volta de R$1.200,00/mês;
- Como minha mãe tem 62 anos, a médio/longo prazo ela morará comigo e acredito que terei um custo médio de R$1.500,00/mês com todos os cuidados com ela.

Com isso, o custo dos sonhos (patrimônio) seria em média:

R$1.450.000,00

E todo o custo de manutenção deste sonho, saíria por volta de:

R$9.033,33

Como estou adquirindo alguns dos meus bens, minha reserva nem deve ser considerada atualmento, pela siginificatividade da mesma, mas estou com um plano de investimento atual de R$1.300,00/mês com projeção para R$2.000,00/mês a partir de Janeiro.

Fiz os cáculos na calculdora de juros compostos e conseguiria uma média de R$8.800,00 mensais e um patrimônio de R$1.400.000,00, aos 50 anos, muito longe da meta atual, mas sem desistir de melhores condições para que eu chegue lá um dia. Abrindo mão de uma coisinha alí ou alterando um caminho de um sonho lá.

Detalhe, não somei em nenhum momento a renda da minha esposa, hoje por volta de R$3.900,00, que também auxilia no nosso custo de vida e possibilitaria um investimento ainda maior para galgar os objetivos que descrevi.

Abraço pessoal, bons estudos!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...