Jump to content
  • 0

Previdência pela empresa

Nathália Oliveira Pereira

Pergunta

A empresa na qual eu trabalho atualmente oferece um aporte de previdência da seguinte maneira: se eu escolher investir entre 0-5% do meu salário base nessa previdência, a empresa entra com 5% também. Se eu investir entre 5-12%, a empresa entra com 100% do valor que eu decidi aportar. A minha dúvida é: vale a pena aportar esses 12% se possível? A meu ver faz sentido, porque esse valor seria um "adicional" para mim, mas fiquei na dúvida se tem outros aspectos que eu deveria analisar ou algum lugar onde eu deva buscar mais informações sobre isso.

Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa tarde, @Nathália Oliveira Pereira.

Complementando o pensamento do @Lucas Lourenço Dal Ri, a previdência privada pode ser um grande aliado na diminuição do imposto de renda que você paga no presente. Mas, para isso você deve estar em uma previdência com contrato PGBL, podendo abater até 12% da sua renda tributável no ano com o investimento que você faz na previdência. Nesse caso, eu acho que faz super sentido contribuir com até esse valor e a empresa dobrando, mas tem que ver se retirar esse valor mensalmente não vai te prejudicar no restante do orçamento.

No exemplo, o Lucas colocou uma rentabilidade de 15% a.a. para bater a previdência com investimentos próprios. Porém, temos que lembrar que essa é uma rentabilidade alta e não muito segura de ser mantida por 30 anos, uma mais conservadora seria de 12% a.a. sem considerar a inflação, então teria que analisar com esses valores. 

Link para compartilhar

• 1
8 minutes ago, Nathália Oliveira Pereira disse:

A empresa na qual eu trabalho atualmente oferece um aporte de previdência da seguinte maneira: se eu escolher investir entre 0-5% do meu salário base nessa previdência, a empresa entra com 5% também. Se eu investir entre 5-12%, a empresa entra com 100% do valor que eu decidi aportar. A minha dúvida é: vale a pena aportar esses 12% se possível? A meu ver faz sentido, porque esse valor seria um "adicional" para mim, mas fiquei na dúvida se tem outros aspectos que eu deveria analisar ou algum lugar onde eu deva buscar mais informações sobre isso.

Opa @Nathália Oliveira Pereira, nesse caso, se a empresa só fornece esse "bônus" em uma previdência específica, o correto seria analisar ela de acordo com os fundamentos que aprendemos em aula (taxas, come cotas, aonde a previdência investe e etc), por mais que o "dobro" do dinheiro possa parecer muito, as vezes o investimento é tão ruim que não compensa, mas precisa analisar e fazer as contas.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 1

Boa tarde @Nathália Oliveira Pereira, normalmente essas previdências que a empresa oferece tem um histórico de rentabilidade no próprio site deles, sugiro que para vc ter uma ideia se possa valer a pena ou não é pegar essa rentabilidade e comparar com a nossa meta de 8% a.a (considerando inflação) ou pode jogar mais alta pq a rentabilidade que vc verá da previdência é absoluta também, então poderia considerar mais doq os 8% a.a.

Vamos imaginar o seguinte cenário: 

Vc tem um salário de R$ 10.000,00 então esses 12% seriam R$ 1.200,00 a.m + a parte da empresa que totalizaria R$ 2.400,00 a.m. Supondo uma rentabilidade de 11,30% a.a (peguei como referência a rentabilidade da prev. que minha empresa oferece nos últimos 12 meses para o investimento "Conservador"), em 30 anos (longo prazo) vc teria um montante total de R$ 6.439.674,24

Vamos supor que vc consiga uma rentabilidade superior a essa investindo por conta:

Vc investiria por mês seus R$ 1.200,00 com uma rentabilidade absoluta de 15% a.a, com isso, em 30 anos vc teria o montante total de R$6.759.324,49

Para nosso exemplo, seria mais vantajoso vc investir seu dinheiro por conta.

Lembrando que rentabilidade passada não garante a futura, sugiro vc buscar pelo histórico de rentabilidade da sua previdência e fazer a média pelo maior n° de anos que for possível para ter uma melhor base.

Link para compartilhar

• 1

Opinião do que achei melhor até hoje: contribuo com o % que a empresa dobra o valor (6% no meu caso) e invisto outro tanto em uma previdencia privada fora, PGBL no regime regressivo para reduzir ao maximo oq preciso pagar de IR chegando no limite de 12% mencionado pelo Gabriel.

Mas é um caso valido pra quem tem valores significativos pra pagar de IR todo ano e faz a declaração completa. Se o seu caso é declaração simples e tem resarcimento (ou paga muito pouco), eu só colocaria o % que a empresa dobra e o resto investiria por conta própria, fora de PGBLs.

Link para compartilhar

• Criar novo...