Jump to content

Sobre o módulo 1, aula 7

Recommended Posts

Olá Rogério.Como não existe um conceito matemático definido para conceituar o número de dias que seriam o curto e o longo prazo, então eu considero:Médio prazo - até 4 ou 5 anos mesmo. (Uma viagem, compra de um celular novo, troca de computador...)Longo prazo - Quando não tem um prazo e sim um objetivo a ser atingido. (liberdade financeira, compra de uma casa...).Pensando assim eu consigo visualizar mais nitidamente os objetivos dos meus investimentos.
Link para compartilhar

Realmente é um assunto muito peculiar aos projetos de cada um. Metas redundam em sonhos e ai vai do intuito de cada pessoal. No meu caso trabalho com os seguintes prazo: até 2 ou no máximo 3 anos - curto prazo; até 5 ou 6 médio; acima disso longo prazo. Programar-se assim, fixando metas/prazos é algo muito legal. Tenho experimentado realizações em minha vida estabelecendo metas e me preordenando a cumpri-las, dai quando menos espero... as coisas tem acontecido ou estão seguindo certo da realização.
Link para compartilhar

• 4 anos depois...

Meus Sonhos e Planejamento

Saúde e Bem-estar

1. Quero manter uma rotina de atividades físicas, como corrida, natação e/ou musculação, pelos próximos 30 anos, para garantir energia, saúde e qualidade de vida.

2. Desejo ter uma alimentação equilibrada e sustentável, que realmente contribua para minha longevidade e bem-estar.

3. Quero aproveitar minha saúde para viajar com minha esposa e, futuramente, com meus filhos, conhecendo lugares novos e criando memórias inesquecíveis.

Família e Relacionamentos

4. Sonho em ter um filho ou filha e construir uma família com base no amor, segurança e educação, transmitindo valores que façam sentido e durem a vida toda.

5. Quero ser um pai presente, garantindo que meu filho(a) tenha acesso a uma boa educação e todas as oportunidades para crescer com propósito.

6. Quero fortalecer meu casamento, proporcionando à minha esposa uma vida de qualidade, cheia de segurança financeira, companheirismo e felicidade.

7. Valorizo as relações com minha família e amigos, buscando sempre equilibrar vida pessoal e profissional.

Imóveis e Planejamento Patrimonial

8. Meu objetivo é quitar o saldo devedor do imóvel (atualmente R$ 76.000) o mais rápido possível, utilizando amortizações regulares. Esse plano já está em execução.

9. Quero acumular capital suficiente para, nos próximos 20 anos, comprar um novo imóvel à vista ou garantir um aluguel confortável, de acordo com nosso padrão de vida.

Investimentos e Geração de Renda

10. Quero construir um portfólio diversificado e sólido, que me permita gerar renda passiva e reinvestir os ganhos pelos próximos 20 anos. Já estou executando esse plano há 7 anos, e lembro que meu primeiro rendimento foi de R$ 0,64 centavos – um começo humilde, mas importante.

11. Meu portfólio inclui e continuará incluindo:

• Renda fixa (IPCA+): Para proteção contra inflação. Já estou comprando aos poucos.

• Reserva em reais e dólares: Para fundo de emergência e proteção cambial.

• Ações e FIIs no Brasil:

• Itaúsa (ITSA), Taesa (TAEE), Klabin (KLBN), Engie (EGIE), CSN (CSNA), Copel (CPLE), BB Seguridade (BBSE), Caixa Seguridade (CXSE).

• FIIs de maior relevância no portfólio:

• VRTA11 (Papel)

• KNCR11 (Papel)

• RBRR11 (Papel)

• BTLG11 (Logístico)

• HSML11 (Shopping)

• ETFs: VT, VOO, VNQ, SPHD, NOBL.

• Stocks nos EUA: Realty Income (O), Prologis (PLD), Coca-Cola (KO), Verizon (VZ).

12. Planejo fazer aportes mensais de R$ 1.500 a R$ 3.000, partindo de um capital inicial de R$ 63.000, com rentabilidade de 8% ao ano, para alcançar:

• R$ 1.147.138,90 (com R$ 1.500/mês).

• R$ 1.431.638,44 (com R$ 2.000/mês).

• R$ 1.716.137,97 (com R$ 2.500/mês).

• R$ 2.000.637,51 (com R$ 3.000/mês).

• A ideia é reinvestir todos os dividendos/rendimentos pelos próximos 20 anos e ser capaz de aumentar os aportes de maneira significativa. Os primeiros passos já estão sendo dados.

13. Um dia, talvez, eu queira explorar novas formas de renda passiva, como royalties, imóveis físicos ou até negócios digitais. Por enquanto, é só uma ideia.

Reinvenção e Desenvolvimento Profissional

14. Quero continuar aprendendo habilidades que sejam relevantes para minha área ou que me ajudem a crescer, mesmo que indiretamente.

15. Tenho vontade de compartilhar meu conhecimento, seja mentorando ou ensinando sobre desenvolvimento pessoal e financeiro. Ainda não coloquei em prática, mas quem sabe um dia?

16. Quero criar um negócio paralelo que me ofereça flexibilidade e renda adicional. Penso nisso todos os dias, mas ainda não dei o primeiro passo.

17. Pretendo me reinventar sempre, acompanhando as mudanças do mundo. A pandemia foi uma prova de fogo, mas mostrou o quanto eu sou capaz de me adaptar.

18. Meu objetivo é dominar o inglês, alcançando fluência para comunicação pessoal e profissional. Moro nos EUA há três meses e sinto que meu esforço aqui é reconhecido – é uma sensação incrível.

Conforto e Estilo de Vida

19. Quero ter um carro confortável, com orçamento de até R$ 80.000 (aproximadamente $ 16.000 USD), que atenda às minhas necessidades e proporcione praticidade no dia a dia.

• Atualmente, tenho um Kia Soul 2012, e ele ainda cumpre bem o seu papel, mas quero futuramente trocar por algo mais moderno e eficiente.

20. Desejo manter uma qualidade de vida equilibrada, priorizando conforto e bem-estar, mas sem exageros – apenas o que realmente importa para mim e minha esposa.

Crescimento Pessoal e Propósito

21. Quero cultivar o hábito da leitura, dedicando tempo para expandir meu conhecimento e me inspirar continuamente.

22. Quero documentar minha trajetória, registrando aprendizados e conquistas, mas às vezes me pergunto se vale a pena tentar convencer outros do que já é óbvio para mim hoje. Ainda assim, vídeos e livros me ajudaram muito, então talvez eu possa fazer o mesmo para alguém.

23. Desejo contribuir com projetos sociais ou ambientais que estejam alinhados com meus valores. Atualmente, faço doações para um amigo que organiza cestas básicas – é pouco, mas já é algo.

24. Quero construir um legado financeiro e educacional para minha família e minha comunidade, ajudando outras pessoas a alcançarem seus objetivos.

Eu só comecei a escrever este texto depois das aulas da AUVP. É incrível perceber que, a partir de uma provocação, colocar algo no papel faz com que o que está na sua cabeça se materialize. Isso é a concretização do que já fiz e também do que está por vir. Comecei a investir em 2007, inicialmente só para sair de dívidas – eram pequenas, mas incomodavam. Li meus primeiros livros do Cerbasi, depois “O Homem Mais Rico da Babilônia”, os clássicos “Pai Rico, Pai Pobre”, “Segredos da Mente Milionária” e “Psicologia Financeira”.

Com aportes constantes e sabendo hoje que é indispensável a necessidade de aumento de renda, deixo o adendo de que acredito que não é apenas sobre se tornar financeiramente independente, mas sim sobre quem você se torna durante o processo. Chamo isso de A Jornada do Investidor, cheia de altos e baixos, mas que ensina resiliência, paciência e a importância de seguir construindo, dia após dia.

Espero que meu texto contribua para os que tem dúvidas e também comentários que me ajudem tornar meu objetivos mais palpáveis, por sinal entrar na AUVP, foi tornar cada vez mais lúcida a escolha de ativos.

Abraços!!!

Link para compartilhar

• Criar novo...