Jump to content
  • 0

ON ou PN?

José Roberto Rezende

Pergunta

Bom dia pessoal.

Estou dando uma olhada na ações da Sanepar e reparei que tanto as ON quanto as PN tem 100% de Tag Along.

Entretanto as ON estão bem mais baratas e, consequentemente, com o DY até maior que a PN.

Nesse caso faria mais sentido comprar a ON, certo?

A única desvantagem que eu reparei seria o volume de negociação diária que varia de 1 milhão da ON para 7 milhões da PN. Como não negocio nesse volume, não me paece um fator relevante.

Faz sentido, ou deixei de conseiderar algo importante?

Será que essa situação é momentânea e pode se reverter? Ou seria uma característica da Sanepar?

Editado por José Roberto Rezende
  • Brabo 3
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde @José Roberto Rezende!!

As ações ON te dão direito a voto em assembleia, enquanto as PN te dão preferência no quesito recebimento dos proventos. O outro ponto que você citou é a liquidez de ambas, mas imagino que você esteja comprando seguindo a filosofia do Buy and Hold.

Na minha opinião como sou investidor minoritário ou muito pequeno, eu iria de SAPR4 devido ao dividendo ser um pouco maior, e o fato de ser "insignificante" em uma votação 😅.

Porém quanto a uma pagar mais dividendo que a outra, se você estiver em fase de construção de patrimônio, isso vai ser insignificante, pois o dividendo sai do lucro da empresa, e ela pode pagar dividendo ou reinvestir esse dinheiro.

Além disso na fase de construção, todo dividendo recebido, você vai precisar reinvesti-los, seja na Sanepar ou em outra empresa, pra pode usufruir do poder dos juros compostos.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Obrigado, pessoal.

Perfeito, a questão é que mesmo com a preferência para recebimento dos dividendos, o fato da ON ser consideravelmente mais barata faz com que ela tenha um DY maior, além de um P/L melhor.

Portanto, mesmo a PN pagando mais dividendo por ação eu receberia mais dividendos pelo mesmo valor investido comprando a ON.

Se a maior diferença entre as duas é a liquidez e os dividendos, considerando que o DY da ON é maior e que a liquidez de ambas está muito acima da minha capacidade de investimento. Qual seria a vantagem da PN? Porque a esse preço quem realmente paga mais dividendo é a ON. 

Nesse caso me parece mais vantajoso entrar na ON, a não ser que eu não esteja considerando alguma coisa. Pensando também no reinvestimento dos dividendos para rebalancear a carteira.

Nesse caso o preço não é um fator determinante? A questão é se essa diferença é algo fora da curva ou se a Sanepar é sempre assim.

Caso essa situação varie muito, ficaria muito bagunçado comprar ON e PN da mesma empresa dependendo da cotação?

Editado por José Roberto Rezende
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, José Roberto Rezende disse:

Bom dia pessoal.

Estou dando uma olhada na ações da Sanepar e reparei que tanto as ON quanto as PN tem 100% de Tag Along.

Entretanto as ON estão bem mais baratas e, consequentemente, com o DY até maior que a PN.

Nesse caso faria mais sentido comprar a ON, certo?

A única desvantagem que eu reparei seria o volume de negociação diária que varia de 1 milhão da ON para 7 milhões da PN. Como não negocio nesse volume, não me paece um fator relevante.

Faz sentido, ou deixei de conseiderar algo importante?

Será que essa situação é momentânea e pode se reverter? Ou seria uma característica da Sanepar?

Nossos colegas deram alguns esclarecimentos sobre o assunto, só queria lembrar que durante as aulas da auvp o Raul menciona que para nós buy and holders os dividendos não são tão importantes quanto parecem. Afinal o dinheiro sai do caixa e vem para nós e é descontado da cotação. Se o dinheiro ficar em caixa o patrimônio é o mesmo. Não perdemos em nenhum dos dois casos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Salve!
Mas como vc está chegando neste DY?

a cotação de hoje:
SAPR4 5.2%
SAPR3 5,03 %

A media historica:
SAPR3 5,20%
SAPR4 5,51%

Vc pode optar por comprar ações ON se julgar importante, mas não por métricas de dividendo. Embora vc vá pagar menos pela ação, o yeld é proporcionalmente menor. 

2 horas atrás, José Roberto Rezende disse:

Obrigado, pessoal.

Perfeito, a questão é que mesmo com a preferência para recebimento dos dividendos, o fato da ON ser consideravelmente mais barata faz com que ela tenha um DY maior, além de um P/L melhor.

Portanto, mesmo a PN pagando mais dividendo por ação eu receberia mais dividendos pelo mesmo valor investido comprando a ON.

Se a maior diferença entre as duas é a liquidez e os dividendos, considerando que o DY da ON é maior e que a liquidez de ambas está muito acima da minha capacidade de investimento. Qual seria a vantagem da PN? Porque a esse preço quem realmente paga mais dividendo é a ON. 

Nesse caso me parece mais vantajoso entrar na ON, a não ser que eu não esteja considerando alguma coisa. Pensando também no reinvestimento dos dividendos para rebalancear a carteira.

Nesse caso o preço não é um fator determinante? A questão é se essa diferença é algo fora da curva ou se a Sanepar é sempre assim.

Caso essa situação varie muito, ficaria muito bagunçado comprar ON e PN da mesma empresa dependendo da cotação?

Editado por Lucas Batista Do Amaral
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Weslly Cristofher disse:

Nossos colegas deram alguns esclarecimentos sobre o assunto, só queria lembrar que durante as aulas da auvp o Raul menciona que para nós buy and holders os dividendos não são tão importantes quanto parecem. Afinal o dinheiro sai do caixa e vem para nós e é descontado da cotação. Se o dinheiro ficar em caixa o patrimônio é o mesmo. Não perdemos em nenhum dos dois casos.

Perfeito.

Entretanto os dividendos estão entre as principais diferenças entre uma ON e uma PN.

Por isso estou tentando entender a lógica de escolher uma em detrimento da outra considerando os demais fatores como liquidez e preço.

Também não se se faz sentido comprar ambas dependendo da situação, baseado na diferença do preço entre elas.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Lucas Batista Do Amaral disse:

Salve!
Mas como vc está chegando neste DY?

a cotação de hoje:
SAPR4 5.2%
SAPR3 5,03 %

A media historica:
SAPR3 5,20%
SAPR4 5,51%

Vc pode optar por comprar ações ON se julgar importante, mas não por métricas de dividendo. Embora vc vá pagar menos pela ação, o yeld é proporcionalmente menor. 

Na cotação de sexta a ON estava bem mais barata. Abaixo de R$ 5,00, então tanto o P/L quanto o DY estavam melhores.

Também não sei se vale a pena comrpar os dois tipos a depender da cotação. 

Link para compartilhar

• 0

Ah legal,

então as ações ON basicamente são ações com direito de Voto no conselho, Por exemplo vc mete la seus bilhoes na sanepar e compra 5% das ações ON, vc tem direito a voto nas assembleias (evidente com base no estatuto da empresa, pq é uma estatal e o buraco é mais embaixo) e compor a estrutura acionaria como um investidor Ativo mesmo. Já as PN , vc se torna um investidor passivo, mesmo tendo lá seus direitos com o RI da empresa, vc não tem como votar em nada, mas, tem preferência no recebimento dos proventos. 

Sim, a ON é mais descontada , mas eles sempre será mais barata, seus ganhos também serão menores (via de regra).

Se não tiver uma diferenca de TAG Along ou algo que te faça querer muito uma ON, para nois investidores de fundo de quintal, eu ficaria com PN .

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...