Jump to content
  • 0

Valor investido no Tesouro Direto é diferente do contratado

Luisa Carneiro Vianna Duarte

Pergunta

Boa noite gente tudo bem?

Fiquei com uma dúvida... Iniciei meu investimento ontem no Tesouro Direto no dia 06/11 e coloquei para investir 2 mil reais por mes, recorrente e agendei para o dia 10/11... Deixei os 2 mil reais na conta do BTG investimentos... Como dia 10 foi domingo, dia 11 meu investimento foi realizado, mas somente foi investido 1707,80... Bem menos que 2000 reais... Por que isso aconteceu? Eu não consigo investir quanto eu quiser então no Tesouro Direto? E agora já agendei o investimento recorrente, será sempre esse valor de 1707,80 ?

Agradeço desde já!!🫶

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
4 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Fiquei com uma dúvida... Iniciei meu investimento ontem no Tesouro Direto no dia 06/11 e coloquei para investir 2 mil reais por mes, recorrente e agendei para o dia 10/11... Deixei os 2 mil reais na conta do BTG investimentos... Como dia 10 foi domingo, dia 11 meu investimento foi realizado, mas somente foi investido 1707,80... Bem menos que 2000 reais... Por que isso aconteceu? Eu não consigo investir quanto eu quiser então no Tesouro Direto? E agora já agendei o investimento recorrente, será sempre esse valor de 1707,80 ?

Agradeço desde já!!🫶

@Luisa Carneiro Vianna Duarte, não sei a resposta exata, mas consigo dar um caminho.

A compra de TD é feita na unidade "títulos", como o próprio nome diz. Podemos comprar títulos inteiros ou frações dele. Mas o tesouro não fraciona os títulos de forma infinita: a menor fração que vc pode comprar é 1% de um título. É exatamente daí que vem o "valor mínimo de investimento" no site do tesouro. Um titulo selic29 que custa 15.532,55 (hj, 13/11) tem investimento mínimo de 1%, ou 155,32.

O valor que você falou (1.707,80) representa 11% de 15.525, que provavelmente é o valor do selic29 na data da aquisição. Então é muito provável que sua carteira tenha hoje "0,11 títulos de selic 29".

Notamos que as compras não podem ser quebradas em centavos, como em um investimento em fundo comum. Ele dá saltos de 1% em 1%, o que é muito no caso dos títulos selic, que são bem caros (mais de 15k).

Essa é parte da resposta para o seu caso. A parte que eu não sei explicar é o motivo pelo qual o sistema não fez a compra de 12% do titulo, ao invésdos 11%. Daria (0,12 x 15.525 = 1.863), ainda dentro do seu limite de 2k.

Sobre seus aportes futuros, eles não serão sempre 1.707,80, mas sempre serão frações prefeitas, de 1% em 1%, do valor do título no dia da aquisição. 

Por fim, uma curiosidade: além do limite de 1%, hj os títulos também têm um piso mínimo de 30 reais. Por isso um pré27 de 767 reais tem investimento mínimo de 30,71. Semana que vem, a partir do dia 18/11, esse piso de 30 desaparece, ficando em 1% para todos os títulos. Não vai mudar nada no selic, pois 1% já é maior que 30 reais, mas deixará vários outros títulos mais acessíveis para a população. 

Espero ter ajudado.

Vinicius 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Agradeço desde já!!🫶

Oi Luisa, assim como as ações o tesouro funciona em lotes, com o valor mínimo de aplicação.
então se quisermos investir um valor específico, ele irá comprar o máximo possível daqueles lotes e o resto do dinheiro irá voltar para a sua plataforma da investimentos.

Exemplo, imagine que o investimento mínimo seja de 150 reais. E eu tenho 400 pra investir.
Você irá comprar 2 lotes de 150 = 300, e voltará 100 reais para sua conta, pois não deu valor o suficiente para o terceiro lote de 150.

O Raul dá um exemplo de como isso funciona no Módulo 3, Aula 04, tempo 14:00.

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...