Jump to content
  • 0

Previdencia Privada

Pergunta

Gente, eu assisti agora a aula de previdência privada, mas achei que foi uma aula curta e pouco esclarecedora em termos de escolher uma boa previdência.

Eu tinha uma previdência há muito tempo que foi o gerente da CEF que me convenceu a fazer, depois que fiz o meu primeiro curso de investimentos eu percebi que ela era bem ruinzinha e ainda me cobrada um pecúlio toda vez que eu aportava. Então eu cancelei os aportes, não tirei o valor porque o IR seria muito alto, então apenas deixei o valor lá até dar o prazo de um IR menor.

Hà um tempo atrás, meu acessor da XP sugeriu a portabilidade para uma previdência da XP, mas fiquei muito na dúvida se era uma boa opção, então até hoje eu não fiz nada sobre isso.

É uma previdência PGBL porque sou advogada e achei que o desconto no IR seria bom. Porém, meu contador sempre me dizia que não valia a pena fazer a declaração completa pra poder ter o desconto, aí acabava que era sem utilidade nenhuma também. Por isso também cancelei os aportes.

NO CASO, a minha dificuldade em escolher uma boa previdência (que agora seria uma VGBL) é a questão de onde essa previdência aplica, se é em renda fixa, se é variável, se é mista. Como identificar o melhor tipo?

Eu até hoje não tive coragem de fazer investimentos em renda variável, então a previdência que aplica em renda variável eu já não pegaria.

Porém, a que eu tinha era 100% renda fixa e sempre estava abaixo do CDI (mais um motivo para não seguir aportando), então não sei se seria uma boa opção a que aplica apenas em renda fixa ou se seria melhor pegar uma mista (fixa e variável).

Outra dúvida é qual seguradora escolher, qual é confiável e como isso impacta pra mim caso a seguradora quebre.

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá @Nívea Pecorelli Da Cunha Martins, tudo bem?

2 horas atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse: