Jump to content
  • 0

Previdencia Privada

Pergunta

Gente, eu assisti agora a aula de previdência privada, mas achei que foi uma aula curta e pouco esclarecedora em termos de escolher uma boa previdência.

Eu tinha uma previdência há muito tempo que foi o gerente da CEF que me convenceu a fazer, depois que fiz o meu primeiro curso de investimentos eu percebi que ela era bem ruinzinha e ainda me cobrada um pecúlio toda vez que eu aportava. Então eu cancelei os aportes, não tirei o valor porque o IR seria muito alto, então apenas deixei o valor lá até dar o prazo de um IR menor.

Hà um tempo atrás, meu acessor da XP sugeriu a portabilidade para uma previdência da XP, mas fiquei muito na dúvida se era uma boa opção, então até hoje eu não fiz nada sobre isso.

É uma previdência PGBL porque sou advogada e achei que o desconto no IR seria bom. Porém, meu contador sempre me dizia que não valia a pena fazer a declaração completa pra poder ter o desconto, aí acabava que era sem utilidade nenhuma também. Por isso também cancelei os aportes.

NO CASO, a minha dificuldade em escolher uma boa previdência (que agora seria uma VGBL) é a questão de onde essa previdência aplica, se é em renda fixa, se é variável, se é mista. Como identificar o melhor tipo?

Eu até hoje não tive coragem de fazer investimentos em renda variável, então a previdência que aplica em renda variável eu já não pegaria.

Porém, a que eu tinha era 100% renda fixa e sempre estava abaixo do CDI (mais um motivo para não seguir aportando), então não sei se seria uma boa opção a que aplica apenas em renda fixa ou se seria melhor pegar uma mista (fixa e variável).

Outra dúvida é qual seguradora escolher, qual é confiável e como isso impacta pra mim caso a seguradora quebre.

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá @Nívea Pecorelli Da Cunha Martins, tudo bem?

2 horas atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Eu tinha uma previdência há muito tempo que foi o gerente da CEF que me convenceu a fazer, depois que fiz o meu primeiro curso de investimentos eu percebi que ela era bem ruinzinha e ainda me cobrada um pecúlio toda vez que eu aportava. Então eu cancelei os aportes, não tirei o valor porque o IR seria muito alto, então apenas deixei o valor lá até dar o prazo de um IR menor.

Você pode fazer a portabilidade entre previdências e não ter que pagar o imposto de renda nessa operação. É diferente de tirar o dinheiro de uma e aportar na outra, mas o processo dá para ser solicitado para a empresa gestora do fundo de previdência que você quer contratar.

É uma previdência PGBL porque sou advogada e achei que o desconto no IR seria bom. Porém, meu contador sempre me dizia que não valia a pena fazer a declaração completa pra poder ter o desconto, aí acabava que era sem utilidade nenhuma também. Por isso também cancelei os aportes.

Mas porquê seu contador dizia que sempre era bom fazer a declaração simplificada? Você pode simular nesse ano se tivesse um aporte de até 12% da sua renda bruta anual em uma previdência PGBL, poderia ser abatido esse dinheiro do imposto que você paga ou restitui. Teria que avaliar bem se não faz sentido mesmo ou se foi apenas falácia do seu contador.

Se for o caso mesmo de não ser vantajoso fazer a declaração completa do IR, porque você quer aportar em uma previdência? Será que faz sentido no seu caso? Porque, se não, você pode pegar esse dinheiro e investir ele diretamente e não necessariamente precisa colocar em uma previdência VGBL.

se é em renda fixa, se é variável, se é mista. Como identificar o melhor tipo?

Eu até hoje não tive coragem de fazer investimentos em renda variável, então a previdência que aplica em renda variável eu já não pegaria.

Como você mesma já disse, não gosta de aportar em renda variável, então escolha alguma previdência de renda fixa. Também prefiro renda fixa para previdência, pois é um dinheiro que quero ter uma maior "garantia" quando for usufruir dele no futuro.

Porém, a que eu tinha era 100% renda fixa e sempre estava abaixo do CDI (mais um motivo para não seguir aportando), então não sei se seria uma boa opção a que aplica apenas em renda fixa ou se seria melhor pegar uma mista (fixa e variável).

Nesse post o pessoal apresenta algumas previdências disponíveis no mercado: 

Espero ter ajudado, abraços!

Editado por Gabriel Guth
Link para compartilhar

• Criar novo...