Jump to content

Rentabilidade x Financiamento

Recommended Posts

Tenho um investimento líquido de aproximadamente 95 mil reais em um plano de previdência privada PGBL em tabela regressiva, com aportes mensais iniciados em torno de setembro de 2018, plano que tem rendido atualmente algo em torno de 11% ao ano, e tenho um financiamento em torno de 500 mil reais a uma taxa efetiva em torno de 10,75% ao ano.

Parei com os aportes em Jun/24.

O que seria mais vantajoso? Manter a previdência privada ou antecipar o financiamento? Se antecipando o financiamento, valeria mais a pena quitar parcelas do final do financiamento ou amortizar o saldo devedor?

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Em relação as taxas estão muito próximas, só tem que avaliar a quanto tempo tem os aportes por causa do pagamento do IR sobre a aplicação, que pode diminuir ainda mais o rendimento.

Imagino que quando for simular o pagamento antecipado te ofereceram as duas formas, daí ficará mais fácil a comparação se compensa quitar as ultimas parcelas ou diminuir o valor delas... Geralmente, se nunca amortizou antes, compensa quitar as últimas parcelas em valores (pelo risco de oportunidade), depois de um tempo ficam muito parecidas... Pelo menos foi assim com o meu financiamento...

Como não gosto de dívidas que não me trazem benefícios eu quitaria o imóvel...

Link para compartilhar

Vamos lá... embora voce tenha 11% de rendimento, se voce descontar o Imposto, vai ficar mais barato do que a divida, ou seja, voce perde dos 2 lados... alem das taxas que voce deixa na mesa...

PGBL não é um investimento que vale a pena, muito melhor é ir para investimento "puro" e voce mesmo fazer a sua previdencia... o seu "eu" do futuro irá agradecer imensamente..

Previdencia só vale a pena se for VGBL para abater no imposto de renda, e só até o limite de 12% da renda tributada... mais do que isso, não é viavel... melhor voce mesmo investir...

mas uma coisa, essa sua taxa de financiamento está bem alta, precisa ver se fazer uma portabilidade não justifica para reduzir a taxa tambem... é algo a se pensar...

Link para compartilhar

• Criar novo...