Jump to content
  • 1

FEE BASED em TESOURO DIRETO?

Dennys Andrade Francisco

Pergunta

Recommended Posts

• 0
On 20/11/2024 at 19:07, Dennys Andrade Francisco disse:

Fala galera.   Sou novo pr aqui acabei as aulas agora!  Me surgiu a seguinte duvida. 

Eu acreditei (na verdade nao procurei a informação ao pe da letra) que a comissao FEE BASED seria sobre a performance da carteira mas nao sobre o valor total dela entao Se o FEE BASED na AUVP é sobre a carteira de investimento (valor total investido ou nao) logo,  os investimentos em tesouro direto seria melhor fazer direto pelo site do tesouro correto?

Pelo que eu entendi por exemplo TESOURO PRÉ a  10%a.a me renderia exatamente os 10%a.a. direto pelo site do tesouro.  
Ai eu investindo pela AUVP  seguindo no exemplo que dei acima eu teria o desconto dos 0.9%a.a do FEE BASED que com isso na realidade mesmo esse investimento rendendo os 10% a.a. descontando o FEE BASED ao ano teria rendido na verdade 9.1%a.a.  Correto?

Outra duvida que me surgiu foi que minha reserva de emergencia que ficava no banco(104% do CDI) tambem seria melhor voltar pro proprio banco ja que nao pago o FEE BASED sobre esse valor correto? 

Desculpem a duvida ou ate se nao soube me fazer entender ou que talvez possa ser banal mas preciso da ajuda dos mais experientes pra entender melhor como proceder nesses casos pois começando agora qualquer comissao ou despesa que eu possa evitar é melhor.

Fala Dennys, de forma direta e objetiva: é isso mesmo. 

A vantagem de manter Tesouro na AUVP é , ao meu ver, aumentar o patrimonio para relacionamento, AUVP pra sempre, Analitica, e limites nos cartões, incluindo pra quem tem 1M o ultra blue. 

Mas tua análise não tá errada. Inclusive, no limite, alguém que vive de renda de Fii por exemplo, sem investir em ações (que ganha no aluguel a parte da AUVP) e sem investir em renda fixa (o spread que devolve é muito bom) não faria sentido mesmo pagar sobre o patrimonio... mas no meu entendimento para quem tá criando patrimonio, vale a pena sim. E até acredito que tu vivendo de renda , sem investir, dá pra conversar e tirar essa taxa dos tesouros por exemplo. 

Link para compartilhar

• 0

Eu estou no mesmo pensamento. Atualmente, tenho FIIs em outras corretoras e, a princípio, pretendo manter deste jeito. Nas 2 que tenho não tenho tarifas nas negociações. Praticamente não tenho ações.

Já na AUVP/BTG eu adquiri LCAs/LCIs/CRAs, mas ainda estou avaliando a questão do cashback x tarifa. Por exemplo, já tive estes lançamentos:
31/10/24    -R$ 60,41    auvp fee based 10/24
18/11/24    R$ 37,05    cashback auvp out/24
27/11/24    -R$ 76,00    auvp fee based 11/24

Não sei se o cashback já contemplou todas as transações que fiz (foram várias nestes quase 2 meses de conta).

Em termos de taxas, quando tive oportunidade de comparação (não foram todas as transações) eu percebi que as taxas dos títulos eram muito próximas mas maiores, por exemplo, no BTG um CRA com IPCA+10,28%, estava IPCA+10,1% na XP. É uma diferença de 0,18% a mais por ano (se eu fiz a conta certa). 

Se pago 0,9% ao ano de fee-based, se eu não considerar o cashback (que o cálculo ainda é uma incógnita para mim), estaria perdendo. Já com o cashback, pode empatar ou melhorar. Ainda não sei.

Então, minha decisão agora é acompanhar mais um tempo para entender melhor e avaliar com mais dados. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 02/12/2024 at 22:04, Edison Paulini disse:

@Gabriel Boaretto essa opção não tem.

O BTG atualmente está trabalhando apenas com o modelo fee based que cobra a taxa de 1,5%a.a. sobre o patrimônio. Para alunos da AUVP o Raul conseguiu negociar essa taxa para 0,9%a.a.

Todas as corretoras precisam ter suas remunerações e a maioria opera com comission based. São os dois modelos existentes e não tem como fugir. Ou se estará em um ou em outro.

O BTG como intituição ou os assessores do BTG? Pelo que entendo, essa questão do fee x comission esta relacionada à relação cliente x prestador de serviço de assessoria financeira, não com a plantaforma. Não tem relação com a remuneração da corretora.

Se for uma cobrança pelo simples fato de estar usando a intituição, é algo absurdo. Cobrar de 0,9 a 1,5 do patrimônio pelo uso da plataforma!

E pelo que me consta tem essa opção sim! Eu acabei de verificar na conta de um terceiro, no BTG, não tem assessoria, não tem cobrança.

Editado por Gabriel Boaretto
erro gramatical
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 03/12/2024 at 11:17, Hamilton Tenório Da Silva disse:

Eu estou no mesmo pensamento. Atualmente, tenho FIIs em outras corretoras e, a princípio, pretendo manter deste jeito. Nas 2 que tenho não tenho tarifas nas negociações. Praticamente não tenho ações.

Já na AUVP/BTG eu adquiri LCAs/LCIs/CRAs, mas ainda estou avaliando a questão do cashback x tarifa. Por exemplo, já tive estes lançamentos:

Não sei se o cashback já contemplou todas as transações que fiz (foram várias nestes quase 2 meses de conta).

Em termos de taxas, quando tive oportunidade de comparação (não foram todas as transações) eu percebi que as taxas dos títulos eram muito próximas mas maiores, por exemplo, no BTG um CRA com IPCA+10,28%, estava IPCA+10,1% na XP. É uma diferença de 0,18% a mais por ano (se eu fiz a conta certa). 

Se pago 0,9% ao ano de fee-based, se eu não considerar o cashback (que o cálculo ainda é uma incógnita para mim), estaria perdendo. Já com o cashback, pode empatar ou melhorar. Ainda não sei.

Então, minha decisão agora é acompanhar mais um tempo para entender melhor e avaliar com mais dados. 

Eu queria entender melhor como é que funciona a conta desse cashback. Eu tive uma cobrança de cerca de 30 reais e recebi um cashback de 1 e pouco!

Quanto a diferença em taxas, abri duas contas BTG lado a lado e comparei. Varios títulos apresentam a mesma rentabilidade, mas encontrei alguns com diferenças. Pra citar alguns exemplos, vi um de 102 para 103% do CDI, um de 11,91 para 12,11% a.a., um de 110 para 114% do CDI (em um titulo para 721 dias).

Também pretendo analisar por mais tempo e com mais dados pra ter certeza, mas uma conta de padaria por cima...
Se eu pago 1% para ganhar 0,5%(o 4% de difernça no cdi de hoje da perto disso), não vale a pena. Sem contar que não é um bom título e sem considerar a parcela do patrimônio alocada em outras classe onde não teria essa diferença de spread como uma vantagem. Seria como pagar 1% de todo patrimônio para obter beneficios em um ou outro título de uns 20 a 30% do patrimônio(parte alocada na RF).

Corretagem zero? Raul já disse que não deve durar para sempre e o tanto de ordens que dou por mês acredito que sai mais barato a corretagem que o fee bassed.

Relacionamento bancário e pelo cartão? Já tenho com o minha cooperativa aqui que me oferece o mesmo.

O melhor que vi até agora foi a ferramenta de rebalanceamento, mas que também não é nada que não de para fazer na unha.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Gabriel Boaretto disse:

Eu queria entender melhor como é que funciona a conta desse cashback. Eu tive uma cobrança de cerca de 30 reais e recebi um cashback de 1 e pouco!

Quanto a diferença em taxas, abri duas contas BTG lado a lado e comparei. Varios títulos apresentam a mesma rentabilidade, mas encontrei alguns com diferenças. Pra citar alguns exemplos, vi um de 102 para 103% do CDI, um de 11,91 para 12,11% a.a., um de 110 para 114% do CDI (em um titulo para 721 dias).

Também pretendo analisar por mais tempo e com mais dados pra ter certeza, mas uma conta de padaria por cima...
Se eu pago 1% para ganhar 0,5%(o 4% de difernça no cdi de hoje da perto disso), não vale a pena. Sem contar que não é um bom título e sem considerar a parcela do patrimônio alocada em outras classe onde não teria essa diferença de spread como uma vantagem. Seria como pagar 1% de todo patrimônio para obter beneficios em um ou outro título de uns 20 a 30% do patrimônio(parte alocada na RF).

Corretagem zero? Raul já disse que não deve durar para sempre e o tanto de ordens que dou por mês acredito que sai mais barato a corretagem que o fee bassed.

Relacionamento bancário e pelo cartão? Já tenho com o minha cooperativa aqui que me oferece o mesmo.

O melhor que vi até agora foi a ferramenta de rebalanceamento, mas que também não é nada que não de para fazer na unha.

Boa noite, na minha opinião a única coisa que vale é manter os 50k para ter a AUVP  para sempre. Mas a promoção acabou. Se não fosse por isso não usaria o BTG.

Editado por Julio Cezar Giacobbo De Souza
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 03/12/2024 at 11:17, Hamilton Tenório Da Silva disse:

"Se pago 0,9% ao ano de fee-based, se eu não considerar o cashback (que o cálculo ainda é uma incógnita para mim), estaria perdendo. Já com o cashback, pode empatar ou melhorar. Ainda não sei."

=> Entendo que o cashback ocorre somente 1 vez, no início da aplicação. Ou seja, a partir do segundo ano, sem cashback, mas continua o fee-based.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...