Jump to content

Recommended Posts

Boa tarde galera. Percebi que não tem como falar de investimentos e economia sem falar de política. Assim, gostaria de entender melhor e com profundidade esse mundo, de vereadores deputados e senadores, e tudo que tange a eles.

Dei uma pesquisada no google/yt e não achei nenhum conteúdo que seja completo.

Alguem poderia me sugerir um canal/vídeo disso.

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 minutes ago, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Boa tarde galera. Percebi que não tem como falar de investimentos e economia sem falar de política. Assim, gostaria de entender melhor e com profundidade esse mundo, de vereadores deputados e senadores, e tudo que tange a eles.

Dei uma pesquisada no google/yt e não achei nenhum conteúdo que seja completo.

Alguem poderia me sugerir um canal/vídeo disso.

Você quer entender melhor como funciona o legislativo?

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 minutes ago, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Exatamente, tem algum material que sugere?

Acho que pesquisar sobre os 3 poderes em geral...

Se não me engano é de Montesquieu.

Daria pra dar uma olhada também sobre o poder Moderador que ajuda muito a entender como funciona e deturpação da democracia. No caso foi muito comum em na monarquia europeia do sec. 15 ate o 17 (se n me engano)
Poder moderador era um poder que era dado ao Rei que permitia controle sobre os outros 3

Mas sendo bem sincero, é um estudo interessante, mas não vai te ajudar com investimentos não.

Até porque se você quiser pensar no Estado as coisas ficam muito complicadas e o jogo pólitico foge muito do que foi teorizado

Por exemplo, o legislativo tem o poder sobre a constituição e alteração dela.

Mas o executivo pode fazer decretos, que seria meio que lesgilar

E o Judiciario interpreta a constituição e como ela vai ser aplicada, o que também é meio que lesgilar.

Pra simplificar;

Se seu objetivo for: INVESTIR

simplesmente estuda a AUVP e já ta de bom tamnho

se seu objetivo for: ENTENDER A ESTRUTURA

Ai vale a pena pesquisar, uma boa indicação é "o leviatã" nunca li, mas é um clássico sobre estruturas estatais.

Link para compartilhar

15 minutes ago, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Exatamente, tem algum material que sugere?

Mas se servir uma simplificação 

O legislativo é um controle.

Ele cria as regras do jogo e tem uma função de fiscalizar a ordem pública como um geral

se o presidente (figura máxima do executivo) ou ministro do supremo (figura máxima do judiciário) cometer alguma infração, eles quem iniciam o impeachment

dentro disso temos figuras menores do  legislativo  que se apresentam em municípios ou comarcas 

Eles decidem as leis sobre a cidade/estado que tem controle 

e também lidam com questões de fiscalização 

Além disso tudo o legislativo também aprova questões orçamentárias apresentadas pelo executivo 

Link para compartilhar

• Criar novo...