Wargley Xavier Costa Postado 29 de Novembro Compartilhar Postado 29 de Novembro Estou comprando um apartamento direto com a construtora e poderei escolher qual índice de reajuste entre IPCA ou INCC, eu estava inclinado a escolher o INCC. E com essas novas regras que dificultarão um pouco novos financiamentos penso que o INCC pode ficar mais estável ou até cair pela possível menor demanda de novas construção, estou errado nesse pensamento? Se financiar ficará mais caro isso desaquece o mercado. Imagino q tenham diversos fatores que impactam no INCC, a demanda deve ser uma delas. Alguém com maior conhecimento sobre o mercado imobiliário poderia explicar se isso impacta ou não no índice? Vlw! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 29 de Novembro Compartilhar Postado 29 de Novembro 43 minutes ago, Wargley Xavier Costa disse: Estou comprando um apartamento direto com a construtora e poderei escolher qual índice de reajuste entre IPCA ou INCC, eu estava inclinado a escolher o INCC. E com essas novas regras que dificultarão um pouco novos financiamentos penso que o INCC pode ficar mais estável ou até cair pela possível menor demanda de novas construção, estou errado nesse pensamento? Se financiar ficará mais caro isso desaquece o mercado. Imagino q tenham diversos fatores que impactam no INCC, a demanda deve ser uma delas. Alguém com maior conhecimento sobre o mercado imobiliário poderia explicar se isso impacta ou não no índice? Vlw! Não tenho um conhecimento extenso no mercado imobiliário, mas estudo bastante a respeito. Então, tentando explicar de uma forma didática, escolher entre IPCA e INCC como índice de reajuste ao comprar um imóvel na planta é uma decisão que depende de diversos fatores, incluindo o comportamento esperado de ambos os índices e as condições do mercado imobiliário. O INCC reflete os custos da construção civil, como materiais, mão de obra e serviços, enquanto o IPCA mede a inflação geral da economia. Sobre sua observação faz sentido pensar que uma desaceleração no mercado imobiliário, como a que pode ocorrer devido às novas regras que dificultam financiamentos, poderia reduzir a pressão de demanda por novas construções e, consequentemente, impactar o INCC. Porém, o INCC não é determinado exclusivamente pela demanda, ele também é fortemente influenciado por fatores como o custo de matérias-primas (como cimento e aço), variações cambiais que afetam insumos importados e negociações salariais na construção civil. Mesmo com menor demanda, outros fatores podem manter ou até elevar o índice, como aumento nos custos de insumos por problemas na cadeia de suprimentos. Já o IPCA tende a ser mais influenciado por fatores macroeconômicos, como a política monetária (taxa Selic), câmbio, e preço de itens básicos como alimentos e energia. Embora o IPCA também tenha volatilidade, ele pode ser mais previsível em algumas circunstâncias devido ao acompanhamento constante por economistas e o pelo próprio BC, entendeu? Em resumo, optar pelo INCC pode ser interessante se você acredita que os custos de construção terão uma tendência de estabilização ou queda, mas acho mais adequado se você entende desse mercado. No entanto, é importante lembrar que o índice reflete o setor de construção, que pode ter comportamento independente da inflação geral. Se você prefere maior previsibilidade e tem um horizonte financeiro mais amplo, o IPCA pode ser uma escolha mais segura, pois reflete de forma mais ampla o comportamento da economia. De todo modo, avalie suas expectativas e objetivos, além de dar uma analisada nos cenários econômicos para tomar uma decisão voltada para a sua realidade. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts