Jump to content
  • 0

O caminho pode ser, ou não, na direção do "Não"!?

Convidado Anônimo

Pergunta

No alto dos meus 31 anos fazendo uma análise macro e micro da minha vida até aqui percebi que vários "Nãos" fizeram com que eu avançasse em direção daquilo que queria, o lugar onde estou hoje e para onde quero ir. Como se fosse a vida perguntando: Você quer mesmo isso? Me lembro do primeiro "Não" que tomei que foi na prova de seleção de um colégio técnico muito concorrido. Diante da reprovação, sendo algo que queria muito, senti que a acomodação não seria uma opção. O mesmo aconteceu no exame de carteira de motorista (passei de segunda), bolsa interna da faculdade para um intercâmbio (segunda tentativa), visto americano (segunda tentativa, primeira antes do intercambio), trabalhar na empresa que queria desde o começo da graduação (segunda tentativa), tocar guitarra numa banda com a qualidade que me satisfez (16 anos nessa brincadeira, e olha que lembro de comentários nada estimuladores nos primeiros anos).

É claro que todas essas coisas são construções ao longo de anos e junto com as realizações vários momentos difíceis, renúncias e frustrações acontecem ao mesmo tempo. Financeiramente também em 2024 atingi uma marca representativa. Agora pro ano terminar bem só faltar ler 3 livros da lista que me propus no começo do ano 😅 

Apesar de ter sido persistente e não ter aceitado a maioria de "Nãos" que recebi, percebo que hoje é mais inteligente analisar o cenário e prospectar o custo despendido e possibilidades de caminhos alternativos que podem me gerar um retorno marginal interessante, fazendo um pouquinho de "investimento de tempo" aqui e ali para não ficar dependente (emocionalmente falando) de apenas um resultado. A vida é muito vasta. 

Bom último dezembro de 2024!

Link para compartilhar

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 01/12/2024 at 08:56, Convidado Anônimo disse:

No alto dos meus 31 anos fazendo uma análise macro e micro da minha vida até aqui percebi que vários "Nãos" fizeram com que eu avançasse em direção daquilo que queria, o lugar onde estou hoje e para onde quero ir. Como se fosse a vida perguntando: Você quer mesmo isso? Me lembro do primeiro "Não" que tomei que foi na prova de seleção de um colégio técnico muito concorrido. Diante da reprovação, sendo algo que queria muito, senti que a acomodação não seria uma opção. O mesmo aconteceu no exame de carteira de motorista (passei de segunda), bolsa interna da faculdade para um intercâmbio (segunda tentativa), visto americano (segunda tentativa, primeira antes do intercambio), trabalhar na empresa que queria desde o começo da graduação (segunda tentativa), tocar guitarra numa banda com a qualidade que me satisfez (16 anos nessa brincadeira, e olha que lembro de comentários nada estimuladores nos primeiros anos).

É claro que todas essas coisas são construções ao longo de anos e junto com as realizações vários momentos difíceis, renúncias e frustrações acontecem ao mesmo tempo. Financeiramente também em 2024 atingi uma marca representativa. Agora pro ano terminar bem só faltar ler 3 livros da lista que me propus no começo do ano 😅 

Apesar de ter sido persistente e não ter aceitado a maioria de "Nãos" que recebi, percebo que hoje é mais inteligente analisar o cenário e prospectar o custo despendido e possibilidades de caminhos alternativos que podem me gerar um retorno marginal interessante, fazendo um pouquinho de "investimento de tempo" aqui e ali para não ficar dependente (emocionalmente falando) de apenas um resultado. A vida é muito vasta. 

Bom último dezembro de 2024!

Seu relato é uma poderosa demonstração de como os "nãos" que enfrentamos podem ser portas disfarçadas para novos aprendizados, persistência e autoconhecimento. Cada "não" que você mencionou serviu como um teste da vida, perguntando: "Você realmente quer isso?". E a sua resposta, mesmo quando foi buscar outro caminho ou tentar de novo, mostrou que as barreiras podem moldar não apenas nosso destino, mas também nossa força e resiliência.

É interessante como você traz à tona a ideia de que a vida não é uma linha reta e que, diante de uma negativa, existem possibilidades alternativas esperando para serem exploradas. Essa flexibilidade de analisar cenários e identificar caminhos que gerem retornos igualmente valiosos é um aprendizado que nem sempre surge no calor do momento, mas que transforma sua relação com as metas e desafios.

O mais bonito do seu texto é que ele não fala apenas de perseverança, mas também de inteligência emocional: aceitar que um "não" não é o fim, mas uma pausa para refletir, recalcular a rota e até se abrir para outras perspectivas. Como você mesmo disse, a vida é vasta, e um “não” pode ser o empurrão que nos leva a um “sim” ainda mais significativo, mesmo que ele venha de um lugar que não esperávamos.

Que dezembro de 2024 seja o encerramento de um capítulo enriquecedor e o início de outro cheio de possibilidades!

Link para compartilhar

• Criar novo...