Jump to content
  • 0

Previdência Privada 12% -

Danilo

Pergunta

Pessoal, boa noite!

Turma, é o seguinte, hoje tenho uma previdência privada por parte da empresa que eu optei por contribuir com 8% do salário, pois a minha empresa contribui igualmente com 8%(teto).

Minha dúvida é a seguinte, tendo a possibilidade de abater até 12% na minha declaração de IR, é vantajoso realizar uma contribuição extra agora para bater esse teto dos 12%?

Se sim, como eu teria que calcular essa diferença desses 4% que eu teria que contribuir para poder abater no IR? 

A previdência é da Brasilprev, eles possuem essa informação será?

Queria entender qual vantagem eu teria contribuindo com esse extra de 4% em questões de abatimento, se é vantajoso ou não, visto que a previdência é uma porcaria, então até que ponto vale a pena esse aporte extra de 4% em uma previdência que tenho uma baixa rentabilidade...

Deixo abaixo a rentabilidade:

image.png.577ff492a953446f712409802f25e095.png

PS: Postei na seção errada, quem puder mover pra correta, agradeço!!

Editado por Danilo
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Esse aporte extra dos 4% tem a seguinte vantagem: deixe de ser tributado agora em 27,5% (dependendo da sua renda), para ser tributado em 10% no futuro, imagino que a previdencia seja PGBL, outro ponto é que você nao precisa aportar os 4% no mesmo fundo, o outro fundo só deve ser PGBL também, se voce achar uma previdencia que bate minimamente a inflação, já estará “ganhando” dinheiro por conta da redução do IR

Eu estou na mesma situaçao que a sua, porém minha previdencia é a petros e ano que vem devo fazer esse movemento de aportar por fora.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa Noite Danilo, 

Seguinte: Imagine que vc recebeu 100 mil reais durante o ano (e esse seria o rendimento tributável), e o imposto de 27,5% devido será cobrado sobre ele (ou seja, R$ 27.500). O PGBL permite que vc abata até 12% do rendimento tributável, ou seja, caso vc guarde na previdência 12 mil reais (12% de 100 mil), vc será tributado somente em relação a 88 mil (ou seja, R$ 24.200). Ao final, nesse exemplo vc deixaria de pagar R$3.300 de imposto). Ao usufruir do benefício do PGBL no futuro, pagará 10% de imposto (melhor que pagar 27,5%).

A sua previdência é bem interessante, pois a empresa te dá o mesmo que vc guarda, logo seu rendimento já é de 100% de cara, mesmo não sendo o melhor investimento.....rs. Já o ponto negativo é ser da Brasilprev, onde a taxa de administração provavelmente é alta (maior que 1%). Se possível, recomendo que vc faça a migração da custódia para o BTG/AUVP, onde encontrará fundos melhores e com taxas de administração menores. Eu mesmo estou fazendo isso.....

Por fim, para ter o máximo de benefício, vc precisa saber qual será o seu rendimento tributável e calcular 12% disso. Esse é o valor que vc deve colocar no PGBL pra ter o máximo de benefício. Desse valor desconte o valor referente aos 8% que vc já coloca (o valor que a empresa coloca não conta). O que restar é o que falta pra vc alcançar o máximo de benefício. 

obs: se alguém identificar algum erro em relação ao meu raciocínio, deixe-me saber!!!

Abraço

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Danilo disse:

Pessoal, boa noite!

Turma, é o seguinte, hoje tenho uma previdência privada por parte da empresa que eu optei por contribuir com 8% do salário, pois a minha empresa contribui igualmente com 8%(teto).

Minha dúvida é a seguinte, tendo a possibilidade de abater até 12% na minha declaração de IR, é vantajoso realizar uma contribuição extra agora para bater esse teto dos 12%?

Se sim, como eu teria que calcular essa diferença desses 4% que eu teria que contribuir para poder abater no IR? 

A previdência é da Brasilprev, eles possuem essa informação será?

Queria entender qual vantagem eu teria contribuindo com esse extra de 4% em questões de abatimento, se é vantajoso ou não, visto que a previdência é uma porcaria, então até que ponto vale a pena esse aporte extra de 4% em uma previdência que tenho uma baixa rentabilidade...

Deixo abaixo a rentabilidade:

image.png.577ff492a953446f712409802f25e095.png

PS: Postei na seção errada, quem puder mover pra correta, agradeço!!

Os 4% a mais são sobre sua renda tributavel no ano. No caso você vai ver o quanto vai ganhar em 2024 e faz a contribuição ainda esse ano, sobre a diferença dos seus rendimentos totais (não só do salário, caso tenha outra renda). 

Normalmente essas previdências onde a empresa contribui com o mesmo percentual só tem essa vantagem mesmo, porque a rentabilidade é terrível (pelo que vi aqui, perte pro cdi). 

Há algumas opções que estão rendendo muito bem.

Link para compartilhar

• 0

Não vejo como vantagem contribuir somado acima dos 12% sinceramente… tu está colocando um dinheiro a mais lá sem abater na renda tributavel bruta (a receita nao vai te devolver 27,5% sobre o excesente) e você será tributado em 10% sobre esse excedente BRUTO, não sobre o rendimento dele. Eu começaria na ponta do lapis, mas consigo imaginar que você estará perdendo dinheiro. Todo o excedente o ideal é que fosse pra um vgbl

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Rodrigo Haddad disse:

Boa Noite Danilo, 

Seguinte: Imagine que vc recebeu 100 mil reais durante o ano (e esse seria o rendimento tributável), e o imposto de 27,5% devido será cobrado sobre ele (ou seja, R$ 27.500). O PGBL permite que vc abata até 12% do rendimento tributável, ou seja, caso vc guarde na previdência 12 mil reais (12% de 100 mil), vc será tributado somente em relação a 88 mil (ou seja, R$ 24.200). Ao final, nesse exemplo vc deixaria de pagar R$3.300 de imposto). Ao usufruir do benefício do PGBL no futuro, pagará 10% de imposto (melhor que pagar 27,5%).

A sua previdência é bem interessante, pois a empresa te dá o mesmo que vc guarda, logo seu rendimento já é de 100% de cara, mesmo não sendo o melhor investimento.....rs. Já o ponto negativo é ser da Brasilprev, onde a taxa de administração provavelmente é alta (maior que 1%). Se possível, recomendo que vc faça a migração da custódia para o BTG/AUVP, onde encontrará fundos melhores e com taxas de administração menores. Eu mesmo estou fazendo isso.....

Por fim, para ter o máximo de benefício, vc precisa saber qual será o seu rendimento tributável e calcular 12% disso. Esse é o valor que vc deve colocar no PGBL pra ter o máximo de benefício. Desse valor desconte o valor referente aos 8% que vc já coloca (o valor que a empresa coloca não conta). O que restar é o que falta pra vc alcançar o máximo de benefício. 

obs: se alguém identificar algum erro em relação ao meu raciocínio, deixe-me saber!!!

Abraço

Bom dia!

Perfeito, consegui compreender, agora a duvida é, eu posso fazer portabilidade dessa previdência sendo que a empresa contribui nessa? Como isso funciona?

3 horas atrás, Leandro Henrique Soares disse:

Os 4% a mais são sobre sua renda tributavel no ano. No caso você vai ver o quanto vai ganhar em 2024 e faz a contribuição ainda esse ano, sobre a diferença dos seus rendimentos totais (não só do salário, caso tenha outra renda). 

Normalmente essas previdências onde a empresa contribui com o mesmo percentual só tem essa vantagem mesmo, porque a rentabilidade é terrível (pelo que vi aqui, perte pro cdi). 

Há algumas opções que estão rendendo muito bem.

Sabe dizer sobre a pergunta que fiz acima?

Obrigado pessoal!

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Danilo disse:

eu posso fazer portabilidade dessa previdência sendo que a empresa contribui nessa? Como isso funciona?

Poder até pode, mas provavelmente vai transferir só o seu saldo. Teria que ver as regras da sua previdência, normalmente só tem acesso ao saldo que a empresa paga depois de longos anos. E quase nunca é 100%

Link para compartilhar

• 0

@Danilo Vou fazer um comentario adicional baseado no meu Cenario que é semelhante ao seu:

Tenho Previdencia no mesmo formato com a Firma... E isso foi algo que coloquei na conta quando negociei a entrada no trabalho e notei nesses ultimos 20 Anos que uso esse tipo Previdencia (outras empresas que trabalhei ja fazia) migrando o Saldo, isso so da Trabalho mas não faz diferenca nenhuma no Final.

Detalhe importante é que vc irá notar na declaração de IR que voce poderia abater MUITO MAIS do que esses 4% pois possivelmente seu rendimento anual é muito maior do que o salario BRUTO (Vide seu ContraCheque/Holerite).

Dessa forma optei por escolher uma Previdencia Privada em separado e percebi (Pos AUVP) que eu ainda apos dessa nova Previdencia estava deixando na mesa do Governo e aos poucos venho aumentando meu aporte, mas possivelmente ainda vai ficando um pouquinho que tu não abateu e sei que da para melhorar, porem aos pouco chego no mundo ideal

Eis acima um Relato da minha trajetoria Real

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
35 minutes ago, Gabriel Guth disse:

Como é possível calcular esse rendimento total bruto do ano?

O que eu tenho feito é me basear nos valores da ultima declaração do IRPF, no caso do ano anterior. Ali vc consegue ver claramente quanto foi sua renda total bruta, qto houve de contribuição para fundos de previdencia privados (nesse caso os PGBLs), etc... e eu tenho feita a conta dos 12% de abatimento com base nesses dados. 

Durante o ano corrente podem ter ocorrido aumentos + correções, que se vc quiser na ponta do lapis deve incluir com base no rendimento do ano anterior.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Danilo disse:

Bom dia!

Perfeito, consegui compreender, agora a duvida é, eu posso fazer portabilidade dessa previdência sendo que a empresa contribui nessa? Como isso funciona?

Eu não tenho resposta para essa dúvida, mas a sua empresa deve ter. Recomendo perguntar a eles......e ideia de transferir o saldo para outra previdência em outro banco é uma saída inteligente.....apesar do trabalhinho que vai ter....

Abraço 

Editado por Rodrigo Haddad
Link para compartilhar

• Criar novo...