Jump to content
  • 0

Minha primeira carteira.

Rodrigo B Bordin

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Então vamos lá @Rodrigo B Bordin, terminou todas as aulas?

Posso te dizer que vejo algumas empresas boas por ai, mas faltam algumas informações que acho que você poderia adicionar, como a pontuação de cada uma delas no seu diagrama e as % que pretendes colocar em cada uma junto com as perguntas que usasse nas tuas análises, assim podemos te ajudar melhor.

Dessa forma que você perguntou parece que estais procurando um assessor de investimentos por aqui hahahahahha

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Minha sugestão: Coloque no diagrama, responda as perguntas conforme a sua analise, se a nota no final for ruim eu pensaria melhor se valeria a pena e no que você acredita para ter essas ações em sua carteira :) mas eu acho que voce esta indo no caminho certo de comprar açoes devido ao cenário atual. Boa sorte na sua analise ❤️

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

REalmente, sou novo aqui, então vou colocar a pontuação do meu diagrama

KLBN4 - 3 Perene 15%
FLRY3 - 5 Perene 10%
SAPR3 - 3 Perene 10%
PSSA3 - 5 Perene 10%
BBAS3 - 5 Perene 15%
GGBR4 - 7 Intermediário 15%
HYPE3 - 3 Perene 10%
VIVA3 - 5 Perene 5%
TTEN3 - 1 Perene 5%
KEPL3 - 7 Intermediário 5%

As perguntas foram as padrão do diagrama, ainda não tenho conhecimento suficiente pra fazer a minha própria análise.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Rodrigo B Bordin disse:

Boa tarde, o que acham dessa carteira de ações para iniciar?

KLBN4 
FLRY3 
SAPR3 
PSSA3
BBAS3
GGBR4
HYPE3
VIVA3
TTEN3
KEPL3

Aceito sugestões. 

Rodrigo, começo a análise reforçando na importância da inclusão de renda fixa em uma carteira para equilibrar risco e retorno (creio que você colocou apenas as ações, mas deve ter sua gestão também em renda fixa), especialmente em períodos de maior volatilidade no mercado de ações. 

Sobre a carteira apresentada, ela reúne empresas de setores variados, como papel e celulose (KLBN4), saúde (FLRY3, HYPE3), saneamento (SAPR3), seguros (PSSA3), financeiro (BBAS3), siderurgia (GGBR4), tecnologia (VIVA3, TTEN3) e logística (KEPL3). Essa diversificação é um ponto positivo, pois reduz os riscos ao não concentrar investimentos em um único setor ou empresa. No entanto, a análise deve considerar o seu perfil do investidor e os objetivos financeiros no longo prazo, além de outros fatores fundamentais de cada empresa.

Na análise fundamentalista das empresas, é crucial observar o histórico de resultados financeiros, a consistência nos lucros, a posição no mercado e a gestão. KLBN4, por exemplo, é uma referência no setor de papel e celulose, exportadora, e sensível ao dólar., fatores como variação cambial e demanda global impactam diretamente seu desempenho, mas vejo com bons olhos, pois no setor de celulose ela tem outros produtos de venda interna e variação em seu portifólio para ter uma dependência menor em relação as oscilações cambiais. FLRY3 e HYPE3 estão em um setor defensivo, menos suscetível a crises, mas devem ser avaliadas quanto à capacidade de inovação e ampliação de market share (sua participação no setor de atuação).

SAPR3 é uma ação de saneamento, geralmente considerada estável e com potencial de valorização no longo prazo, principalmente devido à crescente demanda por infraestrutura no Brasil. PSSA3 atua no mercado de seguros, uma área resiliente, mas é importante verificar sua capacidade de adaptação às mudanças regulatórias e inovação tecnológica. BBAS3 é um dos pilares do setor bancário e tem apresentado bons dividendos, mas está exposto a riscos políticos devido ao controle estatal.

GGBR4, do setor de siderurgia, é cíclica, variando conforme o mercado global de commodities e a demanda interna por aço, sendo ideal para quem busca aproveitar os ciclos de alta. VIVA3 e TTEN3 estão no setor de tecnologia, que possui alto potencial de crescimento, mas exige um olhar atento à inovação e à capacidade de entrega frente à concorrência. Por fim, KEPL3 é uma empresa menor, mas com exposição ao agronegócio, setor robusto na economia brasileira.

A diversificação setorial é um dos pontos fortes dessa carteira, mas é recomendável revisitar cada ação quanto à sua representatividade em relação ao portfólio como um todo, considerando os  seus objetivos financeiros, a tolerância ao risco e o horizonte temporal para os investimentos. Uma abordagem equilibrada, combinando renda fixa e variável, além de ajustes periódicos baseados em cenários econômicos e utilizando o diagrama, contribuirá para um crescimento sustentável do seu patrimônio.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Também tem de se atentar a como as empresas estão lidando com problemas futuros, por exemplo, como dizem os pesquisadores, por causa do aquecimento global, estamos na Era do Piroceno, onde é difícil controlar as queimadas, por isso, se você investe em alguma empresa referente ao agro ou no seu caso a Klabin, que lida com celulose, qual a estratégia que ela pretende adotar com o futuro desafiador a frente?

Também é importante escolher empresas que se alinham com você, e como você imagina que seja o futuro.

Editado por Wallace Pires
  • Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...