Fabio Curvelano Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro Eu estava pensando sobre os títulos préfixados, que alteram o preço de acordo com a taxa Achei até legal o tema e etc. Mas porque o governo simplesmente não congela a taxa do título durante o processo (ai a selic muda, mas o título se mantem igual)? A marcação a mercado tem alguma vantagem para o Estado? Seria a única explicação para essa logística desnecessária... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Eddy Paulini Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro 2 horas atrás, Fabio Curvelano disse: Mas os titulos nunca são os mesmo, correto? Exato. 2 horas atrás, Fabio Curvelano disse: Então por exemplo, eu compro um título hoje com o interesse de daqui 3 anos 700 se tornarem 1000 e daqui 1 ano a taxa de juros reduz. Ao invés de mudar a taxa e valor do meu título, que ja está vendido, o governo pode simplesmente emitir novos, me parece fazer mais sentido Se a taxa cai, o preço do título sobe. É vantajoso pois está se antecipando uma rentabilidade. Quem não vai gostar de receber boa parte do valor já antes do prazo? Pense que no seu exemplo, eu levaria 3 anos para receber 300 reais o que daria em média 100 reais por ano (fazendo uma média apenas para exemplificar melhor). Talvez seja vantagem receber, por exemplo, 200 em 1 ano. E mesmo assim, serão emitidos novos títulos por conta da procura. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro 22 minutes ago, Fabio Curvelano disse: Eu estava pensando sobre os títulos préfixados, que alteram o preço de acordo com a taxa Achei até legal o tema e etc. Mas porque o governo simplesmente não congela a taxa do título durante o processo (ai a selic muda, mas o título se mantem igual)? A marcação a mercado tem alguma vantagem para o Estado? Seria a única explicação para essa logística desnecessária... Boa tarde, @Fabio Curvelano ! As taxas oferecidas na verdade mudam diariamente e não somente de acordo com as mudanças da taxa de juros. Além disso, existe a lei da oferta e demanda. Se a taxa de um tesouro prefixado fosse congelada, como o governo iria fazer a venda dos títulos para angariar dinheiro sendo que existem outros títulos oferecendo taxas mais atrativas? Sobre a marcação a mercado, ela tem vantagens para quem conhece sobre a marcação. Se o próprio governo disponibiliza gráficos no site do tesouro sobre a marcação, obviamente eles também se beneficiam com marcações fazendo antecipações de rentabilidade assim como aprendemos aqui. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Tessyo Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro acho que enquanto mundo é mundo, a pratica de congelamento de taxas ou de preços nunca deu certo, a economia é variável, a lei da oferta e demandas sempre ajusta preços e taxas, quando pensar em congelamento, repense, quase nunca é uma solução inteligente. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio Curvelano Postado 4 de Dezembro Author Compartilhar Postado 4 de Dezembro 1 minute ago, Edison Paulini disse: Boa tarde, @Fabio Curvelano ! As taxas oferecidas na verdade mudam diariamente e não somente de acordo com as mudanças da taxa de juros. Além disso, existe a lei da oferta e demanda. Se a taxa de um tesouro prefixado fosse congelada, como o governo iria fazer a venda dos títulos para angariar dinheiro sendo que existem outros títulos oferecendo taxas mais atrativas? Sobre a marcação a mercado, ela tem vantagens para quem conhece sobre a marcação. Se o próprio governo disponibiliza gráficos no site do tesouro sobre a marcação, obviamente eles também se beneficiam com marcações fazendo antecipações de rentabilidade assim como aprendemos aqui. Mas os titulos nunca são os mesmo, correto? Então por exemplo, eu compro um título hoje com o interesse de daqui 3 anos 700 se tornarem 1000 e daqui 1 ano a taxa de juros reduz. Ao invés de mudar a taxa e valor do meu título, que ja está vendido, o governo pode simplesmente emitir novos, me parece fazer mais sentido A lógica do meu título mudar de preço me parece meio que comprar um Iphone parcelado e: Se ele reduzir de preço eu pago menos durante mais parcelas E se ele aumentar eu pago mais durante menos parcelas E tipo, seria só manter o meu preço e número de parcelas, mudando o jogo apenas para quem está comprando agora Mas ai pode ter sido uma falha de interpretação do que é um título prefixado. Porque, pelo que eu entendi o prefixado é uma "selic com garantia" e novos títulos são criados sempre. Só que talvez exista uma certa quantidade de títulos para alguma finalidade Então supondo que eu compre o Título X que tem Selic + x% e ele é destinado para pagar uma dívida Daqui 2 anos se torna mais urgente a injeção de caixa para pagar a dívida Ao invés de emitir um novo título eles aumentam a taxa de juros do meu OUUU Seguindo essa lógica do Iphone Se o Iphone aumentar de preço, eu estou pagando menos por um produto que vale mais (então eu estaria meio que ganhando na marcação a mercado) E se o Iphone Reduzir de preço eu estou pagando mais por um produto que vale menos (então eu estaria perdendo na marcação a mercado) E o governo tenta replicar esse processo dentro do préfixado para tornar o título mais atrativo Seria essa a lógica? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio Curvelano Postado 4 de Dezembro Author Compartilhar Postado 4 de Dezembro 15 minutes ago, Tessyo disse: acho que enquanto mundo é mundo, a pratica de congelamento de taxas ou de preços nunca deu certo, a economia é variável, a lei da oferta e demandas sempre ajusta preços e taxas, quando pensar em congelamento, repense, quase nunca é uma solução inteligente. Mas a renda contratada já é congelada 😂 Porque a taxa e o preço não? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Fabio Curvelano
Eu estava pensando sobre os títulos préfixados, que alteram o preço de acordo com a taxa
Achei até legal o tema e etc.
Mas porque o governo simplesmente não congela a taxa do título durante o processo (ai a selic muda, mas o título se mantem igual)?
A marcação a mercado tem alguma vantagem para o Estado?
Seria a única explicação para essa logística desnecessária...
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
DIAS POPULARES
4/Dez
6
Top Posters For This Question
Fabio Curvelano 3 posts
Eddy Paulini 2 posts
Tessyo 1 post
DIAS POPULARES
4/Dez 2024
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa tarde, @Fabio Curvelano ! As taxas oferecidas na verdade mudam diariamente e não somente de acordo com as mudanças da taxa de juros. Além disso, existe a lei da oferta e demanda. Se a ta
Tessyo
acho que enquanto mundo é mundo, a pratica de congelamento de taxas ou de preços nunca deu certo, a economia é variável, a lei da oferta e demandas sempre ajusta preços e taxas, quando pensar em conge
Fabio Curvelano
Eu estava pensando sobre os títulos préfixados, que alteram o preço de acordo com a taxa Achei até legal o tema e etc. Mas porque o governo simplesmente não congela a taxa do título durante
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts