Jump to content
  • 0

ETF extrangeiras


Cristian Souza

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Cristian Souza disse:

Quantas ETF's são o suficiente para uma boa diversificação? O IVV tem um portifólio de 504 ações, com um bom peso em empresas com technologia, Escolhendo o IVV pra carteira, quantos outros ETF's seria interessante integrar para uma diversificação considerada boa?

Olha, o IVV já é um baita começo porque cobre o S&P 500, dando exposição a 504 das maiores empresas dos EUA, com peso relevante em tecnologia. Isso já é uma diversificação considerável dentro do mercado americano. Mas se a ideia é ampliar ainda mais o alcance, dá pra pensar em incluir outros ETFs que complementem o IVV com diferentes regiões, setores ou tipos de empresas.

Por exemplo, o VT é ótimo pra diversificação global, porque ele inclui mercados emergentes e desenvolvidos, dando exposição ao mundo todo. Já pra focar especificamente em mercados emergentes, você pode considerar ETFs como o EEM ou o IEMG, que investem em países como China, Brasil, Índia e outros com economias em crescimento, mas que têm dinâmicas diferentes dos mercados desenvolvidos.

Se quiser algo mais segmentado, pode explorar ETFs setoriais, como o XLV (saúde) ou XLE (energia), ou até ETFs de small caps, como o IWM, que pode adicionar um pouco mais de risco, mas também potencial de retorno.

No final, o número de ETFs depende dos seus objetivos e do quanto você quer diversificar. O ideal é buscar opções que realmente complementem o IVV, evitando repetir muita coisa. Uns três ou quatro ETFs que cubram diferentes mercados e setores já são mais que suficientes pra uma carteira bem equilibrada.

Tem ótimos ETFs neste post do Malheiros:

https://comunidade.auvp.com.br/artigos/investimentos-internacionais/etfs-internacionais-r3/page/2/?tab=comments#comment-229 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Cristian Souza disse:

Quantas ETF's são o suficiente para uma boa diversificação? O IVV tem um portifólio de 504 ações, com um bom peso em empresas com technologia, Escolhendo o IVV pra carteira, quantos outros ETF's seria interessante integrar para uma diversificação considerada boa?

Olá, @Cristian Souza!

Além do post do Malheiros que a @Daniele Vilela citou, vale a pena dar uma olhada no Módulo Bônus- Masterclasses:

Aula 01 - O que são ETFs Globais e por que eles são fundamentais?

Me lembro bem dessa aula, pois foi a primeira live da minha turma, a 35. Na época voei geral...Depois com o curso concluído voltei a assistir e daí deu bom! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como já falaram, a resposta precisa de um pouco mais de refinamento na pergunta.

 

Diversificação em que sentido? Se analisarmos geograficamente, a sua carteira está 0 diversificada, 100% nos EUA - para o bem ou para o mal. Evidentemente que nos últimos tempos os EUA se destacaram no mercado acionário, mas isso vai continuar nos próximos anos? Não temos como saber, resta então a decisão pessoal de manter uma aposta exclusiva nos EUA ou diversificar globalmente (EUA, desenvolvidos e emergentes).

 

Se analisarmos setores, embora o IVV tenha certa diversificação, há uma concentração em empresas tech. A decisão aqui também é pessoal, não temos como saber o futuro de cada setor, é mais importante para você continuar mais alocado em tech ou diversificar em mais setores?

 

Por fim, agora como opinião pessoal, gosto, além de diversificar geograficamente, de investir em ETF's de fatores: momento, qualidade, mínima volatilidade e valor. Talvez valha a pena o estudo!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...