Jump to content
  • 0

Dúvida: Diagrama do Serrado x Contrafluxo

Maxsuel Fernandes Maccari

Pergunta

Eu tive esse resultado do meu PIAR:

image.png.a8e7263d521aa7e4e6dbd0a05ee10f19.png

E eu decidi fazer no diagrama do serrado uma alocação parecida:

• 25% de Ações no Brasil
  • 25% de Ações (e ETFs) no Exterior
  • 15% de Fundos Imobiliários
  • 2% de Criptomoedas
  • 28% de Renda fixa Nacional

Um dos motivos de eu colocar 15% em FIIs e 2% em Criptomoedas é porque o mercado hoje de Criptomoedas está com ganância alta, enquanto os FIIs estão muito descontados.

Quando o mercado se inverter, faz sentido eu mudar essa estratégia? Por exemplo, quando FIIs se tornarem "caros" eu reduzir para 10%, e quando o indicador de ganância estiver baixo, aumentar criptomoedas para 5%?

E, pelo momento depressivo do mercado, faz sentido eu usar o valor dos aportes da reserva de oportunidade para comprar mais ações e FIIs?

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia, então @Maxsuel Fernandes Maccari o próprio diagrama do cerrado faz essas correções de cotacotação, em um primeiro momento você pode até pegar uma ativo esticado, exemplo hoje o bitcoin, porém como do diagrama faz a leitura das cotações, nos seus próximos aportes ele já vai direcionar exatamente para o mais descontado, buscando o equilíbrio. 

Exemplo: se os Fiis dispararem automaticamente o diagrama vai identificar que o total dos seus fiis estão acima da sua meta, em queda do bitcoin a a sua carteira vai estar abaixo da sua meta no diagrama, o por isso o diagrama vai direcionar o seu aporte para o bitcoin entre outros, para equilibrar sua carteira conforme as suas metas.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Maxsuel Fernandes Maccari disse:

• 25% de Ações no Brasil
  • 2% de Criptomoedas

Um dos motivos de eu colocar 15% em FIIs e 2% em Criptomoedas é porque o mercado hoje de Criptomoedas está com ganância alta, enquanto os FIIs estão muito descontados.

Quando o mercado se inverter, faz sentido eu mudar essa estratégia? Por exemplo, quando FIIs se tornarem "caros" eu reduzir para 10%, e quando o indicador de ganância estiver baixo, aumentar criptomoedas para 5%?

E, pelo momento depressivo do mercado, faz sentido eu usar o valor dos aportes da reserva de oportunidade para comprar mais ações e FIIs?

vc tem q deixar uma meta fixa. Quem cuida da questão do ativo estar em alta ou em baixa é o próprio diagrama. Então, defina o quanto vc quer ter em carteira de criptomoedas, sem considerar se a ganância ta alta ou não, e se sua porcentagem estiver maior do que deve, o diagrama simplesmente não vai recomendar o aporte.

Meu exemplo pra facilitar: minha meta de criptomoedas é 5%. Mas devido à alta, chegou quase a 9% de criptos na carteira, então já faz algum tempo que o diagrama sequer recomenda comprar criptos nos meus aportes. Entendeu?

image.png.6ae3f435a676ea55940270130c64ec37.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Maxsuel Fernandes Maccari disse:

• 25% de Ações no Brasil
  • 2% de Criptomoedas

O diagrama que vai determinar o seu nível de exposição ao risco, de acordo com a sua própria aversão ao risco, ele que vai levar em conta o que está "barato/descontado" de acordo com as notas que você atribuiu.

Não se muda as metas por "variações de mercado". Você até pode mudar as suas metas se seus objetivos ou aversão só risco mudar. Ou se considerar que deve mudar alguma nota de risco porque não representa o seu pensamento.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Maxsuel Fernandes Maccari disse:

• 25% de Ações no Brasil
  • 2% de Criptomoedas

Boa tarde, @Maxsuel Fernandes Maccari !

Apenas complementando um pouco nossos amigos.

Essas mudanças de metas que comentou não são bem vindas pois seria nós tomando decisões com base na emoção do momento. E isso pode nos levar a erros e a fazer desbalanceamentos desnecessários na carteira. Imagine um momento em que queiramos aumentar, por exemplo, nossa exposição em criptos. Enchemos a carteira delas ultrapassando as metas que foram criadas em princípio e uma hora que dá um xabu nessa categoria, a coisa derrete vem aquele arrependimento e sensação de ter feito besteira.

O melhor é estabelecer as metas e não mexer pois o diagrama como citado pessoal vai no racional e dentro dos limites impostos que trazem uma real segurança e nos protege de nós mesmos.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...