Jump to content
  • 0

BBSE3 é segura? Porquê um P/L e P/VP altos para uma Estatal?

João Peralta

Pergunta

Olá, Amigos, 

Seguindo minha trilha de estudos por empresas para investir, me deparei com BBSE3 - Nossa querida Holding Brasileira de Seguros. 
Eis minha dúvida: Em seus indicadores não é apresentado dados sobre a Receita. Porquê? Chequei em 3 sites e não há receita, imagino que haja algum bom motivo. 

Também ouvi dizer que a BBSE3 3 apesar de ser controlada pelo Banco do Brasil, tem um perfil de administração diferente. Então o mercado não a precifica como uma estatal! Pude avaliar isso com os indicadores, P/L e P/VP muito altos para o padrão Estatal. Falei besteira? Ou há algo neste sentido? 

Podem me ajudar? É uma boa empresa? 

PS: Não sou fã de Estatais. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, João Peralta disse:

Olá, Amigos, 

Seguindo minha trilha de estudos por empresas para investir, me deparei com BBSE3 - Nossa querida Holding Brasileira de Seguros. 
Eis minha dúvida: Em seus indicadores não é apresentado dados sobre a Receita. Porquê? Chequei em 3 sites e não há receita, imagino que haja algum bom motivo. 

Também ouvi dizer que a BBSE3 3 apesar de ser controlada pelo Banco do Brasil, tem um perfil de administração diferente. Então o mercado não a precifica como uma estatal! Pude avaliar isso com os indicadores, P/L e P/VP muito altos para o padrão Estatal. Falei besteira? Ou há algo neste sentido? 

Podem me ajudar? É uma boa empresa? 

PS: Não sou fã de Estatais. 

Fala, João! Então, sobre a BBSE3, o lance de não aparecer receita nos indicadores é porque ela é uma holding pura. Isso significa que, tecnicamente, ela não tem uma operação direta que gere receita própria. A grana que entra vem dos resultados das empresas que estão debaixo dela, como a Brasilseg, que é uma parceria com a MAPFRE no ramo de seguros. Por isso, em vez de receita, o foco tá no lucro líquido, que reflete o desempenho consolidado das empresas que ela controla.

Agora, sobre o perfil de administração, você tá certo! Apesar de ser controlada pelo Banco do Brasil, a BB Seguridade é vista como uma empresa com governança mais voltada pro mercado, o que faz ela escapar daquele rótulo típico de estatal. Isso explica os múltiplos mais altos (P/L, P/VP), porque o mercado confia mais na gestão e nos resultados consistentes dela. Não é besteira, não! É um ponto positivo, inclusive.

Quanto a ser uma boa empresa, ela tem um modelo de negócio bem lucrativo, focado no segmento de seguros e previdência, que tem crescido bem no Brasil. Os dividendos geralmente são atrativos também. Claro, como sempre, vale considerar os riscos, como o setor financeiro ser muito atrelado ao desempenho econômico do país e possíveis interferências políticas, mesmo que sejam menores aqui.

Se você não é fã de estatais, a BBSE3 pode ser um ponto fora da curva, mas sempre bom comparar com outras opções do setor antes de decidir.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Obrigado, Daniele. 

Mas agora surgiram novas dúvidas kkk terei que me aprofundar. Pois não compreendo claramente o papel de uma Holding.

Ela é dona de fato dessas empresa citadas ( MAPFRE e  Brasilseg) ?
É uma sociedade?
Porquê ela tem participação nos Lucros das empresas que controla mas não na operação? 

Editado por João Peralta
Link para compartilhar

• Criar novo...