Jump to content

ADITIVO AO DESAFIO DA SEMANA - NÃO PROCURAR UM CULPADO


Recommended Posts

Certa vez eu assisti uma palestra que falava sobre a "auto responsabilidade", que é basicamente você ser responsável por tudo que acontece na sua vida, vou explicar melhor ...
Imagina que você não seja promovido no seu emprego: no primeiro momento, as pessoas tendem a buscar o culpado disso, é o chefe que puxa saco de fulano, é a empresa que não da oportunidade, etc etc. Mas, em momentos como esses, precisamos pensar além: se eu não fui promovido, talvez eu não esteja desempenhando no nível necessário, se a empresa não me oferece oportunidades, talvez eu que esteja acomodado aqui e preciso procurar oportunidades em outros lugares.
Trazer essa atitude para o lado racional, me ajuda a ser mais proativo e até a me relacionar melhor no meu dia a dia. As vezes, alguém próximo de você vai errar, você terá duas alternativas: 1- Apontar o dedo e culpar a pessoa pelo erro; 2- Focar em resolver o problema e depois ver como evitar isso novamente;
Sempre busque optar pela atitude nº2, até porque, normalmente, quando você vai refletir sobre os problemas "causados por outras pessoas", por mais que ela seja a culpada, frequentemente você tem a sua parcela de culpa também.
Isso tem me ajudado profissional e pessoalmente.
E ai, bora tentar não ficar buscando o culpado e focar em resolver os problemas?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Muito boa reflexão... faz algum tempo que eu tive essa "consciência" e mudei minha mentalidade. Nós somos responsáveis por aquilo que acontece com nós mesmos. Eu achop também que pode ter um fator sorte em determinados momentos, porém se não estamos preparados e no local certo, algumas coisas não vão acontecer.
Profissionalmente falando, eu sou responsável por buscar conhecimento e entregar os melhores resultados para estar apto a uma oportunidade na empresa e, se mesmo com todos os esforços realizados não sou reconhecido, talvez ali não seja o local certo e devo procurar uma oportunidade fora que necessite dos skills que tenho desenvolvido.
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa, Wesley, gosto bastante dessa "filosofia de vida e trabalho".

Com certeza é muito mais reconfortante achar um culpado, porque significa que não vai será o seu ego que ficará abalado, não será você que levará aquela puxada de orelha na reunião, não será você que passará vergonha, não será você que terá que se mexer, mudar ou achar uma solução, ...

Por experiência, reuniões que entram nesse ciclo de achar um culpado, viram uma bagunça, porque ninguém quer aquela batata-quente na sua mão. O único resultado que traz é desavenças que impactam o trabalho e colaborações futuras. A questão é que achar um culpado, na maioria dos casos, sequer vai ajudar em algo.

Além disso, acho uma boa prática se considerar culpado (e responsável) por tudo que acontece com você. Mas não caia no ciclo de se auto-linchar, porque é dois passos para entrar em uma depressão.

Na realidade, tudo é sua culpa? Não. Tem coisas que realmente estão fora do nosso controle, mas de que adianta focar nelas se estão fora do nosso controle? Que resultado teríamos? O que mudaríamos? Nada, né? Traria apenas frustração e raiva por não conseguirmos mudar nossa situação.

Se considerar culpado, coloca a responsabilidade em você de mudar. E apesar de naturalmente resistirmos mudanças, é assim que evoluímos e melhoramos. (In)felizmente ninguém vai fazer isso pela gente.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...