Karoline Birnfeld Bettes Postado ontem às 17:51 Compartilhar Postado ontem às 17:51 Olá pessoal, tudo bem? Acabei de ingressar no curso e estou amando as primeiras aulas. Bom, eu tenho 37 anos, tenho um pequeno negócio na área de eventos sociais e tiro em torno de 130 mil reais no ano. Este ano abri um e-commerce na área de vestuário feminino para crescer financeiramente. Ainda estou engatinhando nesse meu negócio, está muito difícil crescer na internet, ganhar seguidores e, consequentemente, conseguir compradoras. Mas sei que todo negócio tem o seu começo e todo começo é devagar. Tenho muitas e muitas ideias de novos negócios, mas me falta tempo para executar essas ideias, já que trabalhar com eventos não é fácil, pois trabalho praticamente de segunda a segunda, já que os eventos acontecem nos finais de semanas. Contudo, este trabalho é a minha principal fonte de renda. Adquiri o curso para aumentar o meu patrimônio. Quero me aposentar dentro de 10 ou 15 anos, mas quero continuar trabalhando, mas numa escala mais tranquila. Não sou uma pessoa que sonho com o luxo, só quero ter a minha casa própria com quintal, pois tenho cachorros e eu amo cuidar de uma plantinha. Não almejo carros de luxo e nem nada do tipo. A única coisa que amo realmente fazer é viajar e conhecer outros países. Portanto, seguindo a indicação do curso, este é o meu plano: Bens: Casa com quintal – 900 mil Carro – 60 mil Viagens no ano – 50 mil Despesas: Casa: Manutenção – IPTU – despesas – R$3.000 Carro: Manutenção – Seguro – IPVA – R$2.500 Viagens no ano: 50 mil no ano/ 4.160 por mês Alimentação e despesas pessoais: 3.000 Ou seja, com 15 mil reais por mês eu serei feliz e terei uma vida tranquila. Será que consigo? Hoje eu consigo guardar em torno de 60 mil reais por ano, tenho 140 mil reais investido em fundos imobiliários (estou desesperada com a queda, já perdi mais de 22 mil reais na desvalorização dos fiis e comecei a vender os fundos - ainda não sei se fiz certo ou errado, entrei no curso para aprender mais sobre os fiis, pois eles estavam sendo administrados por uma outra pessoa que não tem paciência para me explicar como tudo funciona, e estou injetando em CDI, até aprender aqui no curso o melhor lugar para investir), porém, estou na meta de conseguir guardar uns 200 mil pra dar entrada na casa própria, não quero morar de aluguel, pois passei a vida inteira vendo meus pais morando de aluguel e sofrendo com essa dívida mensal, passando estresse, angústia e ansiedade sem saber se iriam conseguir pagar o aluguel do próximo mês. Portanto, meu sonho primordial e inadiável é a conquista da casa própria, contudo, irei comprar algo dentro do que é possível hoje, dentro da minha realidade de hoje, que é em torno de 330 mil. Posteriormente, ir pra minha tão sonhada casa com quintal. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alan Fernando Yoshiaki Matsushita Postado ontem às 18:26 Compartilhar Postado ontem às 18:26 Olá! Lendo seu relato, eu considero que sim, você vai conseguir alcançar seu sonho, e talvez antes do que imagina! Mas tem alguns pontos que me chamaram a atenção, que com certeza com o decorrer do curso você naturalmente vai ficar mais tranquila. Estamos em um cenário macro e político complicado no país, o que faz com que alguns investimentos e nesse caso principalmente os FIIs derretam! Inicialmente ninguém gosta ou quer ver seu patrimônio diminuir quando olhamos para o saldo na corretora, mas acredite, com o tempo e com algum conhecimento a mais, essa visão será alterada para um olhar de "oportunidades". SIM! O que eu indicaria é continuar firme aprendendo o máximo possível e não tomar decisões precipitadas com o mercado em queda, pois é justamente assim que as pessoas perdem muito dinheiro! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado 23 horas atrás Compartilhar Postado 23 horas atrás (edited) Boa tarde, tudo bem? Primeiramente bem vinda ao cardume. IMPORTANTE: NÃO VENDA NADA AGORA. Deixa tudo onde está, espere terminar o curso para tomar decisões de investimento. Qualquer dinheiro novo que entrar coloque no TESOURO SELIC 2029 até saber o que fazer com ele. Sobre o tamanho do sonho, com 140mil investidos inicialmente e um aporte de 12mil/mês você consegue uma renda mensal em 15 anos de cerca de 28mil (sendo 21mil livres, o restante precisa ser reinvestido para preservar o poder de compra). Se for usar os 900mil para a aquisição da casa sobra uma renda mensal de 17mil livres. (considerando rentabilidade real de 8% a.a.) (Eu fiz esse calculo todo porque calculei errado na minha cabeça que 60mil/ano daria 12mil/mes e agora não quis apagar tudo pra reajustar 🥲) Ele serve só pra ter uma ideia, na pratica você irá ajustando. Editado 23 horas atrás por Thiago Moreira Borges tinha errado o calculo do aporte mensal 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoline Birnfeld Bettes Postado 23 horas atrás Author Compartilhar Postado 23 horas atrás 18 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse: Boa tarde, tudo bem? Primeiramente bem vinda ao cardume. IMPORTANTE: NÃO VENDA NADA AGORA. Deixa tudo onde está, espere terminar o curso para tomar decisões de investimento. Qualquer dinheiro novo que entrar coloque no TESOURO SELIC 2029 até saber o que fazer com ele. Sobre o tamanho do sonho, com 140mil investidos inicialmente e um aporte de 12mil/mês você consegue uma renda mensal em 15 anos de cerca de 28mil (sendo 21mil livres, o restante precisa ser reinvestido para preservar o poder de compra). Se for usar os 900mil para a aquisição da casa sobra uma renda mensal de 17mil livres. (considerando rentabilidade real de 8% a.a.) (Eu fiz esse calculo todo porque calculei errado na minha cabeça que 60mil/ano daria 12mil/mes e agora não quis apagar tudo pra reajustar 🥲) Ele serve só pra ter uma ideia, na pratica você irá ajustando. Obrigada Thiago, pela sua resposta! Infelizmente eu tirei uma boa parte dos fiis já, pois a intenção é comprar a casa de 330 mil que mencionei no próximo ano, pois preciso sair de onde estou atualmente, ou seja, em 2025 vou precisar começar do zero minha vida financeira, pois 90% do meu dinheiro hj vou precisar comprar a casa e financiar uma parte. Mas estou tranquila, pois a partir do momento que vc tem um teto sob sua cabeça, o resto com o tempo vc vai conquistando. E sei que consigo guardar muito mais dinheiro que muitas pessoas. Enfim, um passo de cada vez. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoline Birnfeld Bettes Postado 23 horas atrás Author Compartilhar Postado 23 horas atrás 2 horas atrás, Alan Fernando Yoshiaki Matsushita disse: Olá! Lendo seu relato, eu considero que sim, você vai conseguir alcançar seu sonho, e talvez antes do que imagina! Mas tem alguns pontos que me chamaram a atenção, que com certeza com o decorrer do curso você naturalmente vai ficar mais tranquila. Estamos em um cenário macro e político complicado no país, o que faz com que alguns investimentos e nesse caso principalmente os FIIs derretam! Inicialmente ninguém gosta ou quer ver seu patrimônio diminuir quando olhamos para o saldo na corretora, mas acredite, com o tempo e com algum conhecimento a mais, essa visão será alterada para um olhar de "oportunidades". SIM! O que eu indicaria é continuar firme aprendendo o máximo possível e não tomar decisões precipitadas com o mercado em queda, pois é justamente assim que as pessoas perdem muito dinheiro! Sim, vc tem toda razão! meu foco hoje está em 100% nesse curso, nunca tive tanta vontade de aprender o mercado financeiro como agora. Ainda bem que encontrei esse curso. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Caio Henrique De Felice Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás Boa tarde! Vai conseguir, sim! Sobre a casa, dependendo da região na qual pretende morar, você conseguiria as coisas que almeja até por um valor menor... Sobre o e-commerce, desejo-lhe sorte e garra! Queria compartilhar uma experiência sobre isso: mantenha-se sempre firme ao seu plano de negócios e projete expectativas de crescimento paupáveis! Tente sempre ver seu negócio com racionalidade e, se tiver como, peça a opinião de terceiros. Entendi que sua empresa estaria no ramo varejista. Minha esposa trabalhou por 5 anos no segmento de pets (cachorros) confeccionando acessórios e roupas. Trabalhou MUITO, mas nunca viu o dinheiro voltar, até que decidiu fechar o negócio. Ficou deprimida por uns meses pois era o "filho" dela. Então decidiu atacar no ramo da beleza e se encontrou! Hoje está prosperando e se sente muito mais realizada! Enfim, boa sorte! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts