Igor Da Fonseca Silva Postado Quinta-feira às 00:56 Compartilhar Postado Quinta-feira às 00:56 Olá a todos sardinhas, acabei de fazer a aula do Raul sobre o planejamento de nossos sonhos e cheguei ao seguinte plano (que por acaso estou desenvolvendo enquanto escrevo isso aqui): Status atual: Tenho um comércio que gera de pró-labore para mim cerca de 20.000,00/mês. Essa realidade tem apenas 6 meses, então no momento nada investido, apenas um dinheiro guardado para começar. Como ainda pretendo ter um filho, não sei ao certo as despesas totais disso, só imagino que não seja pouco. (Tenho planos de fazer algo parecido com homeschooling com ele, se alguém quiser opinar a respeito, sou todo ouvidos). Bom, os meus sonhos são os seguintes: - Apartamento, casa no sítio e praia: essa parte já está resolvida graças ao grande esforço dos meus pais. (Deixo aqui registrado meu imenso OBRIGADO a eles). - Realizar algumas viagens: Roma, Israel, Machu Picchu, ver um eclipse solar, viajar para ver um milagre eucarístico, visitar o local de aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. - Comprar um telescópio (Esse foi adquirido a uma semana, mas ainda está em processo). - Viajar de Motorhome, nesse caso ainda não tenho ideia se valeria a pena comprar um. Aqui incluirei um gasto mensal para viagens. - Ter liberdade para algum ócio produtivo lendo, escrevendo, produzindo algum conteúdo. Gastos mensais para manter isso (acabei de realizar o cálculo, pois lembrei que ainda terei um filho): *Caso tenham achado alguns gastos com valor baixo, eu sou do interior do RJ, então realmente no interior alguns gastos ficam bem menores. A principal questão que rodei a minha mente atualmente é: Será que consigo ter a liberdade financeira em realmente muito pouco tempo, menos de 10 anos, ou isso é loucura? Obrigado pela paciência caso tenha chegado até aqui, sinta-se a vontade para julgar minha vida! Muito obrigado : ) 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado Quinta-feira às 15:49 Compartilhar Postado Quinta-feira às 15:49 14 horas atrás, Igor Da Fonseca Silva disse: Olá a todos sardinhas, acabei de fazer a aula do Raul sobre o planejamento de nossos sonhos e cheguei ao seguinte plano (que por acaso estou desenvolvendo enquanto escrevo isso aqui): Status atual: Tenho um comércio que gera de pró-labore para mim cerca de 20.000,00/mês. Essa realidade tem apenas 6 meses, então no momento nada investido, apenas um dinheiro guardado para começar. Como ainda pretendo ter um filho, não sei ao certo as despesas totais disso, só imagino que não seja pouco. (Tenho planos de fazer algo parecido com homeschooling com ele, se alguém quiser opinar a respeito, sou todo ouvidos). Bom, os meus sonhos são os seguintes: - Apartamento, casa no sítio e praia: essa parte já está resolvida graças ao grande esforço dos meus pais. (Deixo aqui registrado meu imenso OBRIGADO a eles). - Realizar algumas viagens: Roma, Israel, Machu Picchu, ver um eclipse solar, viajar para ver um milagre eucarístico, visitar o local de aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. - Comprar um telescópio (Esse foi adquirido a uma semana, mas ainda está em processo). - Viajar de Motorhome, nesse caso ainda não tenho ideia se valeria a pena comprar um. Aqui incluirei um gasto mensal para viagens. - Ter liberdade para algum ócio produtivo lendo, escrevendo, produzindo algum conteúdo. Gastos mensais para manter isso (acabei de realizar o cálculo, pois lembrei que ainda terei um filho): *Caso tenham achado alguns gastos com valor baixo, eu sou do interior do RJ, então realmente no interior alguns gastos ficam bem menores. A principal questão que rodei a minha mente atualmente é: Será que consigo ter a liberdade financeira em realmente muito pouco tempo, menos de 10 anos, ou isso é loucura? Obrigado pela paciência caso tenha chegado até aqui, sinta-se a vontade para julgar minha vida! Muito obrigado : ) Olha, antes de mais nada, dá pra ver que você tá com os pés no chão e, ao mesmo tempo, sonhando alto — e isso é exatamente o que torna tudo possível. Sobre a sua dúvida, ter liberdade financeira em menos de 10 anos não é loucura, mas vai depender de estratégia, consistência e algumas escolhas ao longo do caminho. Primeiro, parabéns pelo pró-labore! R$20k/mês é uma base muito sólida, ainda mais considerando que você tá no interior, onde o custo de vida é menor. E o melhor: você já tá pensando em como transformar esse fluxo de renda em patrimônio e, eventualmente, liberdade financeira. Pelo cálculo que você fez, precisa de R$2.610.000 pra alcançar sua meta de liberdade financeira com os R$10.800 de gastos mensais. Em 10 anos, com uma taxa de juros real de 6% ao ano (ótima estimativa conservadora), você teria que aportar cerca de R$15k por mês pra chegar nesse valor. É puxado, mas não impossível, principalmente se você conseguir manter e até expandir o faturamento do seu comércio. Se não for viável aportar tanto, uma saída seria estender um pouco o prazo ou focar em acelerar o crescimento dos seus investimentos. Por exemplo, reinvestir os lucros do comércio ou explorar outros negócios pra alavancar a renda, enquanto mantém um estilo de vida enxuto. Além disso, começar agora já te coloca à frente, porque o tempo e os juros compostos são seus aliados. Sobre ter um filho e fazer homeschooling, é uma ideia incrível, mas requer planejamento extra, não só financeiro, mas também emocional e estrutural. Homeschooling pode ser super enriquecedor, mas vai demandar tempo, dedicação e uma boa rede de apoio. Pode ser legal conversar com famílias que já seguem esse modelo e entender os desafios e as vantagens reais. E olha, ótimo o equilíbrio nos seus sonhos: tem viagens, aprendizado, espiritualidade, e até espaço pra ócio criativo. Isso já mostra que você tá pensando numa vida plena, não só no lado financeiro. A única coisa que eu sugeriria é revisar esse plano todo com uma certa frequência, já que sonhos mudam, a vida muda, e seu planejamento deve acompanhar. Então, respondendo de forma objetiva: sim, é possível alcançar a liberdade financeira em menos de 10 anos, mas exige foco, consistência nos aportes e, se possível, uma estratégia pra aumentar os ganhos sem comprometer a qualidade de vida. Tá no caminho certo, é só seguir ajustando conforme for andando. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts