Junior Martins Postado ontem às 11:08 Compartilhar Postado ontem às 11:08 Pessoal, vi em um post aqui na comunidade que não é legal aportar após o dia 16, mas eu não consegui achar a resposta do motivo. Eu ainda estou no móduo 4 e não sei se isto será explicado mais pra frente ou se foi explicado em algum vídeo do Raul, mas a questão é que eu estou bem inclinado em começar a investir em renda variável, mas agora fiquei com dúvida se é o momento certo. Quem puder me dar uma explicação sobre isto, sou grato! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mateus De França Postado ontem às 11:32 Compartilhar Postado ontem às 11:32 Opa, Junior primeiro conselho, só invista após concluir todo o curso. Em relação ao dia 16 é exclusivamente em dezembro, pois a "data de corte" da receita é dia 31/12. Ao realizar um investimento ele não é liquidado na hora, demora alguns dias. Assim com tantos feriados, pausas, etc, pode ser que o crédito em transito passe desse dia e você tenha complicações na hora de declarar seus impostos no ano que vem. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado ontem às 13:40 Compartilhar Postado ontem às 13:40 2 horas atrás, Junior Martins disse: Pessoal, vi em um post aqui na comunidade que não é legal aportar após o dia 16, mas eu não consegui achar a resposta do motivo. Eu ainda estou no móduo 4 e não sei se isto será explicado mais pra frente ou se foi explicado em algum vídeo do Raul, mas a questão é que eu estou bem inclinado em começar a investir em renda variável, mas agora fiquei com dúvida se é o momento certo. Quem puder me dar uma explicação sobre isto, sou grato! Junior, deixa eu te explicar de um jeito simples essa história de "não aportar após o dia 16". Isso tem a ver com o crédito em trânsito, conforme nosso colega citou aí em cima, e o prazo que o seu dinheiro leva pra realmente "cair" na aplicação, especialmente em fundos de investimento ou renda variável. Quando você faz um aporte em algum fundo, por exemplo, o dinheiro não vai direto pra aplicação no mesmo dia. Tem um prazo pra processar isso, o que chamam de "crédito em trânsito". Esse prazo varia, mas geralmente é de alguns dias úteis. Se você aporta depois do dia 16, existe o risco de o seu dinheiro só ser processado no mês seguinte. Isso pode afetar a forma como você é tributado ou até te deixar de fora de algum rendimento naquele mês, dependendo da aplicação. Sobre o "momento certo" de investir em renda variável: isso não tem tanto a ver com o dia do mês e mais com o seu planejamento, os seus objetivos e o tipo de investimento que você quer fazer. Não esqueça que para um investidor de longo prazo haverão muitos ciclos econômicos pela frente e todos guardarão suas oportunidades. Por exemplo, agora temos muitos ativos em bolsa de valores que estão descontados (preços mais baixos considerando suas médias) e a renda fixa pagando uma rentabilidade alta. O mais importante é conhecer bem o ativo e saber onde tá pisando. Então, se você tá empolgado pra começar, vale ir estudando as opções, entender a estratégia e começar com calma. Assim você não fica travado por esses detalhes de calendário. Tá no módulo 4 ainda? Fica tranquilo que muita coisa ainda vai fazer sentido mais pra frente. Mas já adianto: investir com regularidade e planejamento é mais importante do que o dia exato que você aporta. Tenha paciência e aguarde para aportar em Janeiro, com certeza a dor de cabeça que pode ter com o IR não compensará se arriscar agora. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Junior Martins Postado ontem às 14:50 Author Compartilhar Postado ontem às 14:50 (edited) 3 horas atrás, Mateus De França disse: Opa, Junior primeiro conselho, só invista após concluir todo o curso. Em relação ao dia 16 é exclusivamente em dezembro, pois a "data de corte" da receita é dia 31/12. Ao realizar um investimento ele não é liquidado na hora, demora alguns dias. Assim com tantos feriados, pausas, etc, pode ser que o crédito em transito passe desse dia e você tenha complicações na hora de declarar seus impostos no ano que vem. Obrigado Editado ontem às 14:51 por Junior Martins 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Junior Martins Postado ontem às 14:51 Author Compartilhar Postado ontem às 14:51 1 hour ago, Daniele Vilela disse: Junior, deixa eu te explicar de um jeito simples essa história de "não aportar após o dia 16". Isso tem a ver com o crédito em trânsito, conforme nosso colega citou aí em cima, e o prazo que o seu dinheiro leva pra realmente "cair" na aplicação, especialmente em fundos de investimento ou renda variável. Quando você faz um aporte em algum fundo, por exemplo, o dinheiro não vai direto pra aplicação no mesmo dia. Tem um prazo pra processar isso, o que chamam de "crédito em trânsito". Esse prazo varia, mas geralmente é de alguns dias úteis. Se você aporta depois do dia 16, existe o risco de o seu dinheiro só ser processado no mês seguinte. Isso pode afetar a forma como você é tributado ou até te deixar de fora de algum rendimento naquele mês, dependendo da aplicação. Sobre o "momento certo" de investir em renda variável: isso não tem tanto a ver com o dia do mês e mais com o seu planejamento, os seus objetivos e o tipo de investimento que você quer fazer. Não esqueça que para um investidor de longo prazo haverão muitos ciclos econômicos pela frente e todos guardarão suas oportunidades. Por exemplo, agora temos muitos ativos em bolsa de valores que estão descontados (preços mais baixos considerando suas médias) e a renda fixa pagando uma rentabilidade alta. O mais importante é conhecer bem o ativo e saber onde tá pisando. Então, se você tá empolgado pra começar, vale ir estudando as opções, entender a estratégia e começar com calma. Assim você não fica travado por esses detalhes de calendário. Tá no módulo 4 ainda? Fica tranquilo que muita coisa ainda vai fazer sentido mais pra frente. Mas já adianto: investir com regularidade e planejamento é mais importante do que o dia exato que você aporta. Tenha paciência e aguarde para aportar em Janeiro, com certeza a dor de cabeça que pode ter com o IR não compensará se arriscar agora. Obrigado 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts