Junior Martins Postado 20 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2024 Pessoal, vi em um post aqui na comunidade que não é legal aportar após o dia 16, mas eu não consegui achar a resposta do motivo. Eu ainda estou no móduo 4 e não sei se isto será explicado mais pra frente ou se foi explicado em algum vídeo do Raul, mas a questão é que eu estou bem inclinado em começar a investir em renda variável, mas agora fiquei com dúvida se é o momento certo. Quem puder me dar uma explicação sobre isto, sou grato! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mateus De França Postado 20 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2024 Opa, Junior primeiro conselho, só invista após concluir todo o curso. Em relação ao dia 16 é exclusivamente em dezembro, pois a "data de corte" da receita é dia 31/12. Ao realizar um investimento ele não é liquidado na hora, demora alguns dias. Assim com tantos feriados, pausas, etc, pode ser que o crédito em transito passe desse dia e você tenha complicações na hora de declarar seus impostos no ano que vem. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 20 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2024 2 horas atrás, Junior Martins disse: Pessoal, vi em um post aqui na comunidade que não é legal aportar após o dia 16, mas eu não consegui achar a resposta do motivo. Eu ainda estou no móduo 4 e não sei se isto será explicado mais pra frente ou se foi explicado em algum vídeo do Raul, mas a questão é que eu estou bem inclinado em começar a investir em renda variável, mas agora fiquei com dúvida se é o momento certo. Quem puder me dar uma explicação sobre isto, sou grato! Junior, deixa eu te explicar de um jeito simples essa história de "não aportar após o dia 16". Isso tem a ver com o crédito em trânsito, conforme nosso colega citou aí em cima, e o prazo que o seu dinheiro leva pra realmente "cair" na aplicação, especialmente em fundos de investimento ou renda variável. Quando você faz um aporte em algum fundo, por exemplo, o dinheiro não vai direto pra aplicação no mesmo dia. Tem um prazo pra processar isso, o que chamam de "crédito em trânsito". Esse prazo varia, mas geralmente é de alguns dias úteis. Se você aporta depois do dia 16, existe o risco de o seu dinheiro só ser processado no mês seguinte. Isso pode afetar a forma como você é tributado ou até te deixar de fora de algum rendimento naquele mês, dependendo da aplicação. Sobre o "momento certo" de investir em renda variável: isso não tem tanto a ver com o dia do mês e mais com o seu planejamento, os seus objetivos e o tipo de investimento que você quer fazer. Não esqueça que para um investidor de longo prazo haverão muitos ciclos econômicos pela frente e todos guardarão suas oportunidades. Por exemplo, agora temos muitos ativos em bolsa de valores que estão descontados (preços mais baixos considerando suas médias) e a renda fixa pagando uma rentabilidade alta. O mais importante é conhecer bem o ativo e saber onde tá pisando. Então, se você tá empolgado pra começar, vale ir estudando as opções, entender a estratégia e começar com calma. Assim você não fica travado por esses detalhes de calendário. Tá no módulo 4 ainda? Fica tranquilo que muita coisa ainda vai fazer sentido mais pra frente. Mas já adianto: investir com regularidade e planejamento é mais importante do que o dia exato que você aporta. Tenha paciência e aguarde para aportar em Janeiro, com certeza a dor de cabeça que pode ter com o IR não compensará se arriscar agora. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Junior Martins Postado 20 de Dezembro de 2024 Author Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2024 (edited) 3 horas atrás, Mateus De França disse: Opa, Junior primeiro conselho, só invista após concluir todo o curso. Em relação ao dia 16 é exclusivamente em dezembro, pois a "data de corte" da receita é dia 31/12. Ao realizar um investimento ele não é liquidado na hora, demora alguns dias. Assim com tantos feriados, pausas, etc, pode ser que o crédito em transito passe desse dia e você tenha complicações na hora de declarar seus impostos no ano que vem. Obrigado Editado 20 de Dezembro de 2024 por Junior Martins 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Junior Martins Postado 20 de Dezembro de 2024 Author Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2024 1 hour ago, Daniele Vilela disse: Junior, deixa eu te explicar de um jeito simples essa história de "não aportar após o dia 16". Isso tem a ver com o crédito em trânsito, conforme nosso colega citou aí em cima, e o prazo que o seu dinheiro leva pra realmente "cair" na aplicação, especialmente em fundos de investimento ou renda variável. Quando você faz um aporte em algum fundo, por exemplo, o dinheiro não vai direto pra aplicação no mesmo dia. Tem um prazo pra processar isso, o que chamam de "crédito em trânsito". Esse prazo varia, mas geralmente é de alguns dias úteis. Se você aporta depois do dia 16, existe o risco de o seu dinheiro só ser processado no mês seguinte. Isso pode afetar a forma como você é tributado ou até te deixar de fora de algum rendimento naquele mês, dependendo da aplicação. Sobre o "momento certo" de investir em renda variável: isso não tem tanto a ver com o dia do mês e mais com o seu planejamento, os seus objetivos e o tipo de investimento que você quer fazer. Não esqueça que para um investidor de longo prazo haverão muitos ciclos econômicos pela frente e todos guardarão suas oportunidades. Por exemplo, agora temos muitos ativos em bolsa de valores que estão descontados (preços mais baixos considerando suas médias) e a renda fixa pagando uma rentabilidade alta. O mais importante é conhecer bem o ativo e saber onde tá pisando. Então, se você tá empolgado pra começar, vale ir estudando as opções, entender a estratégia e começar com calma. Assim você não fica travado por esses detalhes de calendário. Tá no módulo 4 ainda? Fica tranquilo que muita coisa ainda vai fazer sentido mais pra frente. Mas já adianto: investir com regularidade e planejamento é mais importante do que o dia exato que você aporta. Tenha paciência e aguarde para aportar em Janeiro, com certeza a dor de cabeça que pode ter com o IR não compensará se arriscar agora. Obrigado 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts