Jump to content
  • 0

Cálculo da rentabilidade do Tesouro Selic

Pergunta

Boa noite, pessoal, estou com uma dúvida sobre como calcular a rentabilidade exata do Tesouro SELIC.

Pelo que pesquisei antes de entrar na AUVP, a SELIC acumulada é calculada usando uma “acumulação aditiva”, ou seja:

SELIC = SELIC_1 + SELIC_2 + SELIC_3 + … + SELIC_n.

Já o IPCA acumulado é dado por uma “acumulação multiplicativa”:

IPCA = ((1 + IPCA_1) * (1 + IPCA_2) * (1 + IPCA_3) * … * (1 + IPCA_n) )-1.

Para o Tesouro IPCA+, sei que isso ainda é verdade, adotando o IPCA acumulado de 12 meses e juros para o Tesouro IPCA+2035 de hoje, mercado fechado em 20/12/2024, a “rentabilidade” seria (1 + 4,87/100) * (1 + 7,22/100) - 1 = 0,124416, ou 12, 4416% a.a.

Agora, o mesmo seria para o Tesouro SELIC?

Pegando, por exemplo, o Tesouro SELIC 2029, também com mercado fechado em 20/12/2024, e adotando a SELIC meta de 12,25%, o correto seria 12,3710% a.a. (simplesmente somando), ou 12,3858% a.a. (igual ao IPCA)?

Talvez alguém diga que é besteira se preocupar com esses 0,0148% a.a. de diferença, mas é mais uma questão de aprender e curiosidade do que necessariamente uma preocupação aguda de rentabilidade, até porque, se entendi bem, nem é a SELIC meta que se usa para ganhar dinheiro no Tesouro SELIC.

Desde já, obrigado!

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia Eric! Seja bem vindo turma nova!
Tá, vamos lá. 
Ao meu entendimento, ao aplicar no Tesouro Selic, o que você ganha é a Selic Efetiva acumulada do período, multiplicada pelo preço unitário do título e ajustada por um pequeno deságio ou ágio de mercado (spread). Isso significa que a rentabilidade não é simplesmente a soma das taxas anuais (aditiva), mas sim acumulativa (multiplicativa).

Ou seja, que ela é multiplicada dia após dia assim como você mostrou no IPCA.

Pra fazer o cálculo da taxa diária, seria assim:

taxa diária = (( 1 + selic meta )^(1/252)) - 1

- selic meta hoje (12,25% que é definida pelo copom como referência pro mercado)
- (1/252) são 1 de 252 dias úteis no ano (aproximadamente).

Exemplo:
Taxa diária = (1+0,1225)^1/252 - 1 = 0.00045867

Para calcular a selic acumulada em um ano, seria:
Selic acumulada = (1+0,00045867)^252 - 1 = 12,25%

Espero ter ajudado!

Editado por Wallace Pires
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Pessoal minha opinião pessoal ! Na prática se ater a estes detalhes no mínimo , na régua , só te fazem perder tempo , pois penso assim “em que isso vai mudar sua vida ?” Ou “você tem como mudar um cálculo que já existe ?” 
não estou dizendo que não possam aprender ou entender ,  mas acho que pra renda fixa / tesouro, entender ipca , pré , pós , marcação a mercado e contra fluxo , já são suficientes , e a saúde dos bancos no banco data !

temos assuntos mais complexos na renda variável , que cabe gastar mais energia, aliás o módulo 4 é de longo o principal módulo de AUVP, um compilado de empresas , análises , fundamentos , enfim tudo que um investidor precisa para dar seus passos iniciais e seguintes !

perde tempo com estes cálculos não gente , no site do tesouro já tem isso mastigado !

Link para compartilhar

• Criar novo...