Jump to content

Carteira para quem está entrando no uso do patrimônio


Recommended Posts

Estou praticamente terminando o curso, só faltam 2 aulas da masterclass. O curso aborda muitos aspectos de investimentos e uso prático das ferramentas. 

Eu já tenho um patrimônio diversificado, contendo Previdências, CDBs, FIIs, pouquíssimas ações, CRAs, CRIs, Debêntures, Fundos (pouca coisa), Tesouro Direto e ainda uma parte em ETFs no exterior. Além da diversificação de ativos, também estou diversificado em entidades (bancos e corretoras). 

Fase de uso do patrimônio:

Não pretendo mudar muito minha carteira existente, apenas remanejar quando vencer algum título com prazo ou, eventualmente, quando eu perceber algo muito fora do padrão.

Na minha vida de investimentor fui sempre bem conservador e não dei atenção adequada para isso. Somente recentemente, depois de estranhar algumas coisas orientadas pelos "assessores" que eu resolvi me aprofundar no assunto (o curso da AUVP foi com este propósito). Poderia ter ganho muito mais durante minha vida se eu soubesse mais coisas antes. Mudei e me aprimorei nos últimos 3 anos de investidor.

Recentemente, ainda não confiante, resolvi fazer o curso da AUVP. Posso estar enganado, mas percebo que eu não fiz muitas coisas erradas (fiz algumas, com certeza). Apenas deixei (potencialmente) de ganhar mais rendimentos. 

Quase tudo o que foi abordado nas aulas eu já sabia ou tinha noções, talvez com menos profundidade e embasamento.

Minhas conclusões:

Talvez eu esteja fazendo algo errado, mas eu pedi a desvinculação da minha conta do BTG com a assessoria da AUVP. Não vi vantagem em pagar a taxa mensal (fee based) em função do tipo de aplicação que fiz e do pequeno retorno recebido em cashback. Paguei muito mais de taxa do que obtive de créditos no cashback.

Como as minhas novas aplicações serão mínimas a partir de agora, o Diagrama do Serrado não terá muita utilidade (pelo menos é o que eu enxergo). Da mesma forma, a AUVP Analítica, que eu nem tive acesso completo ainda (e já perdi o limite dos 2 meses do curso), não me parece ser muito útil. 

Diante de tudo isso, me parece que ficou faltando algo no curso (ou eu deixie passar algo importante): como administrar os investimentos quando se entra na fase de uso do patrimônio acumulado. Este é o meu caso agora. Tenho aposentadoria (ridícula) e meu patrimônio, do qual vou obter minha complementação de rendimentos mensais. 

Aberto a comentários:

Meu relato está aberto para receber críticas e comentários, os quais, desde já, agradeço. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

×
×
  • Criar novo...