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Meu questionário baseado nas perguntas do Philip Fisher sobre a INTELBRAS - INTB3


Junior Cavichion Hoffmann

Pergunta

Olá galera, beleza?

Terminei meu questionário sobre a INTELBRAS.

O que vocês acham? Teriam algo a mais para acrescentar?

 

1. A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos? 

Acredito que sim, considerando que as vendas da empresa estão distribuídas entre Comunicação (22,1%), Segurança (54,2%) e Energia (23,7%). O Brasil continua expandindo sua infraestrutura com a construção de novos prédios e condomínios, o que impulsiona a demanda por soluções de segurança. Além disso, o país está gradualmente passando por uma transição energética, aumentando a procura por empresas que produzem painéis solares e tecnologias relacionadas.

 

2. A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?

Acredito que sim, pois a empresa investe significativamente em Pesquisa e Desenvolvimento e atua em áreas estratégicas e diferenciadas, como o segmento de segurança. Conforme mencionado, o Brasil está em um momento de expansão no setor imobiliário, com o aumento de obras de prédios e condomínios, o que mantém uma demanda consistente por sistemas de segurança, como câmeras e interfones, para instalações iniciais. Além disso, a empresa também está presente no mercado de painéis solares, um setor em que o país ainda está em fase inicial de desenvolvimento, oferecendo grande potencial de crescimento nos próximos anos.

 

3. Quais são os efetivos esforços da empresa em pesquisa e desenvolvimento em relação ao seu porte? 

Em 2023, a empresa destinou 11,16% do lucro bruto para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), um aumento em relação aos 10,46% investidos em 2022.

 

4. A empresa tem uma organização em vendas acima da média? 

Segundo dados do Reclame Aqui, atualizados em 14 de dezembro de 2024, a empresa recebeu um total de 6662 reclamações, das quais 98,4% foram respondidas, enquanto 89 ainda aguardam resposta. Entre as reclamações, 4233 foram avaliadas pelos consumidores, com uma nota média de 8,16, e 84,9% dos avaliadores indicaram que voltariam a fazer negócio com a empresa. A taxa de resolução das reclamações é de 90,2%, com um tempo médio de resposta de 7 dias e 11 horas. Os principais problemas relatados incluem mau funcionamento do equipamento (36,35%), sendo que a categoria de informática representa 25,74% das ocorrências, e equipamentos de rede wireless correspondem a 19,41% dos produtos e serviços envolvidos. Há oportunidades de melhoria, especialmente no tempo de resposta da empresa aos clientes.

 

5. A empresa possui uma margem de lucro considerável? 

Desde seu IPO, a receita líquida da empresa tem mostrado um crescimento consistente, com o lucro registrando uma expansão média de 25,93% e a margem líquida mantendo-se em torno de 12,39%. Comparada às concorrentes Positivo (POSI3) e Multilaser (MLSA3), a empresa apresenta um desempenho superior em margem líquida, com 12,39% contra 2,62% e 2,93%, respectivamente.

 

6. O que a empresa faz para manter ou melhorar sua margem de lucro? 

A Intelbras adota diversas práticas para otimizar suas margens de lucro, destacando-se as seguintes:

  • Gestão de Capital: A empresa monitora sua estrutura de capital e ajusta conforme as condições econômicas, buscando maximizar o valor para os acionistas. Isso inclui ajustes no pagamento de dividendos, devolução de capital, etc...
  • Avaliação de Desempenho por Segmento: A administração utiliza informações segmentadas para avaliar o desempenho de cada área de negócio. Essa abordagem permite alocar recursos de forma mais eficiente, concentrando investimentos nos segmentos com maiores margens de lucro, como o de Segurança, que representa a maior parte da receita da empresa.
  • Controle de Custos: A empresa realiza análises regulares de seus custos operacionais e busca otimizar processos para melhorar a eficiência. Isso inclui a redução de desperdícios e a implementação de práticas de melhoria contínua, o que impacta positivamente nas margens de lucro.
  • Inovação e Desenvolvimento de Produtos: Investindo em pesquisa e desenvolvimento, a empresa constantemente lança novos produtos e aprimora os existentes. Isso não apenas aumenta sua competitividade, mas também permite a cobrança de preços mais elevados, elevando as margens de lucro.
  • Diversificação de Produtos: Atuando em segmentos distintos, como Comunicação, Segurança e Energia, a Intelbras consegue mitigar riscos e aproveitar oportunidades de crescimento em áreas com maior demanda e margens de lucro elevadas.


7. A empresa possui boas relações trabalhistas com seu quadro pessoal? 

Sim, a Intelbras é amplamente reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar, com diversas certificações do Great Place to Work (GPTW) ao longo dos anos. Em 2024, recebeu mais uma vez a certificação GPTW Brasil, consolidando-se como um excelente ambiente de trabalho. Em 2022, destacou-se no Ranking Brasil entre grandes empresas, no GPTW Santa Catarina - Saúde Emocional (2 estrelas), e nos rankings de Minas Gerais e da Região Norte. Ainda em 2021, alcançou o 3º lugar no GPTW SC, 9º lugar entre as indústrias de SC, e 11º lugar entre as melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil. Além disso, a Intelbras foi reconhecida diversas vezes pela Revista Amanhã, figurando entre as Melhores Empresas para Trabalhar em Santa Catarina nos anos de 2012, 2013, 2015, 2016, 2017.

 

8. A empresa tem boas relações com seus executivos? 

Acredito que sim, pois a Intelbras anunciou a definição de seu processo sucessório. Após mais de quatro décadas de serviços prestados, incluindo quase 20 anos como CEO, Altair Angelo Silvestri deixará o cargo em 1º de abril de 2025. Ele será sucedido por Henrique Fernandez, executivo com 17 anos de carreira na companhia e atualmente diretor superintendente de negócios da unidade de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Aos 43 anos e formado em Engenharia Elétrica, Fernandez destacou-se como líder nas operações e negócios, sendo peça-chave no crescimento da unidade de Segurança da Intelbras. A sucessão já era esperada, com planos previamente comunicados aos investidores e reforçados na conferência de resultados do 2º trimestre de 2024. O banco Goldman Sachs destacou a transição como positiva, assegurando continuidade no sucesso da empresa sob a nova liderança.      

 

10. A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?

Sim, como já mencionado na questão 6, "[...]A empresa realiza análises regulares de seus custos operacionais e busca otimizar processos para melhorar a eficiência. Isso inclui a redução de desperdícios e a implementação de práticas de melhoria contínua, o que impacta positivamente nas margens de lucro”.
 

13. No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio, de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento? 

Acredito que não, pois, desde seu IPO, a empresa mantém uma média de R$ 746,74 milhões em Reserva de Lucros. Esse montante, na minha visão, é suficiente para sustentar investimentos em potenciais novos produtos, garantindo recursos para inovação.

 

14. A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas se "fecha" em relações conturbadas e decepções?

Não encontrei nada relevante.

 

 

As perguntas que faltaram eu não encontrei uma resposta para elas.

 

 

Embora a empresa seja relativamente nova na bolsa, acredito que não seja uma má ideia considerá-la para a carteira. Trata-se de uma companhia com uma longa trajetória, estando no mercado desde 1976.

  • Brabo 3
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