Douglas Montouro Alves Postado Terça-feira às 14:34 Compartilhar Postado Terça-feira às 14:34 Fala pessoal, meu nome é Douglas, sou casado e tenho 33 anos, moro em uma cidade no interior de SP. Essa aula sobre sonhos, riqueza e luxo realmente é essencial. Eu tive uma virada de chave quando completei 30 anos, e comecei a perceber que eu ainda não tinha realizado tudo aqui que o "mundo" me fez acreditar que eu teria, a faculdade foi excelente, mas em nenhum momento eles ensinaram sobre construir patrimônio. Quando comecei a refletir sobre algumas coisas da vida, veio meu pai e minha mãe na cabeça, ambos com 60+ anos de idade e ainda trabalhando para poder manter um padrão razoável de vida, uma casa bacana, um carro bacana e 1 viagem por ano. Foi nesse momento que eu decidi (junto com minha esposa) que eu queria me aposentar com 45 anos, não só eu, mas ela também. Aposentar no sentido de dizer "Não" como foi falado na aula. Dos 30 anos até agora (33) comecei a investir, estudar, procurar entender como o dinheiro funciona, sim! Muita gente não sabe como o dinheiro funciona (eu não sabia). Falando sobre quanto custa meu sonho: Uma casa de 500k a 600k (onde eu moro é totalmente possível uma casa grande por esse valor, sem contar que da pra financiar e pagar em média 2.5k/3k de financiamento) Um carro de 80 a 100k (tem muito carro seminovo nessa faixa, inclusive Mercedes, que é um "sonho de luxo meu" Uma moto de 25 a 35k (nessa faixa de preço, você consegue uma moto legal 0km) Custo de vida considerando um filho, em torno de 6-7,5k/mês Viagens - 3k/mês, pelo menos 2 viagens ao ano, uma nacional e outra internacional. Considerando outras pequenas viagens de fim de semana. Meu sonho custaria em média 17k/mês Meu primeiro objetivo é chegar no primeiro milhão, isso vai me garantir dizer "Não" minha aposentadoria começa aqui! Considerando que meu custo de vida nesse momento é de cerca de 4mil - 4,5mil/mês. A ideia aqui é terminar minha casa, (cerca de 120mil reais) vendê-la para que eu consiga ficar mais perto desse 1 milhão. Após essa conquista, minha segunda meta é, reinvestir esse rendimento gerado pelos 1kk por mais 5 anos. segundo a calculadora de JC, isso me renderia ao final dos 5 anos, uma renda passiva de +/- 14mil/mês. Com esse valor, eu já teria praticamente 3x mais do que meu custo de vida, nesse momento eu poderia só viver de renda e ficar o dia inteiro atoa, mas considerando que nesse momento a ideia já é ter um filho, eu calculo que meu custo de vida estará em pelo menos 10mil/mês. Com isso, eu poderia seguir dois caminhos, até porque o poder de escolha eu já teria. Continuar reinvestindo esse 14mil por mais 5 anos, fazendo com que eu teria uma renda de +/- 25mil/mês, ou utilizar 4mil/mês para complementar a renda mensal e reinvestir 10mil, pelo mesmo período (5 anos) o que traria um renda mensal média de 20mil/mês. Pelas minhas contas, quando eu estiver perto dos 50 anos, eu poderia até parar de trabalhar e viver de renda tranquilamente, mantendo um padrão de vida relativamente elevado, sem me preocupar. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Rocha Dalto Postado Terça-feira às 19:19 Compartilhar Postado Terça-feira às 19:19 Fala, Douglas. Começando o curso agora também, vim na comunidade pra ver as expectativas das pessoas e se estou deixando de considerar alguma coisa no meu planejamento. Em relação ao seu, me parece um ótimo planejamento, e plausível. Tenho 26 anos, sou médico, me formei há pouco tempo, moro com meus pais no momento. Planejo sair de casa e me casar em breve. Objetivos de curto prazo. Acho que meu maior desafio aos objetivos de longo prazo é a ansiedade. Isso se dá muito por comparação também. Formei-me mais tarde que muitos amigos e estou entrando no mercado de trabalho no momento em que muitos estão se consolidando, então fico com a sensação de correr atrás do 'tempo perdido'. Sei que é uma comparação descabida e que vou recuperar esse tempo perdido, mas é inevitável pra mim. Além disso, fico muito fixado no resultado (falando dos objetivos de longo prazo), o que atrapalha meu presente. É algo que preciso e estou tentando melhorar. Desabafos a parte, estou começando a construir meu patrimônio agora e compartilho da sua experiência em relação aos pais. Um dos meu objetivos é separar um valor pra ajudá-los e dar o conforto que conseguiram me proporcionar até hoje, caso seja necessário no futuro. Eles construíram um bom patrimônio, mas hoje em dia ainda dependem totalmente do próprio trabalho para manter a renda. Sou filho único, logo, único herdeiro, porém não considero nada vindo deles no meu planejamento. Quero conquistar minhas coisas com meu trabalho e somar a eles, como falei. Meu principal sonho material é ter uma boa casa, seguido de boas viagens. Tenho pensado bastante em outras coisas pra considerar no planejamento, além de moradia, carro e viagens. Mas a princípio é o que vem à cabeça e acredito que isso seja comum à maioria das pessoas. Considero um sonho financeiro poder investir na educação dos meus filhos também, mas estou tendo dificuldade de colocar isso na equação, já que é difícil prever. Gostaria de ouvir outros colegas também sobre seus sonhos financeiros. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Douglas Montouro Alves Postado Sexta-feira às 00:20 Author Compartilhar Postado Sexta-feira às 00:20 Não sei se você já assistiu a última aula do Módulo 1, "Aula família", achei extremamente interessante e importante, para você que mora com os pais, está começando a construir patrimônio e família, recomendo assistir. Só o fato de você ter apenas 26 anos e já ser médico, que legal cara. Meus parabéns, de verdade, todos sabem o quão difícil é ser formar em medicina, sendo em faculdade particular ou publica. Se você acha que formou tarde, vou contar uma breve história da minha mãe. Aos 55 anos, ela tinha apenas o ensino fundamental, mas resolveu estudar porque viu uma oportunidade onde ela trabalhava. Aos 57, ela terminou o ensino médio (supletivo) Aos 59, ela terminou um curso técnico em Enfermagem. Aos 60, ingressou em uma graduação de Pedagodia. Agora com 64 ela é Técnica de Enfermagem e Pedagoda, concursada na prefeitura aqui da cidade. Eu tenho orgulho de contar isso pra todo mundo que me diz que "é velho pra estudar" ou que "começou tarde". O tempo é relativo pra quem o possui, acredite nisso. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts