Gustavo Yuken Kawase Maizatto Postado 29 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 29 de Dezembro de 2024 Pessoal, Imagino que muitos investidores experientes já passaram por isso, estou com uma dúvida, dilema sobre aonde aportar o meu dinheiro. Meu plano de previdência privada é o que a empresa oferece, tenho a vantagem de receber apenas nos aportes programados uma parte que a empresa coloca (75% a 175% dependendo do tempo de casa), mas isso não é válido para a contribuição adicional para atingir os 12% de renda do IR. Minha restituição seria por volta dos 3k É um valor considerável de 8k que terei que aportar, e considerando que é um investimento a longíssimo prazo, fico em dúvida se vale a pena guardar esse dinheiro para uma renda variável ou deixo nesse fundo de investimento. A vantagem desse fundo, como o próprio Raul diz, é que é um dinheiro que o gestor tem a vantagem de ser a finalidade de aposentadoria, então o pessoal não mexe no dinheiro. Já tenho minha reserva de emergência formada, e já pesquisei sobre o rendimento do plano, aparentemente no mínimo está pareada com a SELIC atual nos últimos 3 anos. OBS: há 3 perfis de investimentos nesse plano de aposentadoria. Conservador (apenas renda fixa), moderado (70% renda fixa, 14% renda variável e o resto em investimento no exterior e multimercado), agressivo (57% renda fixa, 28% renda variável, 10,4% exterior e 5% em multimercado), atualmente o meu plano é o conservador e estou no positivo (até novembro fechou com 9,52% de rentabilidade) Minha pretensão é no mínimo não perder pra inflação colocando meu dinheiro lá e não acho que vou precisar dele também a curto prazo. O que vocês recomendariam? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts