Jump to content

RESERVA DE EMRGÊNCIA


Recommended Posts

Vi pessoas postando sobre onde deixar a reserva de emergência, até mesmo o Raul citou nas aulas que deixa a reserva dele na conta corrente. Não necessariamente, precisa deixar toda sua reserva de emergência na conta. Eu por exemplo, deixo uma pequena quantia (2k, que na minha opinião é suficiente para cobrir qualquer emergência que surgir no período em que a bolsa não está aberta) na poupança do nubank e o restante deixo em Tesouro Direto. Acredito que como eu, muita gente deve ter um valor em reserva de emergência considerável, e na minha humilde opinião, não vejo necessidade de deixar uma quantia dessas, (quase 30k) na conta do nubank. Não faço isso apenas pela rentabilidade, mas infelizmente o mundo em que vivemos nos obriga a fazer certas coisas. Já vi gente que sofreu sequestro relâmpago, ter suas contas esvaziadas e perder uma boa quantia de dinheiro. Com isso, se deixar o valor da reserva no Tesouro, eu acho mais seguro. E se a finalidade da reserva de emergência é nos dar segurança, isso deve estar atrelado tanto na rentabilidade, na liquidez e também da própria segurança do capital. O que vocês acham dessa opinião? Onde guardam a R.E?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Eu estou ainda vendo qual a melhor forma, mas por enqunato eu gostei da linha de pensamento de deixar sla, 25\% da RE na conta corrente e o resto investido na Selic. Acho que dessa forma eu tenho uma grana para uma emergência que eu não possa esperar 24horas. E ao mesmo tempo estou garantido pelo FGC e tudo mais.
Link para compartilhar
Share on other sites

O problema do valor menor igual no caso que você citou é que dependendo do que venha a ocorrer os 2k é pouco, pois por exemplo se você enquanto tiver viajando vier a passar mal, com alguma coisa complicada (já aconteceu comigo quando eu era pequeno) Eu passei mal com uma intoxicação alimentar forte, fui parar no hospital, o médico receitou os remédios que passava de 3k na época. Se meu pai não tivesse a grana na hora seria muito complicado. Vale lembrar que na epoca não tinha cartão de crédito, porém mesmo hoje nem todo lugar aceita.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que a estratégia é muito particular com cada um e como se sente confortável. Há também a questão de deixar um valor "considerável" sem render nada se deixasse apenas em conta corrente, sei que tem algumas contas que remuneram. Eu por exemplo deixo grande parte da minha reserva em CDB que renda acima de 110\% do CDI com liquidez diária. Atualmente se eu precisar de um valor num fim de semana por exemplo que me dificultasse o resgate, eu usaria o cheque especial que tenho 10 sem cobrança de juros, apenas IOF que ao meu ver, pra mim vale a pena, ainda mais se eu usar no fim de semana e no próximo dia útil cobrir o saldo com resgate, não teria nem o IOF. Então como comentei inicialmente, cada um tem uma estratégia e o que se sente mais confortável. Não tem uma receita de bolo, o importante é ter a reserva e ter liquidez.
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado pelo post e pelos comentários. Vocês colocaram vários pontos de vista interessantes! Eu que estou começando, gosto muito de ver a opinião de quem já tem alguma experiência, de quem têm “bagagem”. Vou tentar fazer um “mix” dessas estratégias. Também achei pouco 2k na conta, mas nunca pensei nessa questão de um assalto, sequestro ou algo assim. Grato a todos por dividirem suas estratégias. Grande abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Só gostaria de alertar que volta e meia esses bancos digitais dão algum pau. Já passei o dia todo sem poder usar PIX e TED do nubank e do PicPay.
Uma alternativa de bancão que vi, é no Itau, itau mesmo, não Iti, que depois de 720 dias na CC, rende 100\% do cdi (é progressivo, me ofereceram isso na abertura da conta). De qualquer forma, imagino que até o Iti, seja mais estável que o Nubank e o Picpay, pois imagino eu que utilizam a mesma infra que o Itau em si, mas posso estar enganado.
Enfim, eu sempre tenho uns trocados na carteira, para alguma emergencia simples, quando viajo levo uns troco a mais (500~1000) na carteira em especie (viagem nacional), costumo deixar um valorzinho em casa, e tb tenho um cartão com limite alto sem anuidade que eu quase não uso, só para ter esse limite alto em alguma merda maior. De resto, deixo um pouco de grana no BB (sem render nada mesmo), um pouco no nubank, um pouco no picpay, e um pouco no Iti, em breve a grana que fica sem render no BB vai migrar para o Itau, assim que chegar meu cartão.
Outra coisa a se lembrar, é de ver qual é seu limite de retirada e de pix nos finais de semana, pois TED nao funciona no findi, e o PIX limitaram para uns 800 reais(ao menos pra mim), então acabo deixando um pouco em cada banco para poder mexer tudo se eu precisar
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...