Evelyn Santos Postado 2 de Outubro de 2020 Postado 2 de Outubro de 2020 Pessoal, como vocês controlam a proporção entre o valor de aporte e da reserva de oportunidade? Eu aporto todo mês, mas como recebo antes de pagar custos fixos acabo deixando o valor novo na RE e depois tiro da RE (já sem IOF) para aportar, mas confesso que deixo um residual na própria corretora.
Renata Damasceno Postado 3 de Outubro de 2020 Postado 3 de Outubro de 2020 Eu não tenho reserva de oportunidade. Tenho q fazer a de emergência ainda :/
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 3 de Outubro de 2020 Postado 3 de Outubro de 2020 Defina um porcentagem para o aporte e uma para a reserva de oportunidade. Assim saberá ao certo todo mês o quanto deve deixar em cada uma. EX: Eu tento seguir aporte 20\% e reserva de oportunidade 3\%.
João Pedro Fornereto Soldan Postado 3 de Outubro de 2020 Postado 3 de Outubro de 2020 Nunca pensei em uma reserva de oportunidade até então, preciso me organizar melhor para gerar uma.
Evelyn Santos Postado 4 de Outubro de 2020 Author Postado 4 de Outubro de 2020 Renata, a RE é Reserva de Emergência, que o Raul comenta sobre ela ser 6 a 12 meses do seu custo de vida. ;)
Evelyn Santos Postado 4 de Outubro de 2020 Author Postado 4 de Outubro de 2020 Roberto, como minha RE já está 100\% eu acabo colocando tudo que recebo como RE e depois tiro dessa RE o que eu aportaria. (na verdade é só uma transferência para ganhar uns dias rsrs entendeu?) Daí da RE já constituída e com o excedente.. posso tirar dela para pagar as contas que vencem só dali 10 dias... e deixo a reserva de oportunidade no caixa da corretora mesmo.. Só que agora como comecei o curso estou esperando para investir, porque tenho certeza que minha carteira está bem desequilibrada. Não tenho Fii, nem criptomoedas, e estou sem renda fixa praticamente. hehe
Evelyn Santos Postado 4 de Outubro de 2020 Author Postado 4 de Outubro de 2020 É, João.. sempre bom ter a Reserva de Oportunidade, porque às vezes a gente mistura ela com a RE e pode acabar cometendo o erro de pegar da RE. (pode até deixar as duas juntas, mas não pode esquecer da proporção...)
Recommended Posts