Jump to content

Como declarar compra de outra pessoa em meu cartão de crédito?

Recommended Posts

Boa tarde!

Mediante as novas informações sobre a receita federal monitorar gastos em cartão e pix, me deparei com problema.

Emprestei meu cartão a um amigo que comprou um carro no nome da empresa dele. Valor passado em cartão 90k aproximadamente, parcelou em 18 vezes eu acho kkk. Tem pago direitinho, porém faz pix mensais no valor de 4900,00 direto da conta da empresa. 

Como faço para não cair na malha fina?

• Sad 1
Link para compartilhar

39 minutes ago, Vitor Carlos De Oliveira Alves disse:

Boa tarde!

Mediante as novas informações sobre a receita federal monitorar gastos em cartão e pix, me deparei com problema.

Emprestei meu cartão a um amigo que comprou um carro no nome da empresa dele. Valor passado em cartão 90k aproximadamente, parcelou em 18 vezes eu acho kkk. Tem pago direitinho, porém faz pix mensais no valor de 4900,00 direto da conta da empresa. 

90k em 18x da 5k/mes... que amigo esse hein (que paga 4900 por mes kkk)

Editado por Ricardo O
  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

32 minutes ago, Vitor Carlos De Oliveira Alves disse:

Boa tarde!

Amigão, conseguiu te dar 2 consultas da receita em 2025 com apenas 1 compra 😅.

Bom checar com um contador como fica isso, vi em alguns vídeos por ai que se ele declara os rendimentos dá pra fazer uma comprovação e talz, mas sendo de PJ pra PF deve complicar. Busca um suporte profissional

• Brabo 1
Link para compartilhar

38 minutes ago, Vitor Carlos De Oliveira Alves disse:

Boa tarde!

como que ele esta dando saída desse dinheiro da empresa dele?

tem que aparecer na contabilidade dele, alguma nota de serviços que você presta para a empresa dele ou algum comprovante do tipo... ou a empresa dele que vai ser chamada antes na receita... 

Link para compartilhar

Nao Precisa se preocupar com isso e ou fazer alarme!

Possivelmente esse carro esta bo nome do seu amigo e a Receita sabe disso com Cruzamento de dados e por coeencidencia esse carro foi transferido para a mesma pessoa que te faz PIX mensal, etc... etc

Nao precisa "problematizar" uma noticia... No maximo se alguma autoridade te procurar (o que é extremamente improvavel que seja Receita) sera para entender o que vc ta Ganhando com essas transações se é algum tipo de agiotagem e assim vvai

• Brabo 1
Link para compartilhar

17 horas atrás, Vitor Carlos De Oliveira Alves disse:

Boa tarde!

se quiser formalizar mesmo

1 - teria que fazer um contrato de empréstimo entre pessoas físicas, juros nao pode ser maior que 1% ao mes, para nao ser crime de USURA (agiotagem). Neste caso, seu amigo pegou dinheiro com voce, repassou para a empresa dele e comprou o carro, seu lado voce ajeita e ele deve ver se ajeita o lado dele.

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-oficializar-um-emprestimo-de-dinheiro-para-um-parente-ou-um-amigo/778759761

2 - se quiser fazer de PF para PJ, a se chama MUTUO, contrato, IR... complica muito mais

https://www.crcba.org.br/boletim/edicoes/2411.htm

https://www.sinfacsp.com.br/conteudo/operacao-de-mutuo-entre-pessoa-fisica-e-pessoa-juridica

https://www.99contratos.com.br/artigos/contrato-emprestimo-pessoa-fisica-juridica.html

3 - como voce tem uma boa renda, pode nao fazer nada e nao dar em nada tambem

4 - se ele nao te pagar (bem provavel), ai voce nao recebe o pix mensal, nao chama a atençao da RF, da nada... o calote te salva kkk

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

17 horas atrás, Vitor Carlos De Oliveira Alves disse:

Boa tarde!

Olha só, emprestar cartão pra amigo já é um negócio arriscado, ainda mais com valores altos como esses.

A questão é: como o cartão tá no SEU nome, a Receita pode achar que esses 90k são gastos seus e pode te cobrar explicações se sua renda declarada não justificar esse valor. E os PIX que ele tá mandando mensalmente direto da empresa pra sua conta? Isso pode parecer renda não declarada, o que pode ser outro problema.

Lá vai o papo de advogada (já que eu sou hahaha), faça um contrato simples, escrito, explicando que você emprestou o cartão pro seu amigo, incluindo detalhes do carro, valor da compra e como ele tá te pagando. Se puder, peça pra ele colocar uma descrição nos PIX, tipo “pagamento cartão” ou algo assim, pra mostrar que é reembolso e não renda. Quando for declarar o Imposto de Renda, explique direitinho que esses valores são reembolsos, não ganhos seus. Pode ser na área de "rendimentos não tributáveis" ou “outros”, com base na situação.

Eu consultoria um contador também pra não dar B.O., ainda mais por causa de valores altos e recorrentes.

E, pelo amor de Deus, faça um contrato rs.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...