Jump to content
  • 0

Aula 7 - Marcação a mercado


Davi FN

Pergunta

É dito na aula 6 de IPCA+ que se houver 2 títulos com a mesma rentabilidade, sendo 1 com um vencimento maior, o ideal seria pegar o título com o vencimento menor, porque haverão maiores modificações na economia no decorrer do tempo. Entendo a lógica de não deixar o dinheiro parado por mais tempo. Contudo, na aula 7, ele frisa sobre a possibilidade de venda no melhor momento, porque quanto mais próximo do vencimento, haverá menos chance de “barganha”. Então não seria melhor comprar justamente o título de maior tempo, porque eu teria maior flexibilidade, um tempo maior para decidir o melhor momento de venda?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Davi FN vou te explicar como entendi, espero que ajude:
Como você falou, quando você tem a opção A que tem vencimento de 15 anos e o produto B que tem vencimento de 10 anos, ambos com a mesma rentabilidade, o produto B é melhor pois você terá acesso ao seu dinheiro em um prazo menos de tempo, porque, nesse intervalo de 5 anos, por exemplo, possa ser que ocorra alguma alteração na economia que fizessem surgir melhores oportunidades para você poder utilizar esse dinheiro. Esse é o primeiro ponto.
Quando à marcação de mercado nesse exemplo, o que eu entendo é que quanto mais próximo do fim do vencimento, menor será a variação do preço do titulo, porque ele ja vai ter "rendido quase tudo" que teria para render. Sendo assim, quando vamos colocar na balança, a possível (não garantida) rentabilidade a mais que você poderia ter com a marcação a mercado escolhendo a opção mais longa, não compensa o fato de deixar o seu dinheiro preso por 5 anos, o custo de oportunidade desses 5 anos é muito alto.
Foi o que entendi dessas aulas. Abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
No site do tesouro direto, existe a informação de que ele garante a recompra do seu título caso você queira vendê-lo antecipadamente, ou seja, você não depende de outro investidor querer comprar suas cotas. Assim, apesar de um título com vencimento longo não ser atrativo pelos vários motivos citados pelos colegas e nas aulas, não creio que exista risco de liquidez, pois a venda integral é garantida. Alguém, por favor, me corrija se eu tiver falado besteira aqui... Quanto a questão levantada pelo Davi FN, eu creio que a intenção de se marcar a mercado seja de curto/médio prazo, ou seja, se livrar dos 30 dias do IOF e depois pegar a menor taxa de IR no prazo de dois anos, vendendo o título e recebendo um valor igual ou maior que você receberia no final do prazo.
A questão do prazo aqui, pelo que entendi, é que com títulos curtos você pode fazer esse movimento várias vezes, porque num contexto político e econômico de incertezas como é o nosso, a taxa básica de juros varia muito para cima e para baixo num período curto de tempo. Assim, se você pega um título curto, você pode sair dele "para cima", aguardar um pouco, entrar em outro título curto num momento apropriado, sair de novo e assim por diante. E caso você entre num momento "ruim" e a taxa só suba, em 2-3 anos você já resgata e pode achar outro momento para entrar.
Enquanto que num título longo você pode nunca achar esse momento e ficar com esse capital preso ali por muito tempo até achar o momento ideal para sair.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...