Jump to content
  • 0

"correndo contra o tempo" juros compostos

Carlos Ademir Dias

Pergunta

Meus caros, estou criando minha reserva de emergência ainda... gostaria de usar um pouco desse valor que estou aportando para algum investimento, visando o trabalho dos juros compostos, peço que leve em consideração que pela minha idade estou "correndo contra o tempo" e tudo sobre investimentos ainda é novo pra mim. se alguém puder me dar alguma dica, ficarei grato.

- sim, estou estudando diariamente e fico confuso com tantas opções devido a minha já mencionada: inteligência discreta.

Obrigado!

• Brabo 4
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

A reserva de emergência é importante, pois numa eventual emergência (como o nome sugere), tu pode ser obrigado a tomar prejuízo vendendo teus ativos. Mas se tem pressa, acaba o curso o quanto antes, deixando na SELIC, que tá atualmente a 12,25% a.a.. Acabando o curso tu vai tomar melhores decisões. Dá pra fazer um "rushadão" do curso em pouco tempo, pra ter uma ideia geral, nos pontos específicos que tiver duvidas vai revendo as aulas.

É melhor atrasar as decisões em algum tempo, do que tomar péssimas decisões.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
20 minutes ago, Carlos Ademir Dias disse:

Meus caros, estou criando minha reserva de emergência ainda... gostaria de usar um pouco desse valor que estou aportando para algum investimento, visando o trabalho dos juros compostos, peço que leve em consideração que pela minha idade estou "correndo contra o tempo" e tudo sobre investimentos ainda é novo pra mim. se alguém puder me dar alguma dica, ficarei grato.

- sim, estou estudando diariamente e fico confuso com tantas opções devido a minha já mencionada: inteligência discreta.

Obrigado!

Bom dia, @Carlos Ademir Dias !

Apenas complementando nossos amigos.

Acho que a dica mais importante aqui para começar é não ter pressa. Mesmo que tenhamos ficado anos sem investir e ter demorado um pouco para fazer essa ficha cair, não vai ser na pressa que iremos compensar o que muitos chamam de tempo perdido. Não se resolve um atraso de anos em dias. Digo isso para evitar a tomada de decisões precipitadas que podem prejudicar você. E isso acontece por aqui, infelizmente.

Segundo, pegue o valor do seu aporte aporte mensal e divida no máximo entre 50/50 do valor sendo metade para reserva de emergência que é obrigatória até mesmo antes dos investimentos e os outros 50 para investir no tesouro Selic que é tido hoje como o investimento mais seguro que temos, tem liquidez, praticamente não sofre da marcação a mercado e uma rentabilidade bacaninha.

Não separe menos que 50% do seu valor de aporte para compor a sua reserva de emergência. Você aprenderá ao longo do curso e conforme ver a maneira de pensar de muitos amigos aqui que a segurança é um dos principais pilares do investidor buy and hold. E a reserva de emergência é o puro suco da nossa segurança.

O restante indo como valor de aporte já estará legal pois como comentei, terá rendimento e os juros compostos já estarão trabalhando até você montar definitivamente sua estratégia ao longo dos estudos.

Segue firme nestes passos que não tem erro!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Carlos Ademir Dias disse:

Muito bom! é mais ou menos isso que tenho em mente... a duvida é qual investimento, estou com meus aportes todos no Tesouro direto, comprei R$500 de Bitcoin e Ethereum, Seria interessante já comprar Ações? 

Se você ainda está construindo a reserva, é importante que o foco principal seja nela. O ideal é que essa reserva cubra de 6 a 12 meses dos seus custos fixos. Como ela precisa estar acessível para emergências, o melhor é mantê-la em investimentos de baixo risco e alta liquidez.

Ter R$500 em Bitcoin e Ethereum é algo positivo como aprendizado, mas cuidado para não transformar isso em uma parcela grande da sua carteira agora. Criptos são voláteis, e enquanto você está construindo sua base financeira, é melhor dar prioridade a investimentos mais previsíveis. Mantenha esses R$500 para aprendizado, mas não aumente o peso disso antes de consolidar sua reserva e investimentos básicos.

Investir em ações é uma excelente forma de crescimento no longo prazo, mas exige um pouco mais de estudo e paciência. Se quiser investir em ações, comece devagar com empresas grandes, consolidadas e de setores que você conhece.

Comece pequeno, teste, e vá ajustando à medida que aprende.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
39 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Se você ainda está construindo a reserva, é importante que o foco principal seja nela. O ideal é que essa reserva cubra de 6 a 12 meses dos seus custos fixos. Como ela precisa estar acessível para emergências, o melhor é mantê-la em investimentos de baixo risco e alta liquidez.

Ter R$500 em Bitcoin e Ethereum é algo positivo como aprendizado, mas cuidado para não transformar isso em uma parcela grande da sua carteira agora. Criptos são voláteis, e enquanto você está construindo sua base financeira, é melhor dar prioridade a investimentos mais previsíveis. Mantenha esses R$500 para aprendizado, mas não aumente o peso disso antes de consolidar sua reserva e investimentos básicos.

Investir em ações é uma excelente forma de crescimento no longo prazo, mas exige um pouco mais de estudo e paciência. Se quiser investir em ações, comece devagar com empresas grandes, consolidadas e de setores que você conhece.

Comece pequeno, teste, e vá ajustando à medida que aprende.

Obrigado! 

Estou me organizando para começar com Klabin, Weg e Itausa... acho que aprendo melhor fazendo.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Carlos Ademir Dias disse:

Muito bom! é mais ou menos isso que tenho em mente... a duvida é qual investimento, estou com meus aportes todos no Tesouro direto, comprei R$500 de Bitcoin e Ethereum, Seria interessante já comprar Ações? 

cara, calma a sua ansiedade

o tempo perdido não se recupera mais, agora você esta no caminho certo, o que der para fazer vai ser feito,

atropelar o conhecimento, pode se atrapalhar seus investimentos

calma-vai-dar-tudo-certo-calma.gif.e7f8213b205ca7a3fab24769fba47870.gif

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
20 minutes ago, Carlos Ademir Dias disse:

acho que aprendo melhor fazendo.

Nada contra aprender uma coisa fazendo, mas se há a possibilidade de aprender algo pra depois aplicar, por qual motivo aprender na canelada? Creio que por este motivo você deve ter entrado na AUVP. Aprenda primeiro, coloque em prática depois.

Caso já saiba o que está fazendo, tranquilo, mas como os amigos falaram, não adianta muito olhar pra trás agora e querer apressar as coisas.

24 minutes ago, Carlos Ademir Dias disse:

Klabin, Weg e Itausa

Já estudou os ativos?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Charles Chiyuan Conte Tsang disse:

Nada contra aprender uma coisa fazendo, mas se há a possibilidade de aprender algo pra depois aplicar, por qual motivo aprender na canelada? Creio que por este motivo você deve ter entrado na AUVP. Aprenda primeiro, coloque em prática depois.

Caso já saiba o que está fazendo, tranquilo, mas como os amigos falaram, não adianta muito olhar pra trás agora e querer apressar as coisas.

Já estudou os ativos?

Estou estudando

Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Carlos Ademir Dias disse:

Estou estudando

@Carlos Ademir Dias mesmo ainda enquanto estuda, normalmente os alunos esperam até concluir o curso para realizar os aportes.

Um dos motivos para isso é evitar um eventual desequilíbrio na carteira. Vamos imaginar que você direcione uma parte do seus aportes nos ativos de renda fixa. Lá na frente, você estabelece suas metas e vê que a parte de ações já tem bastante valor. Para ir reequilibrando a sua carteira, pode se levar mais tempo e isso mexe com a ansiedade do investidor.

Pode seguir estudando os ativos conforme faz as aulas, coloca tudo na prática mesmo mas dar uma segurada nos aportes nos ativos pode ser uma boa escolha. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...