Jump to content
  • 0

Consolidando os conhecimentos sobre contrafluxo em renda fixa

Caio César Passos Viana Ponte

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

eu gosto desse pensamento do contrafluxo, literalmente protege você das flutuações pra qualquer situação

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta: Geralmente sao oferecidos titulos com alta rentabilidade ex +140% do cdi, porque o juros esta baixo.

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa: Juros subiu, começam a oferecer titulos com rentabilidade mais baixa, proximos de 100% do cdi, enquanto os prefixados seguem ali oferecendo a selic mais um pedacinho, o que torna extremamente interessante pro ciclo de baixa do juros, que vai manter a rentabilidade alta mesmo com a taxa la no chão.

- Inflação baixa com expectativa de alta: Aqui eu entendo o período da expectativa de alta, quando os preços começam a subir, no começo dessa escalação é possivel encontrar títulos IPCA+ juros interessantes por conta de poucos estarem procurando proteção contra a alta da inflação.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Gabriel Inacio Batista Martelete disse:

eu gosto desse pensamento do contrafluxo, literalmente protege você das flutuações pra qualquer situação

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta: Geralmente sao oferecidos titulos com alta rentabilidade ex +140% do cdi, porque o juros esta baixo.

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa: Juros subiu, começam a oferecer titulos com rentabilidade mais baixa, proximos de 100% do cdi, enquanto os prefixados seguem ali oferecendo a selic mais um pedacinho, o que torna extremamente interessante pro ciclo de baixa do juros, que vai manter a rentabilidade alta mesmo com a taxa la no chão.

- Inflação baixa com expectativa de alta: Aqui eu entendo o período da expectativa de alta, quando os preços começam a subir, no começo dessa escalação é possivel encontrar títulos IPCA+ juros interessantes por conta de poucos estarem procurando proteção contra a alta da inflação.

Ótima observação, obrigado por complementar! Esse exemplo de títulos oferecendo mais de 140% do CDI em cenários de juros baixos realmente torna o conceito mais tangível e prático.

Sobre o ciclo de baixa dos juros, também concordo que os prefixados acabam se destacando nesse contexto. A possibilidade de travar uma rentabilidade mais alta, especialmente no momento em que as taxas começam a cair, reforça a importância de entender o timing adequado para cada tipo de título.

Já em relação ao IPCA+, é um ponto muito interessante. Os títulos atrelados ao IPCA com boas taxas no início de um ciclo de expectativa de alta da inflação costumam ser ótimos para proteção, justamente porque, nessa fase, ainda há pouca movimentação de investidores buscando esse tipo de segurança.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

eu encaro o ipca um dos mais dificeis, porque a inflação ela vem sorrateira, e do nada explode, como vem acontecendo nos ultimos anos, a gente foi acostumando a ver o dinheiro sumindo, e derrepente começam a vir as altas mais agressivas, que é onde o pessoal começa a dar visão para esses titulos, queria ter a habilidade de prever esse tipo de movimento kkkk

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Gabriel Inacio Batista Martelete disse:

eu encaro o ipca um dos mais dificeis, porque a inflação ela vem sorrateira, e do nada explode, como vem acontecendo nos ultimos anos, a gente foi acostumando a ver o dinheiro sumindo, e derrepente começam a vir as altas mais agressivas, que é onde o pessoal começa a dar visão para esses titulos, queria ter a habilidade de prever esse tipo de movimento kkkk

Concordo totalmente com você, seria incrível ter uma bola de cristal, como sempre brinca o Raul! 😂 Mas, infelizmente, prever os movimentos do mercado com precisão está além do nosso alcance.

O que podemos fazer é focar no que está ao nosso controle: seguir o contrafluxo de forma consistente e gerenciar nossos aportes com base nessa lógica. Com o tempo, essa abordagem pode nos manter dentro da média ou até acima dela, dependendo de como ajustamos nossa estratégia.

O mais importante é preservar a disciplina e nunca esquecer que investir é um jogo de paciência e constância.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...