Jump to content
  • 0

Renda fixa X inflação

Matheus Ribeiro De Oliveira

Pergunta

Nos ultimos dias estava verificando a relação entre inflação e a rentabilidade dos titulos do tesouro e notei - não sei se essa primeira conclusão é "amadora" - que é muito difícil superar a inflação de modo relevante na renda fixa. A exceção, talvez, sejam os titulos atrelados ao IPCA. De todo modo, no ano passado realizei um aporte alto no TD pré-fixado 2031 com rentabilidade de cerca de 11,50% e, agora, com o cenario de alta na SELIC e na inflação me pergunto se este aporte fez algum sentido. O pior que no momento estou amarrado a ele por conta da marcaçao a mercado. Estou iniciando o módulo 3 ainda e nao tenho grandes conhecimentos sobre o tema. Também tenho outros investimentos em renda fixa, alguns indexados ao CDI e outros com taxa fixa. O que acham dessa relação entre renda fixa e inflação? Dá para ganhar algo relevante no longo prazo acima da inflação? No meu caso, estou pensando em reforçar a renda variável para aumentar o retorno efetivo dos investimentos (acima da inflação)

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Matheus Ribeiro De Oliveira disse:

Nos ultimos dias estava verificando a relação entre inflação e a rentabilidade dos titulos do tesouro e notei - não sei se essa primeira conclusão é "amadora" - que é muito difícil superar a inflação de modo relevante na renda fixa. A exceção, talvez, sejam os titulos atrelados ao IPCA. De todo modo, no ano passado realizei um aporte alto no TD pré-fixado 2031 com rentabilidade de cerca de 11,50% e, agora, com o cenario de alta na SELIC e na inflação me pergunto se este aporte fez algum sentido. O pior que no momento estou amarrado a ele por conta da marcaçao a mercado. Estou iniciando o módulo 3 ainda e nao tenho grandes conhecimentos sobre o tema. Também tenho outros investimentos em renda fixa, alguns indexados ao CDI e outros com taxa fixa. O que acham dessa relação entre renda fixa e inflação? Dá para ganhar algo relevante no longo prazo acima da inflação? No meu caso, estou pensando em reforçar a renda variável para aumentar o retorno efetivo dos investimentos (acima da inflação)

Boa noite, @Matheus Ribeiro De Oliveira. Para cada modalidade de investimento em renda fixa, há uma estratégia diferente. Os pré, travados com a taxa "certa" te garantem rentabilidades maiores que os indexados a inflação. Na verdade, quando um título Tesouro Prefixado 2028 está pagando 14,91% e Tesouro IPCA+ 2029 está pagando IPCA + 7,55%, significa que a expectativa do mercado é que a junção da inflação com o 7,55% se aproxime da rentabilidade do Tesouro Prefixado. No cenário atual, se você precificar a média do IPCA em 5,5% (acima da média), então o teremos Tesouro IPCA+ 2029 rendendo 5,5% (IPCA) + 7,55 = 13,05%, ou seja, dentro dessa expectativa, o título Tesouro Prefixado 2028 teria uma rentabilidade melhor. Há CDBs pagando 17% a 18%, taxas muito interessantes, dentro de todos os cenários de comportamento de mercado que não saia muito do que já é e tem sido o brasil nós últimos anos. 

7 horas atrás, Matheus Ribeiro De Oliveira disse:

não sei se essa primeira conclusão é "amadora"

Quando você concluir o módulo de renda fixa e compreender sobre contrafluxo e sobre diversificação em renda fixa, compreendendo as extratégias, você vai modificar um pouco o seu primeiro entendimento. Títulos prefixados são ótimas oportunidade de crescer o patrimônio em momentos como agora, com taxas historicamente interessantes.

no ano passado realizei um aporte alto no TD pré-fixado 2031 com rentabilidade de cerca de 11,50%

Acho que, talvez, como você está perdendo para marcação a mercado, sua análise ficou enviezada. No entando, o que aconteceu, na verdade, foi que você pegou um título Préfixado quando não era o melhor momento para ele. Dessa forma, como o governo teve um comportamento fiscal de irresponsabilidade, gastando mais que o que deveria e não fazendo os ajustes que deveria, a inflação subiu acima que o anteriormente projetado pelo mercado, o que fez com que o BANCO CENTRAL, através do COPOM, tivesse que iniciar uma janela de subida da selic e, consequentemente, de títulos prefixados. Quando o mercado está precificando uma selic baixa e todo mundo está correndo para os pré, devemos começar a olhar com carinhos pós-fixados.  

O pior que no momento estou amarrado a ele por conta da marcaçao a mercado.

Tem que fazer o cálculo para compreender se compensa sair e aproveitar oportunidades melhores em renda fixa.

Estou iniciando o módulo 3 ainda e nao tenho grandes conhecimentos sobre o tema.

Quando terminar o módulo o Raul vai ter te ajudado a compreender quais os momentos de cada título e de cada indexador.

O que acham dessa relação entre renda fixa e inflação?

Como coloquei, a relação entre renda fixa e inflação está precificada em cada investimento, mas, a entrada e saída de cada investimento depende de conhecimento. O brasil é o pais do rentismo e por diversas janelas de tempo o IBOV não consegue performar melhor que a selic. Além disso, o IBOV, por vezes, sobre para bater o IPCA também.

Dá para ganhar algo relevante no longo prazo acima da inflação?

No brasil, históricamente, para quem sabia o que estava fazendo e tinha dinheiro para ser rentista, já deu e deve continuar dando para performar maravilhosamente bem em renda fixa, inclusive, melhor que renda variável en duversas janelas de tempo. Mas, como a nossa carteria é composta por equilíbrio, então ganhamos em todos os cenários, porque temos paciência e somos investidores de longo prazo. 

No meu caso, estou pensando em reforçar a renda variável para aumentar o retorno efetivo dos investimentos (acima da inflação)

A renda variável, como o nome já diz, varia, então não há nem uma garantia de ganhos acima da inflação. Na verdade, se você não souber o que está fazendo, além de perder para inflação você pode perder o valor inicial aportado nos seus investimentos. 

Logo, o que eu diria é que tenha paciência e não se prenda ao charme da renda variável, porque você pode estar deixando muito dinheiro na mesa. Só o equilibrio vai garantir que sua carteira esteja ganhando na maioria dos cenários. Uma carteria com predominância em renda variável tem que ser para um investidor com apetite ao risco, ou é uma carteira que pode gerar muitas perdas, porque ela carrega com si uma volatilidade tremenda.

Observa os gráficos abaixo, em uma janela de 5 anos o IBOV perde para o IPCA, estando a frende em uma janela de 10 anos, mas, você nunca terá como saber qual janela você entrará, por isso a importância da diversificação.

ipca.png.3145728110904890e39d71efdd43deac.png

Tabela de média do IPCA desde 2012ibov-5anos.png.b3d7f4a7afafd0ced4ce1784c7b07781.pngibov10ano.png.2aafe107211b68f028a78e7d23fc846e.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...