Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Boa tarde colegas, vou iniciar minha faculdade agora no final do ano. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre como é a faculdade hoje no Brasil. Vocês são formados?seguem na área em que cursaram? Fariam de novo se precisassem? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Madalena Borges Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Oi Gabriel, sou Formada em Psicologia, pós graduada em Marketing, com especialização em Terapia familiar e de casais, especialização em sexualidade humana e analista psicodramática, como pode ver não paro de estudar, essa é uma boa opção para mim, porque gosto de estudar e amo o que faço, além disso posso dizer que tenho obtido sucesso. Desejo que faça a melhor escolha para você. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Estou formada há 9 anos, fiz minha faculdade no Brasil, curso de Direito. Fiz duas pós na área jurídica voltada para o Direito Público. Acredito que o ensino superior no Brasil deixa a desejar, mas não tenho conhecimento para explicar exatamente os pontos que a parte pedagógica peca. Se observar rankings das universidades brasileiras verá que nosso País está um pouco a desejar. Sobre atuação: Embora eu tenha uma função de ensino médio, acumulo um cargo que exija Ensino Superior.. então acabo atuando na minha área de formação. Eu super faria de novo um curso de ensino superior. Acho que abre muito nossa mente. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruna Lenart Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Olá Gabril. Sou recém formada em ciências contábeis, e atuo na área desde o primeiro período da faculdade. Faria novamente com certeza! Não foi a realização de um sonho, mas abriu muitas portas e minha mente também. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 4 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Madalena, vejo a faculdade como a melhor opção, não vejo nada melhor para o meu momento. Acho que estou fazendo a decisão correta, ainda mais se tratando de uma faculdade Federal, com diversas oportunidades. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pricyla Stephani Chwist Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Oi Gabriel, sou formada em engenharia mecânica e cursando pós-graduação em engenharia de negócios. O que posso te dizer é que a graduação no Brasil, pela minha experiência, é muito teórica e pouco prática! O mercado de trabalho é bem diferente do que nos é apresentado em teoria. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 4 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Essa é meu problema Pricyla, acho que pra ter uma boa graduação é fundamental ter a parte prática, e isso só é conquistado com o estágio. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pricyla Stephani Chwist Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Eu fiz estágio por um ano e meio, no fim do curso, e realmente faz muita diferença, até mesmo para decidir se realmente é o que pensava sobre o curso na vida real, pois muitas vezes é um contraste gigantesco! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Miguel Tolentino Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Não existe fórmula mágica para o sucesso. Faculdade não é garantia nem pré-requisito para obtê-lo. Ainda assim, enxergo a experiência da faculdade como uma oportunidade muito proveitosa para adquirir conhecimento técnico, abrir novas portas, criar conexões, etc. Como a Pricyla disse, por muitas vezes falta mais da parte prática; por isso é importante não se limitar aos conteúdos expostos dentro da sala de aula, mas se envolver em iniciativas extra curriculares, como estágio, empresa júnior, iniciação científica, entre outras. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Sou formado há 8 anos, em Licenciatura em Matemática. Fiz cinco pós e um mestrado na área de educação. O Ensino Superior no Brasil de maneira geral é bom. O problema em alguns casos é o descaso dos governantes e a falta de recursos. S e é uma área que você se identifica, vá em frente. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Concordo com a Pricyla. Quando você faz uma atividade dentro da sua área é muito mais proveitoso. A prática traz dúvidas que a teoria não alcança de certa forma, porque na aula é só uma explicação básica, né? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Pedro Fornereto Soldan Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Vou me formar agora no fim de 2020, mas escolhi o curso (engenharia mecatrônica) sem ter certezas daquilo que queria e acabei não tomando gosto pela coisa. Pretendo fazer outro curso superior após esse para poder entrar em um mercado que goste mais. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 4 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 O importante é aumentar as opções e, assim, realmente fazer o que gosta. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 4 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 4 de Outuro de 2020 Isso aí. Eu fiz dois cursos técnicos em áreas totalmente diferentes (Mineração e Elétrica). Fui fazer faculdade de Matemática e me encontrei. Isso que é importante. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Juliana Pfeil Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Isso é bem pessoal, Gabriel!Antigamente não havia muitas alternativas além da faculdade porque era lá que estava o conhecimento de quase tudo. Hoje em dia o conhecimento está pulverizado, mas nem sempre é simples de se encontrar a fonte mais adequada.Depende do que você quer da vida. Existem profissões que só podem ser exercidas com a faculdade e se seu objetivo é uma destas profissões, não tem como fugir. Haverá momentos difíceis, mas se este for seu objetivo, vale a pena investir seu tempo.Claro, como os outros colegas falaram, não é apenas pelo conhecimento. É uma experiência de vida, com tudo que ela trás. E às vezes a gente só descobre estando lá.Se pergunte onde você quer estar daqui uns anos, pode ajudar.Abraço Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 5 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Obrigado pelo conselho Juliana, a melhor forma de saber se é isso que agregará na minha vida é testando. Depois de uma bela experiência saberei se seria bom ou ruim para mim ?? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Juliana Pfeil Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Isso aih, Gabriel! E acho que, como qualquer investimento (nesse caso esforço, tempo) depende do teu objetivo :) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Pedro Fornereto Soldan Postado 9 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 9 de Outuro de 2020 Educação sempre tem que ser visto como investimento, única coisa que ninguém te tira e não perde valor. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Lopes Varanda Postado 29 de Abril de 2022 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2022 Você sai da faculdade despreparado para o mercado mas tem um diploma que lhe permite atuar legalmente na área. Se for uma profissão com conselho regional e/ou bem fiscalizada não tem opção, tem que fazer a faculdade, já para área de Sistemas de Informação, tem muita gente se dando bem sem a faculdade mas com cursos especializados. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts