Jump to content

Sonho e Objetivo

Recommended Posts

Boa noite Pessoal.

Meu nome é Nilton, tenho 43 anos e sou casado a 10 anos. Tenho 2 filhos um de 3 anos e outro de 1 anos.
Trabalho em uma empresa de dispositivos médicos e atualmente sou Gerente da Engenharia.
Minha remuneração liquida gira em torno de 10K e estou em busca do conhecimento para conquistar minha Liberadade Financeira.
Não acho que meu sonho é algo muito distante, não tenho grandes ambições, mas o tempo não esta muito a meu favor kkkk

Objetivo = Liberadade Financeira

•  Uma casa de uns 700k
  •  Um carro de uns 130k
  •  Duas viagens por Ano de uns 15k
  •  Uma renda mensal de 15k a 20k 

Hoje eu tenho uma casa própria de aproximadamente 300k, um apartamento de aproximadamente 280k e um terreno em um condominio de aproximadamente 100K.
Minha intensão é vender o apartamento e o terreno para investir, mas farei isso assim que tiver o conhecimento necessário para tal.
Meus custos fixo hoje giram em torno de R$ 5.000,00 sendo assim minha reserva de emergência esta montada em R$ 35.000,00 (já construida).

•  30k tesouro selic (precisa ser remanejado)
  •  5k poupança bancão

Essa divisão faz sentido?

Fora minha reserva de emergência tenho 9k já investido e mais 6k para investir, no entendo é muito provável que eu precise mudar esses investimentos conforme vou aprimorando meus conhecimentos.

Minha meta é chegar no meu primeiro milhão em até 10 anos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

Ola Nilton, boa noite,

Também sou da turma 41 vou dar minha opnião, acredito que os mestres daqui podem lhe esclarecer bem melhor do que eu..
A reserva é um dinheiro que deixo no bancão mesmo (fica em poupança só não ficar totalmente parado), estou seguindo a regra dele ser facil se sacar em qualquer emergencia, mas isso vai de cada um.
Vender o apartamento e o terreno:
Aqui é onde entra o grande pulo do gato. Se esses imóveis não te geram renda e estão só parados, pode sim fazer sentido vender para colocar esse dinheiro em ativos que te pagam todo mês.
Se vender pelo valor que estima (~R$ 380K), você poderia transformar isso em ativos que pagam renda passiva por exemplo:
Se colocar R$ 380K em FIIs que pagam 0,8% ao mês, teria uma renda de R$ 3.000,00/mês. Teria que analisar os FII´s da forma que foi explicado nas aulas modulo 4 e aula 16... nada de loucura de escolher sem o cerrado. Pode aproveitar o lista enviada hoje se tiver terminado o modulo 4.
Se investir em ações de dividendos, esse valor tende a crescer com o tempo. Mesma forma dos FII´s analisar as ações e indentificar as ações que passam nos criterios de acordo com as aulas do modulo 4 e aula 06 (analisando ações).
Como sabemos que a venda de imoveis demora, vc pode enquanto ainda não vendeu ter um plano bem definido de onde vai colocar esse dinheiro
Sobre os investimentos sobre o que você tem de R$ 9K investidos + R$ 6K para investir, eu montaria a carteira de acordo com sua analise, por exemplo:
a minha contem ações Nacionais , FII´s , Renda Fixa (CDB, LCI e LCA) e crypto (uma pequena parte) ja com a analise feitas sobre as ações, etc...
Espero ter ajudado...

Abraços !

• Brabo 3
Link para compartilhar

Bom dia @Anderson Dos Santos. Tudo bem?

Obrigado pela sua opinião, é muito bom ouvir pessoas que assim como eu busca uma evolução na vida financeira.

Você está mais adiantado que eu pois ainda estou no modulo 3, mas acredito que essa semana eu já co siga iniciar o módulo 4.

Hoje meu apartamento gera uma pequena renda de pouco mais de 1k, meu terreno pelo contrário eu pago o condomínio no valor de 300 reais por mês estou com receio de desfazer dele agora pois o condomínio vem se valorizando muito e acredito que não seja o momento de vender, mas ainda não tenho certeza.

Quanto a reserva de emergência, eu pensei em apenas 5k na poupança do bancão porque meu custo de vida gira em torno disso e acho pouco provável ter uma emergência que não possa ser resolvido em 2 ou 3 dias que seria o tempo para um resgate no tesouro.

Ja nos investimentos, hoje possuo apenas alguns fII's e ações nacionais. Parte da minha reserva estava em CDB com liquides diária que já estou mudando essa realidade, mas fora isso não tenho investimento em renda fixa.

Preciso evoluir mais para conseguir montar minha carteira de maneira mais racional.

Mas enfim agradeço imensamente pela ajuda.

Grande abraço 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...