Jump to content
  • 0

Como vender uma empresa?

Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite pessoal! 

A situação é a seguinte:

Minha esposa tem uma empresa bem consolidada no mercado (é uma franquia). Marca muito conhecida, vende bem e tem um lucro considerável. Os pontos físicos são maduros, clientes estabelecidos.

Acontece que depois da vinda do nosso filho, ela tem estado MUITO cansada (são 3 unidades aqui na cidade, ela é a sócia-administradora) e pretende vender a operação. Existem outras motivações também: concorrência chegando, aumento de impostos, inércia da franqueadora e uma previsão de redução das margens. Optamos pela venda enquanto ainda estamos bem. Não que isso seja um ENORME problema, já que, como eu disse, a marca já é consolidada. Mas ela realmente não quer mais lidar com a administração. Numa conversa, optamos por vender tudo.

Já oferecemos para os sócios, talvez eles queiram comprar a nossa parte. Ainda não deram a resposta.

Aí que entra minha dúvida: caso declinem, como posso vender nossa parte? Não posso simplesmente sair divulgando nas redes sociais que queremos vender a empresa X. Além de oferecer para pessoas próximas, alguém pode me dar uma luz sobre qual caminho posso tomar para concretizar essa venda? Existem empresas especializadas nisso?

Obrigado!

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Bom dia Anônimo tudo bem??

Estou fazendo um curso exatamente sobre esse assunto, acho que consigo te ajudar.

A primeira coisa que você tem que fazer é ler o contrato social da empresa, pois você tem que verificar as regras que estipularam na criação da empresa.

Vou te passar as regras gerais (se não estiver descrito diferente em seu contrato, vale o que está na lei), segue:

Um sócio nunca pode ser excluído de uma sociedade, exceto por falta grave. Entretanto, um sócio pode escolher sair a qualquer momento, é só formalmente informar que não quer mais fazer parte do quadro societário da empresa e em 60 dias solicitar ao cartório fazer a alteração contratual.

Em relação ao recebimento da tua parte, o contador faz o levantamento do patrimônio da empresa e você recebe a sua parte. 

Um ponto importante, você pode vender a sua parte para terceiros, mas a sociedade não é obrigada a aceitar este terceiro, ou seja, ela pode anular a sua venda.

O que te oriento é, ler seu contrato social, avaliar quanto seria a sua parte caso você queira sair, e fazer uma proposta de um valor maior aos seus sócios. Lembrando que, não custa tentar melhorar a proposta, pois o valor em relação ao patrimônio já é garantido.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...