Jump to content
  • 0

Escolha de carreira. Qual rumo tomar?

Convidado Anônimo

Pergunta

Bom, então vamos lá??

Tenho 22 anos, estou cursando medicina e preciso escolher a especialidade, afinal, já estou na metade final do curso. Gostaria de uma especialidade que daria para conciliar com a fazenda da minha família, fui criado lá, aprendi a trabalhar (fiz e faço até hoje nas minhas férias e finais de semana tudo quanto é serviço de roça) e meu grande sonho é, um dia, continuar o serviço que meu pai vem fazendo. A propriedade que meu pai toca é de 600 alqueires e a que o meu avô toca é de 1.500 alqueires (ambas com pecuária).

Entrei na medicina por vontade do meu pai, que sempre cobrou que eu desse conta da minha própria vida e não dependesse do negócio familiar - dizia que a fazenda não dava conta de absorver outra família vivendo de lá. E, apesar de medicina não ser um grande sonho, venho fazendo a faculdade muito bem feita (as consequências de levar esse curso com a barriga são muito altas).

Hoje estou em dúvida se faço residência em ortopedia ou anestesiologia. A ortopedia é, de longe, a especialidade que mais me agrada e que eu faria com mais bom grado; entretanto, tem uma remuneração média menor na minha região e uma rotina bem mais puxada (mais difícil de, no futuro, conciliar com a fazenda). A anestesio, por outro lado, não me brilha os olhos e não faz muito o meu perfil, mas tem uma ótima aceitação de mercado - com boa remuneração desde o início - e uma rotina que me parece mais conciliável com um outro negócio.

Analisando friamente, anestesiologia parece fazer mais sentido; afinal, o plano inicial é me situar no mercado médico, tocar minha vida com o dinheiro da medicina e ir entrando na fazenda aos poucos. Mas não sei se escolher uma especialidade que faço com bom grado (ortopedia) seria o mais adequado.

Aceito dicas, opiniões e sugestões. Abraço!

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia meu caro, 

Acho que foi sorte ter visto seu post aqui nos primeiros tópicos da comunidade e me senti a vontade para comentar. 

Hoje tenho 33 anos, sou médico formado em universidade pública desde 2017. Me formei relativamente jovem com 26 anos e tinha muita angústia em relação a escolha da especialidade. O que mudou minha cabeça foi um estágio que fiz em 2015 fora do país e me fez escolher neurologia e depois neurofisiologia clínica. 

Após a formação em medicina, foram mais 3 anos de residencia e 2 anos de fellow e vou lhe confessar uma coisa: Hoje é impossível conseguir algo que seja realmente impactante para a vida dos pacientes sem pelo menos 5-8 anos de especialização. A não ser que voce queira tapar sol com a peneira dando plantões ou ser um médico vendendor de soroterapia/produtos de beleza. 

O que deve definir a escolha da sua especialidade é o quanto você se identifica na rotina dos medicos que já estão inseridos no mercado de trabalho. Faça estágios em todas as areas possiveis, converse com colegas, mostre interesse, corra atrás de algo fora do país. Tudo isso vai fazendo você tomar gosto pelo processo. 

Minha opinião sobre as epecialidades que você citou

1) Ortopedia: 3 anos de formação cirurgica BÁSICA. 2 anos de sub na parte do corpo que você acha que seja mais habilidoso: Joelho, quadril, mão, coluna... Daí tu vai entrar numa equipe e dar muito plantão e sobre-aviso até chefear uma equipe. No interior talvez o caminho seja mais fácil mas por outro lado você tem menos apoio tecnológico e cirurgico.

2) Anestesio: Melhor especialidade para alavancar rápido. Ja no primeiro ano de residencia voce terá confiança para dar plantoes em UTI/Salas vermelhas e ganhar um pouco mais. Depois de formado, terá que pagar uma taxa para entrar em uma cooperativa mas depois que entra trabalho garantido. Ganha-se bem mas num platô dificil de sair. Ganhos maiores vem associados a especializacao em dor ou trabalhar com medicos em clinicas particulares (Psiquiatras, dermatos, oftalmos). 

Concluindo: Se você realmente gosta de ser médico, faça residencia, especialize e garanta seu sucesso profissional. Se gosta do status de medico  forme e logo vá para o negocio de familia em vez de gastar seu tempo e saude com uma residencia. Se gosta de dinheiro acima de tudo, ja faça cursos de trafego, programacao, vendas e depois de formado vá para o bussiness. 

Abraços e boa sorte!

Link para compartilhar

• 0

Faça por amor!!! Trabalhar em uma área que não agrada deve ser muito difícil, principalmente se, por acaso, acontecer de não ser tão bem remunerado quanto gostaria.

Sou dentista e trabalho na área que escolhi por amor mesmo, conheço muitos médicos que são Intencivistas por amor, mas que sempre reclamam das jornadas, mas não do salário. Tenho um amigo Cardiologista, que montou um laboratório e faz apenas os exames cardiológicos e trabalha de 2ª a 5ª das 9 as 17h. Ganha muito e tem carga horária "leve".

Conselho.... vai de Geriatria, expectativa de vida cada vez maior!!! kkkk

Agora falando sério ..... vai no amor.

Mas se o amor for a pecuária mesmo ai são ANOTHER FIVE HUNDRED. Compra boi com o salário de médico da especialidade que te fará ganhar dinheiro mais rápido, pois vai deixar a medicina de lado logo após conquistar seus alqueires e seus boizinhos!!

Link para compartilhar

• Criar novo...