Jump to content
  • 0

CDB x IPCA

Lucas Da Silva Lopes

Pergunta

Fala turma, já conclui o módulo 3 e me veio uma duvida.

Estou juntando um dinheiro pra comprar um carro (moro no interior e aqui não tem aplicativos de corrida, logo para dias chuvosos ou translado para cidades vizinhas é necessário), porém com a taxa de juros hoje não é viável o financiamento, como não é uma necessidade urgente (atualmente consigo me virar e trabalho Home-office) preferi escolher juntar e colocar o dinheiro em renda fixa (caixinha do nubank CDB 100% CDI), porém pelo que entendi da aula um investimento em IPCA+ (principalmente nos patamares atuais quase 8% de alem da inflação) seria mais viável. Estou correto na minha conclusão?

Se não, qual seria a forma mais correta de acumular patrimonio com esta finalidade

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
18 horas atrás, Alikaelli Porciuncula disse:

Boa noite, @Lucas Da Silva Lopes.

Acrescentando ao que @Filipe Silveira Albieri colocou...

O dinheiro de metas não deve ser colocado em títulos IPCA+, a menos que o título tenha vencimento na data que você pretende comprar o bem, mas, sempre que tiver uma data exata, é preferível colocar em um prefixado, porque você estará contratando uma rentabilidade que você já sabe qual será. O IPCA+ se aplicará em cenários que houver muita incerteza quanto a inflação, tirando esse cenário, sempre preferível os títulos prefixados. Isso porque em renda fixa privada você não consegue resgatar o investimento antes do prazo sem perder, e, em títulos públicos (tesouro direto), você sofrerá com a marcação a mercado que pode ser positiva ou negativa.

Só o que eu daria como sugestão para você é guardar seu dinheiro em um banco tradicional e, de preferência, que tenha uma agência perto de você, ou no tesouro selic.

Você sempre deve diferenciar o dinheiro que você está aportando do dinheiro que você está guardando para uma meta, acho que foi nesse ponto que você confundiu um pouco a explicação do @Raul. Apesar de você está certo na sua conclusão sobre ser uma ótima oportunidade títulos pagando IPAC+ 8 ou mais, você acabou tendo um equivoco na hora de compreender para que contexto esse investimento faz sentido. Ao longo do curso esse é um ponto muito importante, porque o para quê e quando vai ser usado o dinheiro faz muita diferença na hora de alocar. 

Seu aporte de construção de patrimônio tem um caminho diferente do seu dinheiro de metas de médio/ curto prazo. Sei que fui um pouco prolixa, mas acho que deu para entender (hahaha).

Valeu mano, me confundi nesse ponto de misturar metas com investimentos, quanto a reserva de emergencia esta 50/50 bancão e tesouro Selic

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Filipe Silveira Albieri disse:

Faaaala, Lucas, beleza?

Como você ainda não terminou o curso, o ideal é deixar os investimentos para depois de concluir. Se tiver um dinheiro disponível e não souber onde aplicar, o Tesouro Selic é mais indicado, pois tem liquidez diária e não sofre marcação a mercado de forma relevante, no seu caso, a caixinha com liquidez diária também funcionaria bem, só é menos segura.

Agora, respondendo à sua dúvida:

Se você tem uma data certa para comprar o carro, um Tesouro Prefixado com vencimento próximo pode ser interessante, pois você já sabe a rentabilidade desde o início.

Se não tem uma previsão exata, produtos com liquidez diária, como o CDB 100% do CDI ou o próprio Tesouro Selic, podem ser opções melhores, pois garantem flexibilidade de sacar quando precisar.

O Tesouro IPCA+ realmente está com boas taxas, como você falou, pensando em contra-fluxo, porém, ele não é tão indicado para metas a médio prazo pois tem os prazos mais esticados e volatilidade caso precise vender antes do vencimento

Valeu mano, vou focar em terminar o curso e o dinheiro que iria aportar até la vai ficar como reserva de oportunidade, pra aportar após concluir o curso

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...