Jump to content

Recommended Posts

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Gabriel Alonso Bordini Essa questão depende do modo como você entende as coisas.... Para muitas pessoas o cartão de crédito é um dinheiro que você não tem, para comprar uma coisa que você não precisa. Isso vai gerando a famosa bola de neve, pois os juros compostos do rotativo do cartão de crédito tem um poder de fudencia enorme na vida de uma pessoa desorganizada financeiramente, pois não pagando o valor total da fatura ou até mesmo o mínimo, em poucos meses o valor se torna impagável. Para essas pessoas, o ideal é que se organizem financeiramente e utilizem o débito após equilibrar as contas, pois se não conseguirem mudar sua cultura de gastos em pouco tempo retornam para o caos financeiro.
Mas para pessoas que tem as contas equilibradas e gastam menos que sua receita mensal, o cartão de crédito pode se tornar um aliado, pois há vários programas de benefício que podem gerar até mesmo uma renda extra. Não sei se o Raul vai abordar essa questão mais pra frente no curso, mas existe muito conteúdo gratuito na internet ai pra turma que tem interesse neste assunto.
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixo o dinheiro rendendo na liquidez diária e gasto tudo no crédito. o meu cartão me dá 1,5\% de cashback. Pago a fatura, pego o que rendeu e o que sobrou e junto com com o cashback e faço um aporte extra. E ainda gero movimentação que me rendeu um cartão black, que dá sala vip ilimitada, entre outras vantagens. Tem que analisar bem, deixar o dinheiro parado para usar no debito para mim não faz sentido, mas para outros pode fazer.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu uso apenas cartão de crédito, mas é necessário tomar muito cuidado com as compras parceladas. Na teoria, se você não ganhar desconto a vista, é sempre melhor comprar parcelado já que o dinheiro poderia ficar investido rendendo enquanto se paga as parcelas. No entanto, é muito fácil isso acabar se tornando 'compras adicionais' pois você tem um espaço maior no crédito daquele mês que comprou parcelado. O problema ocorre quando você faz várias compras parceladas (para as quais você não tinha o valor) - na prática você está comprometendo gastos futuros, o que pode te colocar em problemas. Eu estou agora tentando praticar a 'realidade' dessa máxima: só compro parcelado se eu tiver o dinheiro para pagar a vista e investir esse dinheiro em algo com liquidez, e usar esse dinheiro para pagar as parcelas. Assim, você não aumenta seu comprometimento mensal pois o 'gasto' já foi realizado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Normalmente as compras a débito permitem melhor controle, porém, pontuam menos e conferem menor cashback. Já as compras a crédito, regra geral, pontuam melhor e tem percentuais de cashback mais elevados, ainda permitindo que o dinheiro que seria gasto com os débitos rendam por alguns dias, até o pagamento da fatura do cartão. A ressalva dos gastos a crédito é sempre manter o controle, para não prejudicar o planejamento financeiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Também concentro quase 100\% dos meus gastos no cartão de crédito, no entanto faço por ser prático e concentrar as contas em uma única data de vencimento. Mais gostaria de saber mais sobre esses programas de milhas, se alguém puder me informar como que se faz e quais as melhores ficarei muito agradecido.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi, recentemente usava o cartão de crédito do nubank mas passei a usar outro que me desse algum retorno, então tirei todos meus investimentos da nuinvest e mandei para a XP que tem um cartão de crédito black com investback. Está sendo uma boa experiência pois posso fazer compras da família e até de pessoas que pagam suas contas direitinho, então dessa forma consigo ganhar dinheiro extra usando o cartão, pois tem lojas parceiras que você consegue até 15\% de investback. Por exemplo, tirei um celular na americanas da própria loja da XP, para uma pessoa que não tem cartão de crédito, no meu cartão, consegui 2° em cima dessa compra que não é minha. Essa pessoa está pagando as parcelas para mim, sendo que 2\% do valor que ela está pagando veio pra mim. Está sendo uma boa estratégia. O limite do cartão aumenta conforme você vai aumentando o investimento na corretora XP.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...