Franklin Lucas Rocha E Lima Postado 4 de Junho de 2022 Compartilhar Postado 4 de Junho de 2022 Fala pessoal, queria compartilhar alguns ensinamentos do livro "Sem esforço", do Greg McKeown, que ampliam a lição da não reclamação que o Raul tanto nos instiga a aplicar. O livro começa mostrando que sair do modo reclamação é sair do estado de escassez e entrar no estado de abundância, focando no que você tem e não no que lhe falta. Depois, o livro demonstra como a reclamação é a consequência de uma emoção negativa - a frustração - e o grande problema é você se deixar dominar por emoções negativas. O mesmo vale pra qualquer emoção negativa. O livro faz uma analogia muito interessante entre emoções negativas e funcionários. Ele provoca o seguinte pensamento - quando você experimentar uma emoção negativa, pergunte-se: 1) Para qual função essa emoção foi contratada? Essa pergunta é pra te instigar a pensar na utilidade daquela emoção para a situação atual, vou falar mais sobre isso adiante. 2) Esta emoção está desempenhando bem na função contratada? Essa pergunta serve pra pensar em uma verdadeira avaliação de desempenho da emoção - talvez ela até pareça servir para a situação atual, mas não esteja performando bem. Essas duas perguntas costumam ajudar muito a se desconectar das emoções negativas, mas as emoções negativas por si só não são um problema e não devem ser suprimidas. Todas as emoções são informações. Elas são reações automáticas do nosso corpo a estímulos do ambiente. Elas são interpretações limitadas da realidade, altamente influenciadas por nossa história de vida, nossa cultura e até nosso estado fisiológico (fome, sono, sede, estresse etc.) Então, sempre que surgir uma emoção negativa, eu me pergunto: 1) O que essa emoção está tentando me dizer? Posso combinar a mensagem dela com quais informações ao meu redor? 2) Continuar com essa emoção me ajuda a resolver a situação atual? Pense nas duas perguntas anteriores. Essa lógica amplia a utilidade da não reclamação para praticamente qualquer emoção negativa. Mas tem um detalhe: você só consegue se desconectar das emoções se conseguir treinar isso. E o treino é a coisa mais simples do mundo (e uma das mais desafiadoras): meditação. Ficar parado observando seus pensamentos. Sair de dentro deles, percebê-los, conseguir descrevê-los e se desconectar deles à medida que surgem. Daí vale se reconectar ao primeiro desafio do curso: parar e respirar. Faz sentido? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Kellyn Christian Da Silva Lima Postado 4 de Junho de 2022 Compartilhar Postado 4 de Junho de 2022 Faz total sentido. Obrigada por compartilhar. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Nayara Pacce Postado 5 de Junho de 2022 Compartilhar Postado 5 de Junho de 2022 Franklin, dicas de livros são sempre boas! Este eu não conheço, mas fiquei interessada. Muito obrigada! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edson Corrêa Postado 5 de Junho de 2022 Compartilhar Postado 5 de Junho de 2022 Opa legal... Mas precisa de tudo isso pra entender ... não é mais simples perceber que reclamou ... e nao reclamar mais ??? Rss Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts